Quatro filmes franceses estão na programação desta semana na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões com filmes e debates, com temas de diversidade narrativa, de gênero e de linguagem, ocorrem de quinta-feira a domingo, às 19h30.

A Séance de Cinema Français é uma realização da Sessão Cinemática em parceria com o Cineclube Cinema Unisul, apoio da Aliança Francesa Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). Na ocasião, haverá uma homenagem a Gilberto Gerlach (1943-2021), fundador do Cineclube Nossa Senhora do Desterro. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

21/04 (quinta-feira):
19h30: conversa com Camille Malderez, francesa doutoranda em Artes Visuais na UDESC, pesquisadora de conflitos políticos na França e na América Latina, e as imagens de registro desses conflitos. Mediação de Allende Renck.
La Haine20h: La Haine
(O ódio)
Direção: Mathieu Kassovitz
Ano: 1995
Duração: 1h35min
Gênero: Drama
Sinopse: O judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.

22/04 (sexta-feira):
19h30: Conversa com Allende Renck.
Les Miserables20h: Les Misérables
(Os Miseráveis)
Direção: Ladj Ly
Ano: 2020
Duração: 1h45min
Gênero: Policial / Drama
Sinopse: Stéphane (Damien Bonnard) é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil e se junta ao esquadrão anti-crime da comuna. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

23/04 (sábado):
19h30: Conversa com Sandra Alves. Mediação de Allende Renck.
Les Plages de Agnes20h: Les Plages d'Agnès
(As praias de Agnès)
Direção: Agnès Varda
Ano: 2011
Duração: 1h50min
Gênero: Documentário
Sinopse: Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy.

24/04 (domingo):
19h30:
Conversa com Andrey Lehnemann, crítico de cinema e colunista de jornais. Mediação de Allende Renck.
Ascenseur por lechafaud20h: Ascenseur pour L'échafaud
(Ascensor para o cadafalso)
Direção: Louis Malle
Ano: 1959