FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Que tal trazer Anita e Garibaldi para a vida no Século XXI? Essa é a proposta da nova atividade interativa proposta pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina que mistura moda e história. O objetivo é recriar os modelos usados pela heroína de dois mundos nas obras abaixo, com novas cores, texturas e ambientação.

anita guttmann

Obra de Guttmann Bicho (1919)

::  Confira esta obra em versão desenho

anita dakir

Obra de Dakir Parreiras (1921)

:: Confira esta obra em versão desenho

Anita Garibaldi viveu no século XIX, nesta época as mulheres gostariam de deixar de usar espartilhos, saiotes e saltos, mas essa liberdade só chegou no final do século. Analisando a vida de Anita Garibaldi e nos quadros acima podemos dizer que ela usou em sua vida roupas da elite e da plebe em seus 27 anos de vida. A versão de Anita Garibaldi do artista carioca Guttmann Bicho, de 1919, a coloca como uma Dama da Sociedade com um vestido majestoso, com espartilho e saia armada. Na obra pintada por Dakir Parreiras, em 1921, já temos uma Anita Garibaldi, com vestimentas simples, liberta do espartilho e com saia curta, numa pose despojada com seu grande Amor Garibaldi.

Para participar da atividade, basta enviar o trabalho, na horizontal (paisagem) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cada participante deve enviar apenas uma imagem. As fotos serão publicadas na página do MHSC no Facebook.