FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Quatro filmes franceses estão na programação desta semana na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões com filmes e debates, com temas de diversidade narrativa, de gênero e de linguagem, ocorrem de quinta-feira a domingo, às 19h30. 

A Séance de Cinema Français é uma realização da Sessão Cinemática em parceria com o Cineclube Cinema Unisul, apoio da Aliança Francesa Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). Na ocasião, haverá uma homenagem a Gilberto Gerlach (1943-2021), fundador do Cineclube Nossa Senhora do Desterro. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

21/04 (quinta-feira):
19h30: conversa com Camille Malderez, francesa doutoranda em Artes Visuais na UDESC, pesquisadora de conflitos políticos na França e na América Latina, e as imagens de registro desses conflitos. Mediação de Allende Renck.
La Haine20h: La Haine
(O ódio)
Direção: Mathieu Kassovitz
Ano: 1995
Duração: 1h35min
Gênero: Drama
Sinopse: O judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.

22/04 (sexta-feira):
19h30: Conversa com Allende Renck.
Les Miserables20h: Les Misérables
(Os Miseráveis)
Direção: Ladj Ly
Ano: 2020
Duração: 1h45min
Gênero: Policial / Drama
Sinopse: Stéphane (Damien Bonnard) é um jovem que acaba de se mudar para Montfermeil e se junta ao esquadrão anti-crime da comuna. Colocado no mesmo time de Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djibril Zonga), dois homens de métodos pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.

23/04 (sábado):
19h30: Conversa com Sandra Alves. Mediação de Allende Renck.
Les Plages de Agnes20h: Les Plages d'Agnès
(As praias de Agnès)
Direção: Agnès Varda
Ano: 2011
Duração: 1h50min
Gênero: Documentário
Sinopse: Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy. 

24/04 (domingo):
19h30:
Conversa com Andrey Lehnemann, crítico de cinema e colunista de jornais. Mediação de Allende Renck.
Ascenseur por lechafaud20h: Ascenseur pour L'échafaud
(Ascensor para o cadafalso)
Direção: Louis Malle
Ano: 1959
Duração: 1h33min
Gênero: Policial / Drama / Suspense
Sinopse: Florence Carala (Jeanne Moreau ) e seu amante Julien Tavernier (Maurice Ronet) sonham em ficar juntos e, para isso, armam um plano para matar o marido dela. Julien assassina o homem, forjando um suicídio, e leva suas coisas para o carro. Logo ele percebe que esqueceu o roupão fora da janela e decide voltar para buscá-lo. Preso no elevador, ele lembra vários indícios que podem incriminá-lo...