FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

De 21 a 27 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 14ª edição da Primavera dos Museus. Neste ano, o tema é “Mundo Digital: Museus em Transformação” e o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) está na programação do evento como apoiador de duas mesas redondas virtuais.

A primeira ocorrerá no dia 23 de setembro, das 18h às 19h, com o tema "Educação e participação: o uso das ferramentas digitais na divulgação de acervos museológicos", com a participação da professora Luciana Martins (Tainacan). A ação é promovida pela Seção Brasileira do Comitê para Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus (CECA-BR/ICOM) e a Rede de Educadores em Museus do Brasil (REM-BR) e poderá ser acompanhada pela página da CECA-BR no YouTube.

A outra mesa redonda apoiada pelo MASC ocorrerá no dia 26 de setembro, das 16h às 17h, no mesmo canal de vídeos da CECA-BR, com o tema Mundo Digital: Educadores Museais em Transformação. Participam como convidadas as profissionais Anatacha Lochi (RJ), Chimenia Sczesny (RJ), Elaini Pacheco (PI), Barbara Rocha (GO) e Maria Helena Barbosa (SC), representante do MASC.

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Devido ao momento pelo qual passam a sociedade e os museus, com a pandemia causada pela Covid-19, neste ano, em especial, o Ibram orienta todos os museus participantes a desenvolverem apenas atividades em ambiente virtual.

A programação completa do evento está disponível em http://eventos.museus.gov.br/.

Mais eventos virtuais

Além do MASC, que também conta com uma série de posts diários em suas páginas no Facebook e no Instagram, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) e o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), todos administrados pela Fundação Catarinense de Cultura, também têm desenvolvido ações virtuais enquanto não reabrem para atendimento presencial.

O MHSC está com postagens e exposições virtuais em sua página no Facebook, com ações interativas que buscam a participação do público. Já o MIS-SC apresenta a exposição virtual Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias, do artista Alfredo Nicolaiewsky, além de posts sobre curiosidades dos discos do acervo de vinis, do projeto pedagógico Casa de Ideias, da versão on-line da exposição O que vem antes da nuvem e do programa semanal na rádio Udesc FM de Florianópolis, o Miscuta. Todas estas iniciativas podem ser acompanhadas nas páginas do MIS-SC no Facebook e no Instagram.