"Práticas Performativas - ArteVida" - Ação 1 é uma instalação performativa de longa duração, que tem como proposta a pesquisa em artes do corpo, numa perspectiva interdisciplinar que aproxima dança, teatro e artes visuais. A apresentação ocorre no dia 16 de março, das 17h às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), com entrada gratuita.

Alguns princípios que norteiam as investigações são: permanência e iminência; o real e o ficcional; o "entre"; o tempo; o excesso, o encontro e a presença. A instalação performativa - primeira ação compartilhada deste projeto de experimentação artística - é proposto pelo coletivo "Ensaio para algo que não sabemos", formado pelas artistas Loren Fischer, Monica Siedler e Karina Collaço; em parceria com os artistas Roberto Gorgati e Francisco Fischer. Conta ainda com a participação de Luiza Pimenta na captura e edição de imagens.

A pesquisa tem como propósito dar luz a discussões contemporâneas acerca da indissociabilidade entre arte e vida, compartilhando ações cotidianas que tencionam contextos normativos apostando em vivências de percepção do corpo e suas possíveis relações políticas com o ambiente. Uma reinvenção do estar em si e no mundo. Com perspectiva interdisciplinar, investiga-se o corpo, a palavra, a sonoridade, o espaço e as relações, no campo das artes vivas. Pretende-se estimular a contradição, assumir a ambiguidade, desfrutar dos paradoxos, criar resíduos.

Ao longo do primeiro semestre de 2024, serão compartilhadas mais duas ações do projeto de experimentação artística “Práticas Performativas - ArteVida”, selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Para mais informações sobre a pesquisa atual, acesse: https://padlet.com/ensaioparaalgo/pr-ticas-performativas-artevida-25qbq4a4ottpi79l

Sobre o coletivo

"Ensaio para algo que não sabemos" é um laboratório de criação, pesquisa e formação em artes da presença, sobretudo, um espaço que preserva a constante construção do exercício criativo - genuíno das artes - de se manter em estado de investigação e questionamento. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam ao compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado. Com base em Florianópolis, o projeto também estabelece uma interlocução com artistas de outras localidades, fomentando a produção e formação artística local. Atualmente (2021-2024), o projeto segue com as artistas Loren Fischer, Karina Collaço e Monica Siedler, que buscam, através do fazer artístico, compor um mosaico de manutenção e ressignificação da própria existência.

instagram: @ensaioparaalgo
YouTube: @ensaioparaalgoquenaosabemos

O quê: Instalação Performativa: "Práticas Performativas - ArteVida" - Ação 1
Quando: 16 de março de 2024, das 17h às 21h