O documentário de curta-metragem As Rendas de Dinho, com direção e roteiro de Adriane Canan, terá sua pré-estreia em Florianópolis dia 7 de setembro, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), às 20h, dentro da programação do Cineclube Cinema Unisul. Vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2018, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o curta mostra fragmentos do universo superlativo de Ediwaldo Pedro de Oliveira, o Dinho, para além do espaço que ocupa como o primeiro e um dos únicos rendeiros do Pântano do Sul e de toda a ilha de Santa Catarina.

Na sessão, Dinho estará rendando ao vivo. Quem quiser, também pode contribuir com um quilo de alimento para doação, que será entregue por ele e as demais rendeiras do Armazém da Renda posteriormente a uma instituição.

A renda é um fio condutor de uma espécie de talk show sobre a extraordinária história da vida de Dinho, hoje com pouco mais de 60 anos. Rompeu cedo com protocolos tradicionais e, enquanto os outros garotos de uma das mais tradicionais comunidades de Florianópolis iam para alto-mar e já começavam a lida com as redes de pesca, ele aprendia a fazer renda de bilro, às escondidas, com uma prima.

Cedo também aprendeu o que é o preconceito relacionado à orientação sexual. Foi embora de sua cidade, viveu em diversos lugares: São Paulo, Toronto, Vancouver. Foi garçom, dançarino e professor de lambada, fez muitas coisas. Viveu amores, ganhou muitos amigos.

Há cerca de 20 anos, voltou ao Pântano do Sul. Já foi dono de um bar onde, entre as mesas e o balcão, tramava sua renda. Foi motorista de ambulância. Foi precursor na organização do Carnaval e nos desfiles de fantasia no Pântano. Hoje a renda é seu foco.

O filme tem a equipe composta majoritariamente por mulheres. As locações principais são o Pântano do Sul, onde Dinho vive e nasceu, e o Mercado Público, seu local de trabalho, no Armazém da Renda. Conta também com recursos de acessibilidade para o público, audiodescrição, legendas e tradução em LIBRAS.

Serviço:

O quê: Pré-estreia do curta-metragem As Rendas de Dinho
Quando: 7 de setembro (sábado), às 20h
Sessão com recursos de acessibilidade (audiodescrição e tradução em LIBRAS)
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: 12 anos.