A exibição do documentário “Manguebit” marca a estreia do cineclube CineSonora no cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 24 de abril, às 19h30. A noite terá, ainda, abertura com a presença do diretor do Festival In-Edit, Marcelo Aliche; exibição do videoclipe catarinense “Louvada Seja a Dança” de O Rosa; bate-papo sobre o filme "Manguebit" e coquetel de Confraternização no hall de entrada do cinema. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Estimular a cena cultural de Floripa em torno da música e do cinema é um dos objetivos do cineclube CineSonora, que irá exibir sessões quinzenais de
documentários musicais no cinema do CIC, com entrada gratuita, sempre acompanhadas de bate-papo com artistas e produtores, e a exibição de videoclipes catarinenses. Para iniciar o projeto, nada mais inspirador do que estrear nas telas catarinenses o documentário “Manguebit”, de Jura
Capela, que resgata a história desta importante cena cultural surgida no Recife no inicio dos anos 1990, e que ganhou o mundo através de bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, misturando elementos da cultura regional de Pernambuco - como o maracatu e o coco - com o rock alternativo e o hip hop.

Para além da originalidade e diversidade sonora da cena musical da época, o documentário destaca ainda os demais aspectos da influência do mangue beat como um movimento cultural que deixou a sua marca também no cinema, na literatura e nas artes visuais. Trazendo esta influência para o contexto catarinense, o bate-papo com o público após a sessão contará com a participação de Marcos Evaldo, há mais de 20 anos vocalista da banda Lamaçau, reconhecida na cena local pelos seus empolgantes shows em tributo a Chico Science.

A exibição do videoclipe “Louvada Seja a Dança”, de Gabriel, O Rosa, completa a programação. A sessão de abertura terá ainda presença de Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical, principal evento do gênero no Brasil, que firmou uma parceria de curadoria com o CineSonora para trazer este e outros filmes nacionais da programação do In-Edit, que serão exibidos pela primeira vez em Floripa ao longo das quinze sessões do cineclube em 2024.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Manguebit
Jura Capela | Brasil | 2022 | 101'
Com depoimentos de seus criadores, companheiros e herdeiros, Jura Capela nos conta como que um movimento estético, vindo do mangue, aumentou a visibilidade das periferias e manifestações culturais da região metropolitana do Recife. Unindo diversas vertentes como música, cinema, artes visuais e literatura, o Manguebeat não só se consolidou um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, mas também gravou para a posteridade nomes como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, o festival Abril Pro Rock, entre outros.

Acessibilidade: O documentário “Manguebit” será exibido com Legendas para  surdos e ensurdecidos (LSE).

Programação:
19h30 – Abertura – com a presença do diretor do Festival In-Edit, Marcelo Aliche
19h40 - Videoclipe Catarinense – “Louvada Seja a Dança” - O Rosa
19h45 – Documentário – “Manguebit” - Jura Capela
21h30 – Bate- Papo sobre o filme – Convidado: Marcão ...
22h – Coquetel de Confraternização no hall de entrada do cinema

O quê: Filme "Manguebit" - Cineclube CineSonora
Data: 24/04/2024 (quarta-feira), às 19h30
Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura -CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.