Dentro da agenda de comemorações pelos 40 anos de criação da Fundação Catarinense e do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), será realizada no dia 28 de maio, às 19h, a palestra Ildefonso Juvenal, um biógrafo de Cruz e Sousa, com o historiador Fabio Garcia. O encontro ocorre no próprio Museu, localizado no Palácio Cruz e Sousa no Centro de Florianópolis.

A palestra abordará os elementos de constituição narrativa dos poemas e da biografia de Cruz e Sousa, produzidos pelo memorialista Ildefonso Juvenal no século XX. Juvenal foi responsável por estudos que contribuíram para a preservação da memória sobre a vida e obra do poeta simbolista.

Sobre Fabio Garcia

O palestrante Fabio Garcia é bacharel e licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina (UFSC). Professor do Ensino Fundamental, Médio e EJA/Ead, desenvolve projetos relacionados às políticas públicas para a promoção da igualdade racial, além de proferir palestras e cursos sobre a cultura de matriz africana no Brasil. São de sua autoria os livros Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no sul do Brasil (Biografas, Crônicas e Discursos) (Org.), História Geral (Volumes 1, 2 e 3), Sociologia Geral (Volumes 1, 2 e 3), Política Cultural de Florianópolis/SC: Legislação, Plano Municipal de Cultura, Gestão e Equipamentos Culturais (Org.), Diversidade e Educação para as Relações Étnicorraciais (Org.), Africanidades Catarinenses (et.al.) e Negras Pretensões: a presença de intelectuais, músicos e poetas negros nos jornais de Florianópolis e Tijucas no início do século XX.

Sobre Ildefonso Juvenal da Silva

Nascido na antiga Desterro, no outono de 1894, Ildefonso Juvenal, filho de Ovídio Medeiros da Silva e Henriqueta Castro e Silva, aquele alforriado e esta liberta desde o nascimento, utilizou-se da educação como instrumento de superação dos estigmas que mantinham a população negra à margem dos meios e mecanismos de ascensão social na provinciana capital do estado.

Órfão de pai aos 12 anos, foi alistado na Escola de Aprendizes a Marinheiros, sediado na parte continental de Florianópolis, onde se presume ter aprendido o ofício de tipógrafo. Nesta instituição se destacou entre os meninos de sua idade, sendo homenageado por seus superiores.

Sua estreia no cenário literário de Florianópolis ocorreu em 1914, aos 20 anos, ao publicar com recursos próprios o livro Contos Singelos. Era apenas o início daquele que viria a ser uma das mais celebres expressões culturais na terra do autor de Broquéis ou, no dizer de Liberato Bittencourt, “Ildefonso Juvenal é assim, fiel, reprodução de Cruz e Sousa em terra Santa”.

Consta em sua biografia profissional os trabalhos realizados nos jornais O Azar e A Casaca, ambos de 1911; Folha Rosea, de 1915; O Acadêmico, de 1923; e O Miliciano, de 1927. Na Polícia Militar, antiga Força Pública, trabalhou como professor de alfabetização e, mais tarde, após formado farmacêutico pelo Instituto Politécnico de Florianópolis, organizou o setor de Farmácia daquela instituição de segurança pública, chegando a Major no final de sua carreira militar.

Membro de diversas associações literárias, foi cofundador da Associação dos Homens de Cor, do Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, do Centro Catarinense de Letras, da Associação Promotora da Herma de Cruz e Sousa e da Associação dos Farmacêuticos de Santa Catarina. Pertenceu, ainda, como membro correspondente da Academia Rio-Grandense de Letras (Rio Grande do Sul), da Academia de Letras José de Alencar (Paraná), da Academia de Letras do Paraná, do Instituto Histórico de Geográfico de Santa Catarina e da coirmã na cidade de Santos, São Paulo.

Ao longo de 50 anos, publicou sobre os mais variados campos do saber, totalizando 17 obras, além de numerosos artigos dispersos nos jornais locais e nos periódicos do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

O quê: Palestra Ildefonso Juvenal, um biografo de Cruz e Sousa
Quando: 28/05/2019, às 19h