FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, será palco do projeto Memória, Arquivo e Autoestima no Circuito de Dança de Santa Catarina neste sábado, 30 de abril. A proposta faz parte do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea e consiste em quatro mesas-redondas denominadas Diálogos, abertas e inclusivas, presenciais e transmitidas ao vivo no YouTube com a participação de duas intérpretes de Libras.

A iniciativa envolve oito convidados, quatro temas, duas intérpretes de Libras e duas mediadoras. Cada uma das mesas contará com dois profissionais. Em quatro eixos, a intenção é debater sobre a importância da memória individual e coletiva, a gestão e o acesso de dados privados, o valor dos arquivos pessoais e a construção da inclusão de público com deficiência. Os temas “Diálogo com a Mídia e a Produção” reúnem as jornalistas Néri Pedroso e Paula Albuquerque, “Acessibilidade nas Artes” juntam Lilian Vilela e Thiago Rossi, “Arqueologia Digital: Do Passado ao Futuro” aproximam Fernando Boppré e Marco Martins e, por fim, “Mapeamentos: Memória, Arquivo e Autoestima” unem os relatos de Sandra Meyer e Luiz Moukarzel na implantação das plataformas Midiateca de Dança, em 2019, e Mapa Cultural, em 2020.

As abordagens abarcam aspectos da memória, os acervos, os arquivos, dados e materiais biográficos, cuja organização e visibilidade ampliam a consciência coletiva, noções de pertencimento, representatividade e podem ajudar a elevar a autoconfiança dos trabalhadores da cultura. As ferramentas de gestão pública e privada que apostam em mapeamentos estimulam sentimentos identitários. O Mapa Cultural, projeto do governo do Estado e a Midiateca da Dança, iniciativa de caráter privado, condensam informações do universo da arte e da dança de Santa Catarina, asseguram reconhecimentos, legitimam trajetórias e incentivam pesquisas e conhecimento que impactam na autoestima de quem produz e atua no setor artístico.

Atenção: Devido à realização do evento, não haverá visitas ao espaço expositivo do MHSC neste sábado.


Abordagens

Mesa 1, 10h30: Diálogo “Mídia e a Produção”
Néri Pedroso e Paula Albuquerque
Mediação: Marta Cesar

Mesa 2, 14h: Acessibilidade nas Artes
Lilian Vilela e Thiago Rossi
Mediação: Marta Cesar

Mesa 3, 15h30: Arqueologia Digital: Do Passado ao Futuro
Fernando Boppré e Marco Martins
Mediação: Néri Pedroso

Mesa 4, 17h: Mapeamentos: Memória, Arquivo e Autoestima
Convidados: Luiz Ekke Moukarzel e Sandra Meyer
Mediação: Néri Pedroso

Serviço:

O quê: Projeto Memória, Arquivo e Autoestima no Circuito de Dança de Santa Catarina
Quando: 30/04/2022
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de novembro, 227, centro, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito
Capacidade máxima: 60 pessoas
Classificação etária: livre
Atenção: é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação. Recomendamos o uso de máscara. Chegue cedo, o espaço tem limitação de público.