FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), receberá, na próxima quinta-feira (17/05), às 18h, o Sarau de Modinhas Brasileiras. O evento está dentro da programação da casa dentro da 10ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O projeto Modinhas Brasileiras faz parte do Programa de Extensão VivaVoz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que objetiva, entre outros, o estudo de repertório pouco conhecido e a formação de plateia.  Uma das manifestações mais antigas da canção em nosso país, caracterizada pela sua abordagem lírica e sentimental do amor, a modinha se destacou desde a segunda metade do século XVIII.

O evento se propõe a reviver esse gênero da cultura nacional, pelo que tem de belo e de brasileiro. A ideia é recriar um ambiente de sarau, onde serão apresentadas canções acompanhadas ao violão e poesias. Participam 12 alunos do curso de Música do Centro de Artes da Udesc, o professor Lucas da Rosa na concepção dos figurinos, e a professora Alicia Cupani, coordenadora do VivaVoz.

Este projeto teve início em 2011, e realizou diversas apresentações na Udesc, na Barca dos Livros e no Museu Histórico de Santa Catarina. Dado o sucesso do Sarau no Museu Histórico, em 2012 o grupo foi convidado a integrar a programação da Semana Nacional dos Museus.

Ficha Técnica:

Sarau de Modinhas Brasileiras
Programa VivaVoz

Coordenação profa. Alicia Cupani
Bolsista: Rosecler Reckziegel

Participantes:
Carlos Rafael Porto
Eduardo João das Neves
José Claudio Mezzalira
Lorena Piacente Nazário
Luíza Faé Mantovani
Luiz Eduardo Silva
Miguel Philippi
Natacha Kamila Vieira
Rodrigo Pivetta Werlang
Rosecler Luisa Reckziegel


Serviço:

O que: Sarau de Modinhas Brasileiras
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV – Centro)
Quando: 17/05/2012, às 18h.
Entrada Franca
Informações: (48) 3028-8090.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC