FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Com objetivo de trocar experiências sobre administração, planejamento e organização, a equipe do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) realizou, nesta quarta-feira (14), uma visita técnica ao Instituto Collaço Paulo, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis. A ação foi a primeira de uma série de atividades que visam ao aperfeiçoamento técnico da equipe do Museu.

A visita e as discussões foram mediadas pela museóloga Cristina Maria Nora e por Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo, ambas da equipe técnica do Instituto Collaço Paulo. Na ocasião, a equipe do MASC ainda discutiu sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, curadoria, estrutura e funcionamento do espaço cultural, divulgação de exposições e ações socioeducativas.

Para a administradora do MASC, Ana Paula Weschenfelder, a visita foi enriquecedora, com toda a equipe atenta à questão educativa, à montagem e aos detalhes curatoriais, além da observação da área administrativa com a finalidade de conhecerem como o Instituto é organizado. “Pedi que a equipe observasse desde a recepção, a iluminação, o espaço educativo, as estratégias de divulgação, a estrutura física do prédio e até mesmo a decoração da área administrativa – tudo para nos inspirarmos e, principalmente, numa autoanálise, percebermos no que precisamos melhorar e o que estamos executando com êxito”, afirma. "A equipe gostou bastante, fomos muito bem recebidos. Inclusive foi um reencontro entre profissionais que se conheceram anos atrás dentro do próprio MASC", completa Ana Paula.

Fundado em 2022, o Instituto Collaço Paulo é um centro de arte e educação, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a arte por meio de exposições e oferecer à comunidade programas socioeducativos. Associado à história artística e cultural de Florianópolis, o Instituto recebe duas exposições por ano, sempre com entrada franca.

MASC em ação

Mesmo com o espaço expositivo do MASC temporariamente fechado, devido aos danos estruturais que sofreu em decorrência das fortes chuvas de novembro e dezembro de 2022, a equipe técnica do Museu segue trabalhando. A limpeza e manutenção das obras pertencentes ao acervo permanente da instituição, o planejamento do setor educativo para ações externas no próximo semestre, a reorganização do espaço administrativo do Museu e o aperfeiçoamento técnico da equipe estão entre as atividades realizadas diariamente pelo corpo técnico.

As obras do acervo do MASC estão disponíveis para visitação virtual no site masc.sc.gov.br, no item Acervo Virtual do menu lateral.