De 6 de junho a 28 de julho, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), sediado no Palácio Cruz e Sousa, recebe a mostra A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography™. A exposição foi pensada especialmente para deficientes visuais. A técnica desenvolvida por Bonfim transforma as fotos em imagem capazes de serem percebidas por deficientes visuais. As obras são feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.

A ideia de fazer essas obras "visíveis aos cegos" surgiu em fevereiro de 2014 quando o fotógrafo Gabriel Bonfim realizou uma série de retratos do renomado tenor Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul. Por causa da deficiência visual de Bocelli, não foi possível mostrar os retratos. Então, Gabriel e seu parceiro, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para os deficientes visuais. A mostra também retrata Denis Vieira, bailarino catarinense formado pelo Teatro Bolshoi, em 2000, e que atualmente é solista no Ballet Nacional da Ópera Alemã de Berlim.

A exposição foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2016, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Em 10 dias, atraiu milhares de pessoas.

Sobre a técnica

Depois de muito estudo em conjunto com escolas para deficientes visuais na Suíça e utilizando o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a “Tactography™”. Após esculpir a Tactography™ a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador, em várias etapas, o arquivo é enviado a uma impressora STL (stereo-lithography). A estereolitografia é um processo de fabricação aditiva, que funciona focando um laser ultravioleta (UV) em uma cuba de resina de fotopolímero. Com ajuda do software de desenho assistido por computador, o laser UV é usado para formar o desenho na superfície da cuba de fotopolímero. Como fotopolímeros são fotossensíveis sob luz ultravioleta, a resina é solidificada e forma uma camada única da Tactography™ desejada. Esse processo é repetido para cada camada do desenho até completar a Tactography™. Após a impressão, a tela recebe um spray branco, assegurando que ela também possa ser apreciada como arte por uma pessoa sem deficiência visual que a veja de longe. Em luz difusa, os observadores ficarão intrigados, sem saber se estão vendo uma imagem com sombras pintadas ou um relevo tridimensional.

Sobre o idealizador

Gabriel Bonfim nasceu em 15 de fevereiro de 1990 em São Paulo e revelou o amor pela arte desde cedo. Como fotógrafo de moda, desenvolveu sua habilidade profissional e técnica. Depois de alguns anos de aprendizado e viagens foi para a Suíça onde, juntamente com o entusiasta da arte e fotografia, Thomas Kurer, fundou a Gabriel Bonfim Collection. Em outubro de 2016, Gabriel Bonfim teve a oportunidade de mostrar a Tactography™ pela primeira vez a um grande público no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Na ocasião, foi exibida uma série de doze retratos do renomado tenor Andrea Bocelli, bem como uma série de nove retratos do jovem bailarino Denis Vieira, ambas em Tactography™. Além disso, pode ser vista uma pequena seleção de retratos coloridos e em preto e branco. A exposição foi visitada por 2.570 pessoas em 10 dias.

Os retratados da Tactography

Andrea Bocelli - O tenor nasceu em 1958, na Toscana, e com seis anos iniciou aulas de piano. Estudou Direito e tornou-se advogado. No início da carreira como músico, dedicou-se ao pop. Mais tarde, lançou álbuns clássicos, realizou concertos e conquistou sucesso internacional. Andrea Bocelli nasceu com glaucoma. Com o passar dos anos, sua visão deteriorou-se, resultando em cegueira completa. Em 2014, na ocasião de seu concerto em Istambul, Gabriel Bonfim fotografou a série de 12 imagens intitulada ”From Passion to Love“. A série mostra o cantor no palco e nos bastidores, junto de sua família. Foi o que motivou a criação da Tactography™.

Denis Vieira - Catarinense de Joinville, nasceu em 1991. Iniciou na Escola do Teatro Bolschoi em 2000. Em 2009, dançou pela Bolshoi Studio Company, em Joinville. Em 2010, integrou o Ballet do Teatro Municipal no Rio de Janeiro. Em 2014, foi chamado ao Ballet da Ópera de Zurique, onde se tornou um jovem solista. Como Romeu em "Romeu e Julieta", Graf Wronski em "Anna Karenina", Albrecht em "Giselle", Leonce em "Leonce e Lena" e Príncipe Siegfried no "Lago dos Cisnes", demonstrou talento com forte presença de palco. Em 2016, surgiu em Zurique a série de Tactography™ de nove imagens "From Discipline to Perfection". Atualmente, Denis é solista no Ballet Nacional da Ópera Alemã de Berlim.

Mostra A arte de Gabriel Bonfim: De Fotografia à Tactography ™
Visitação: 06/06 a 28/07/2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Local: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis
Classificação indicativa: livre
Agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone: (48) 3665-6363.