FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No próximo domingo, dia 11 de maio, às 18h, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a programação da Sessão Perene de Cinema, com exibição de curtas-metragens de François Muleka seguida de debate com o público. Ingressos à venda no site Sympla

A noite terá exibição dos filmes:
"Precioso": mostra o cotidiano de um estudante de neurologia obcecado por uma bola vermelha.
"Valéria Divina e as Histórias de Vovô Moju": mostra o relato poético de uma artista idosa do Rio de Janeiro, que conta lembranças de seu herói de infância na ilha do Bom Jesus (RJ).
"Lições marginais de um manuscrito clandestino": denuncia o bibliocídio ocorrido nos porões das biblioteca central da UNB. 
"Pondu": mostra uma pessoa em sua pré-adolescência com uma câmera na mão e um legado cultural enorme de sua família vinda da República Democrática do Congo para assimilar e perpetuar. Assim, Izzy FaZartes aprende da voz da própria avó Mwewa Lumbwe como escolher, colher e preparar a folha de mandioca; prato típico do seu país de origem. Pondu é um encontro de gerações, de tecnologias, através da cultura e do encontro e do amor.

Sobre o autor

François Muleka é um diretor em início de carreira, que iniciou sua carreira no cinema em 2021 no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e, desde então, vem melhorando em técnica e profundidade dos assuntos abordados. Em 2022, voltou ao FAM com o filme experimental "Precioso"; em 2023 apresentou no Fala São Chico (Festival de cinema Latino-americano) o emocionante "Valéria Divina e as Histórias de vovô Moju" e, no mesmo ano, "Entrando no País das Maravilhas" voltou ao FAM como filme convidado. No FAM 2024 François retornou com o instigante "Liçoes Marginais de um manuscrito Clandestino" e teve a oportunidade de sair do país pela primeira vez com o filme "Valéria Divina e as Histórias de Vovo Moju", apresentado no festival “Contra el Silencio Todas Las Vocês”, na Cidade do México, onde, além da boa repercussão, foi exibido em rede nacional.