FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Depois de três anos de desenvolvimento junto a três programadores de software, Morelli, que é formado em arquitetura, apresenta ao mercado o STORY TOUCH. Trata-se de um software completo de desenvolvimento dramático em que é possível escrever e analisar o roteiro ao mesmo tempo.

Morelli define o STORY TOUCH como o “final cut” do roteiro. “É como se fosse mesmo uma partitura. Em primeiro lugar, é muito fácil ‘navegar’ pelo roteiro e perceber visualmente os tamanhos das cenas (e portanto o ritmo da história). Além disso, você tem diversas opções de recorte e análise da dramaturgia. Mas é importante deixar claro que o STORY TOUCH não tem a pretensão de
ensinar ninguém a escrever um bom roteiro. Como o próprio nome diz, ‘Ferramentas de Dramaturgia’, o STORY TOUCH é apenas uma ferramenta para se analisar a dramaturgia de um roteiro”.

Serão lançadas quatro versões; uma delas será totalmente gratuita. O download poderá ser feito a partir de junho, através do site www.storytouch.com. O que as diferencia é o nível de sofisticação de determinadas seções. Por exemplo, para quem tem o modelo mais completo, será possível criar ilimitados objetivos/obstáculos para seus personagens. Já para quem está trabalhando com a versão mais simples será possível fazer esse acompanhamento de um único objetivo/obstáculo. Além disso, os modelos mais avançados permitem escrever comentários (modelo Analista) ou ver tabelas com o resumo das cenas (modelo TOP).

Há ainda dois exemplos que podem ser baixados: estão lá os roteiros de Cidade de Deus (Bráulio Mantovani) e de Hamlet (William Shakespeare). É possível, através desses arquivos, entender melhor como o STORY TOUCH trabalha. Além disso, há uma série de entrevistas com os mais renomados roteiristas do mercado nacional sobre questões relevantes à profissão. Os vídeos das entrevistas estão sendo postados regularmente no blog do site.

O que esse novo software também promove é um dimensionamento real da história. Através dele, o autor pode perceber o quão dramática é determinada cena e o que ela representa dentro da história como um todo. O usuário elenca exatamente qual trecho quer ter analisado pelo sistema. E, através dele, consegue visualizar curvas dramáticas e ver se há harmonia com o restante do
texto, por meio de gráficos e tabelas.

O lançamento oficial será no dia 14 de junho, no Anexo do Espaço Unibanco (Rua Augusta, 1470 - São Paulo/SP) às 21h30.
Aberto pra todos. Nessa noite haverá computadores onde as pessoas poderão acessar e testar o programa.

Fonte: http://www.kinoforum.org.br/guia/2011/noticias.php