ATENÇÃO: Devido a problemas de saúde da palestrante, a oficina de Conservação de Acervos Têxteis, que ocorreria de 17 a 19 de setembro, foi cancelada. Os participantes inscritos devem procurar a organização do evento para pedir o reembolso da taxa de inscrição.

A Associação Catarinense de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ACCR), com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promove no dia 16 de setembro de 2013, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o II Seminário de Conservação e Restauração, com palestras e estudos de caso sobre conservação-restauração, a partir de trabalhos realizados por associados e colegas da área. Na sequência, de 17 a 19 de setembro, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, ocorrerá o curso Conservação de Acervos Têxteis, ministrado pela Dra. Tereza Cristina Toledo de Paula.

Interessados em participar têm até 11 de setembro para se inscreverem pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando Nome completo, Endereço de E-mail, Telefone (fixo/móvel), Área de Formação, Área de Atuação Profissional, Instituição e se é associado da ACCR. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3953-2340 e 3953-2341.

Confira a programação

Dia 16 de setembro

9h: Palestra Conservação de Acervos Têxteis
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula. Conservadora responsável pelo setor de têxteis - Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP

11h: Restauração da Lápide Comemorativa do Centenário de Fundação do Hospital de Caridade
Me. Fátima Regina Althoff. Arquiteta e Urbanista – Conservadora –Restauradora - Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR

14h: Biologia Aplicada à Conservação do Patrimônio Cultural
Prof. Dr. Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC

16h: Restauração do Patrimônio Edificado Catarinense: Antiga residência do Coronel Juca Antunes – Lages e Casa Fleith - Joinville
Prof. Fabiano Teixeira dos Santos – Arquiteto e Urbanista da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Fundação Catarinense de Cultura

Valor: Gratuito para associados da ACCR; R$ 20 para estudantes (apresentar comprovante); R$ 40 para não associados.

De 17 a a 19 de setembro:

Das 9h  às 12h e das 14h às 18h: Oficina de Conservação de Acervos Têxteis
Prof. Drª. Teresa Cristina Toledo de Paula
Museu Paulista – Universidade de São Paulo – USP

Ementa: O minicurso teórico introduzirá aos alunos as especificidades da área de conservação de bens culturais têxteis. Serão apresentados os procedimentos curatoriais básicos e internacionalmente recomendados para sua avaliação física, documentação, guarda e exposição.

Sobre a ministrante: Conservadora de têxteis do Museu Paulista/USP. Pós-graduada em Museologia, mestre e doutora no tema “Tecidos no Brasil “organizou o Seminário Internacional Tecidos e sua Conservação no Brasil: museus e coleções, sendo editora da publicação homônima bilingüe.  De setembro de 2009 a dezembro de 2010 idealizou, coordenou e executou o Projeto REPLICAR, cuja pesquisa e equipe replicaram, por encomenda, um vestido (c.1900) da coleção do Museu Paulista/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: museus, conservação, curadoria de coleções têxteis, conservação e restauração de têxteis e assemelhados e patrimônio cultural.

Valor: R$ 100 para associados da ACCR e R$ 200 para não-associados.
Obs.: o associado da ACCR inscrito na Oficina poderá participar gratuitamente das palestras.

Mais informações: no site da ACCR

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC