FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em parceria com o Ateliê de Psicanálise, abre inscrições para 2020 no Ateliê de Escrita: Arte, Literatura e Psicanálise. Os encontros ocorrerão sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, das 16h às 18h, entre 4 de março e 18 de novembro de 2020.

Para participar, os interessados têm de 1º a 30 de novembro de 2019 para enviar um e-mail ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou entregar pessoalmente na Biblioteca, os seguintes dados:
Nome completo;
Data de nascimento;
Telefone para contato;
Responder à pergunta "Por que o desejo de estar com outros em um Ateliê de Escrita?";
Escrever uma pequena história sobre a trajetória de vida (resumidamente o que fez e o que faz).
A lista de selecionados será divulgada em 16 de dezembro de 2019.

O Ateliê é coordenado por Rosi Isabel Bergamaschi Chraim (psicanalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, componente da Rede Internacional de Pesquisa Graphias/UFSC/UFRGS/CNPq); Marcia Cattoi Schmidt (designer, artista, doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, componente da Rede Internacional de Pesquisa Graphias/UFSC/UDESC/UFRGS/UFF/UFRN/CNPq), Esni Soares da Silva (coordenadora da Biblioteca Arte e Cultura) e Mary Elizabeth Benedet (diretora de Arte e Cultura da FCC). O pagamento será realizado por meio de doação de livros de literatura, novos ou usados (um livro por mês), que serão encaminhados para bibliotecas de escolas públicas ou para projetos onde a leitura e a escrita sejam o mote.

Sobre o Ateliê

A proposta do Ateliê de Escrita: Arte, Literatura e Psicanálise é oferecer um espaço de escrita livre em que o sujeito trabalhe com a escrita — com o escrever —, e seja trabalhado por ela. A escrita, nesse sentido, tem um lugar de imbricação, ou seja, ao mesmo tempo em que (co)opera para lidar com aquilo que trasborda do corpo-texto, serve, também, para fazer laço com o estar no mundo, com a cultura. O trabalho será desenvolvido e mediado desde a ética da Psicanálise em uma relação com a Literatura e com a Arte.

Destina-se a todos os interessados, sem necessariamente ter que escrever ou ter já escrito — basta somente ser alfabetizado e ter o desejo de estar com outros para escrever/ler. O número máximo dos componentes para o Ateliê é de 15 pessoas.

A seleção dos inscritos se dará por ordem de idade (do mais velho para o mais novo) e será levado em conta, preferencialmente, o pertencimento a algum espaço público de trabalho, mesmo que de forma voluntária (ex.: escolas, associações, grupos, entidades de classe...) possibilitando, desta forma, que a experiência no Ateliê de Escrita possa tornar-se múltipla (ser levada para outros espaços formando redes de trabalho).

Mais informações podem ser obtidas na Biblioteca de Arte e Cultura do CIC (Av. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis) e pelo telefone (48) 3664.2683 (com Esni).