Dois dias inteiros para fazer um filme. Você toparia esse desafio? Pois tem muita gente apaixonada por cinema e por fazer filmes que topa. Florianópolis recebe a terceira edição - primeira presencial - do 48 Hour Film Project (48HFP), a maior competição de curtas-metragens do mundo inteiro, que desafia cineastas a produzir um curta-metragem em um final de semana. Tudo para deixar a criatividade rolar solta na hora de fazer um filme inteiro em 48 horas e conseguir o prêmio máximo de ter seu filme exibido em Cannes, caso ele seja selecionado para a sessão “Short Film Corner”.

A primeira etapa, chamada de "Kick Off", será no dia 25 de novembro, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). O evento é presencial e é o momento em que serão definidos todos os parâmetros para as equipes. Por sorteio, cada equipe recebe dois gêneros cinematográficos e escolhe um deles para
trabalhar. Depois, são apresentados ao vivo os três itens comuns e obrigatórios para todos os filmes:
uma frase, um objeto e um personagem.

Dois dias depois, no dia 27 de novembro, chega o momento do "Drop Off", em que as equipes têm que subir o filme finalizado, no sistema do 48hfp. Então, no dia 30, será a exibição presencial dos filmes no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), momento em que também serão apresentados os três primeiros colocados da competição. O vencedor do 48HFP Floripa segue para as próximas etapas
internacionais da competição.

Sobre o 48HFP

Atualmente, o evento está presente em mais de 150 cidades do mundo e a capital catarinense é a representante do projeto no Brasil. As duas primeiras edições aconteceram de forma online, devido à pandemia, e em conjunto com outras cidades no grupo da "Ibero-America". Neste ano será, oficialmente, a primeira edição presencial e exclusivamente brasileira, que acontecerá em Florianópolis, com apoio do MIS-SC (Museu de Imagem e Som de Santa Catarina).

De acordo com os produtores locais, Marilha Naccari, Marina Simioli e Nestor Luiz, em 2021, o vencedor do 48hfp Ibero Challenge foi a equipe brasileira “Way of Club”, que teve o seu filme “A Fita Vermelha” exibido em Cannes.

Para participar, não existe impeditivo. Seja um fã de cinema, profissional da área, amador, novato ou estudante, é possível participar. Caso a pessoa seja menor de 18 anos, será necessário apresentar uma autorização do responsável.

Para participar da competição

As inscrições estão aberta com a tarifa Regular - R$ 400,00 por equipe, e tem o prazo até 25/11. Elas podem ser feitas pelo site: https://www.48hourfilm.com/florianopolis/48hfp.

Para assistir à exibição

A exibição dos filmes participantes da competição acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Cinema do CIC, e ainda contará com a divulgação do resultado dos júris para a premiação. Os ingressos serão vendidos através da plataforma Sympla (acompanhar divulgação nas redes sociais), no valor de R$ 10.

O quê: 48 Hours Film Project
Quando: 25 a 27/11 para fazer o filme | 30/11 exibição e divulgação dos vencedores
Inscrições: https://www.48hourfilm.com/florianopolis/48hfp
Redes sociais: @48hfp.floripa