ATENÇÃO: Devido à grande procura, estão encerradas as inscrições para o curso de Fotografia em Acervos.

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) está com inscrições abertas para dois cursos virtuais e gratuitos na área de Fotografia que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Fotografia em Acervos (inscrições encerradas) e Fotografia Documental serão ministrados pelo professor Sérgio Sakakibara.

Fotografia em Acervos - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 9, 16, 23, 30 de outubro; 6, 13, 10, 27 de novembro; e 4 e 11 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são os servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 4 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/vQnXV52kJQKW3dpy7. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 5 de outubro.

O curso, de cunho teórico/ prático pela Internet, abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Uso de metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à Internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular não é viável para este curso. Além disso, é requisito ter celular de qualidade mediana ou câmera fotográfica (pode ser simples), para realização de práticas fotográficas.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas previstas implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

Fotografia Documental

As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 13, 20, 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 de novembro; 1º, 8 e 15 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são profissionais e estudantes de Jornalismo, Antropologia, Ciências Sociais e Artes Visuais.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 6 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/nMUvHveTfS3CotY16. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 7 de outubro.

O curso, de cunho teórico pela Internet, abordará a história da fotografia documental em suas várias vertentes e usos, fotografia jornalística, documentação científica e cultural, principais teóricos da área, os fotógrafos mais conhecidos e sua prática. A situação atual, perspectivas práticas e formulação de projetos.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular é fortemente desaconselhado para este curso, pois pode implicar na perda aulas por problemas técnicos.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas solicitadas no prazo implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.