Dois documentários com temática regional estão previstos para serem lançados ainda no mês de março na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). “Por que Florianópolis?" será apresentado ao público no dia 22 de março, às 19h30, em comemoração ao aniversário da cidade celebrado em 23 de março. No dia 29 de março, também às 19h30, é a vez de "Riquezas da Serra", que enfatiza as vocações naturais, culturais e históricas do estado por meio de um primoroso estudo de conteúdo histórico aliado a um cuidadoso trabalho estético e fotográfico da região. As sessões têm entrada gratuita.

Ambos os filmes são produzidos pela B7 Films, que atua no mercado há 10 anos. “Nosso propósito é encontrar caminhos sustentáveis que unam geração de riquezas, preservação ambiental e possibilite o equilíbrio social.", explica o cineasta Jorge Baggio, fundador da produtora.

“Por que Florianópolis?”

Com imagens da paradisíaca Ilha de Santa Catarina, entrevistas com historiadores, moradores, empresários, professores e atletas, a obra une depoimentos sobre ideias propositivas para um modelo sustentável de desenvolvimento para a cidade. Conta a história da Revolução Federalista, que motivou o nome da cidade, e resgata alguns fatores socioculturais que nos trouxeram até aqui. Tem como objetivo a reflexão sobre a importância da preservação de um verdadeiro patrimônio ecológico com sérios riscos de colapsar. No documentário, há depoimentos de personalidades, empresários e atletas da cidade.

:: Assista ao teaser

"Riquezas da Serra"

Riquezas2A narrativa é baseada em depoimentos de moradores locais a partir de uma perspectiva sociológica, antropológica e arqueológica que traz à obra solidez em conteúdo, poesia e emoções, além das belas imagens das serras e dos campos. Nos depoimentos de moradores antigos são resgatadas a essência do local. Empresários falam sobre modelos sustentáveis aplicados no mundo que podem levar à preservação do local e geração de renda de maneira sustentável.

:: Assista ao teaser

O quê: Lançamento do documentário "Por que Florianópolis?"
Quando: 22/03/2022, 19h30

O quê: Lançamento do documentário "Riquezas da Serra"
Quando: 29/03/2022, 19h30

Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach - Localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita - por ordem de chegada
Atenção: serão distribuídos ingressos com 30 minutos de antecedência.