A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio dos museus que administra em todo o estado, participará da programação da 8ª Primavera dos Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), contará com atividades em instituições de todo o país entre os dias 22 e 28 de setembro. Nesta edição, o tema do evento é "Museus Criativos".

PROGRAMAÇÃO DO MASC E MUSEU DA IMAGEM E DO SOM:

Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Os museus localizados no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, desenvolverão uma programação conjunta na semana do evento.

Evento: NO JARDIM - Oficina de Inclusão e Acessibilidade nos jardins do CIC para público especial
Quando: 22 de setembro, das 13h45min às 15h15min
Local: Jardins do CIC
Sobre: O Núcleo de Ação Educativa do Masc fará mediação para os alunos da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), com as esculturas do espaço dos jardins do Centro Integrado de Cultura (CIC). O objetivo da mediação é possibilitar ao público cego, por meio do toque, a interatividade, a experiência e a contextualização das obras de arte, além da vivência do acesso e da apreensão dos bens culturais.
As obras escolhidas foram:
“Figura sentada” de Elke Hering (1986)
“Sem título” de Mário Avancini (1987)
“Integração” de Helena Montenegro (1987).
Mediadores: Eliane Prudêncio da Costa e Sérgio Prosdócimo (arte-educadores do NAE/Masc)

Evento: Exibição do longa-metragem "Além da Luz", filme com audiodescrição para público especial
Quando: 22 de setembro, às 15h45min
Local: Cinema do CIC
Sobre: Quando se fala em deficiência visual, muitas vezes somos levados a pensar em algo triste e limitador.  Em “Além da Luz”, entretanto, sete cegos brasileiros nos mostram, com muito otimismo, humor e desenvoltura, como vivem uma vida normal e até mesmo mais produtiva do que a de muitas pessoas comuns.  Mais do que um exemplo de superação e coragem, “Além da Luz” é um dos raros filmes sobre deficiência que deixa o público inspirado, motivado e com mais vontade de viver.
Entrada gratuita

Evento: Oficina para construção de instrumentos musicais com materiais alternativos
Quando: 23 de setembro, às 19h30min
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre: A oficina tem por objetivo construir instrumentos musicais com materiais alternativos.
Ministrante: Daniel da Luz Cirimbelli (Banda Iriê)
Vagas disponibilizadas: 15
Inscrições: no link http://bit.ly/1AShxK7

Evento: JamMIS Session
Quando: 24 de setembro, às 19h30min
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre: Apresentação musical de improviso, que reunirá diversos músicos atuantes em Santa Catarina no palco para tocarem juntos de improviso, ou seja, no verdadeiro espírito de uma Jam session.
Entrada gratuita

Evento: Palestra “Os jardins verticais no contexto das artes visuais e da arquitetura e urbanismo”
Quando: 25 de setembro, às 14h30min
Local: Cinema do CIC
Sobre: A palestra abordará o conceito e a história dos jardins verticais, sua inserção no mundo da arte e na arquitetura e urbanismo.
Ministrante: Fabio Fialho (engenheiro de Aquicultura e mestrando em Aquicultura e Recursos Pesqueiros)

Evento: Oficina Coleção por Coleção
Quando: 26 de setembro, às 14h
Local: sala 5 das Oficinas de Arte da FCC, no CIC
Sobre: Esta oficina visa apresentar um breve histórico dos termos “coleção” e “colecionismo”, além de sua relação com as memórias dos sujeitos envolvidos neste processo de aquisição, de guarda e de preservação. A proposta é que os participantes possam trazer peças ou objetos de suas coleções para apresentar aos demais participantes, a fim de trabalhar questões relativas à memória e à história de cada um, por meio das linguagens plásticas e/ou visuais.
Ministrante: Patrícia Peruzzo Lopes (arte-educadora do MIS/SC)
Informações: (48) 3664-2650
Vagas: 8 participantes
Inscrição: no link http://bit.ly/1r1mJc0

Evento: Exposição Passatempo: uma viagem pelas coleções
Quando: de 26 de agosto a 15 de outubro. De terça-feira a sábado, das 10h30min às 20h30min; domingos e feriados, das 10h30min às 19h30min.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC)
Sobre: Coleções de videogames, jogos e acessórios, fitas cassetes, além de itens do acervo de filmes, som, imagem e equipamentos pertencentes ao acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) fazem parte da exposição “Passatempo: uma viagem pelas coleções”, que o Museu dedica a todos os colecionadores, aos apaixonados pela música, pelos games, pelas velhas e novas tecnologias, aos nostálgicos que “rebobinam memórias com apenas uma caneta” e também àqueles interessados em conhecer mais sobre estas e outras histórias.
Entrada gratuita

Evento: Exposição Masc: Tempo, Espaço e Arte - A trajetória do Museu de Arte de Santa Catarina
Quando: exposição permanente. De terça-feira a sábado, das 10h30min às 20h30min; domingos e feriados, das 10h30min às 19h30min.
Local: Museu da Arte de Santa Catarina (Masc)
Informações: (48) 3664-2633

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC