FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Chegou dezembro e com ele o Natal, época de montar o tradicional presépio que relembra o nascimento de Jesus. Durante todo o mês, o Museu Histórico de Santa Catarina apresenta a exposição virtual Presépios, com curadoria do artista presepista Jone César de Araújo, em sua página no Facebook.

O público poderá conferir oito presépios de artistas catarinenses, que se expressam na arte com variadas técnicas para retratar a mesma temática: a celebração do nascimento do Menino Jesus. Participam da exposição os artistas Jone Cezar de Araújo (Florianópolis), Valdo Santeiro (Tubarão - In memoriam), Selma Silveira (Garopaba), Mariana Thaler (Treze Tílias), Martinha Medeiros (São José), Adelina Medeiros (Palhoça), Doralice Horn (Mafra) e o casal Paulo e Osmarina Villalva (Florianópolis).

Origem do presépio*

O presépio é uma pequena construção, feita de madeira, barro, louça ou outros materiais, para representar o momento do nascimento de Jesus, num estábulo localizado na cidade de Belém. Normalmente, é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, os animais que estavam no estábulo, como a vaca e o carneiro, e o jegue que transportou o casal até o local.

A origem dos presépios se deu em 1223, através de uma pregação feita por São Francisco de Assis, que criou uma forma teatral para mostrar às pessoas como teria acontecido o nascimento de Jesus. Com autorização do papa da época, construiu um cenário vivo, impressionando a todos que viam a cena.

Com isso, as famílias que assistiram ao espetáculo adotaram o costume de montar um presépio dentro de suas casas, rapidamente difundido por toda a Europa, normalmente pelas famílias mais nobres em razão dos altos custos.

A partir do século XV, os presépios passaram a ser fabricados em materiais mais baratos, a fim de proporcionar essa importante parte da história de Jesus a todos os cristãos. Hoje em dia, podemos encontrar presépios de vários materiais, com peças comercializadas separadamente, para que cada pessoa monte de acordo com a sua interpretação.

(*Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/natal-1/presepio.htm#:~:text=A%20origem%20dos%20pres%C3%A9pios%20se,todos%20que%20viam%20a%20cena)

:: Confira a exposição de Presépios na página do Museu Histórico de Santa Catarina no Facebook