A Biblioteca de Arte & Cultura, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), abre espaço para o estudo e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. Com o apoio do  Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (Neclit/UFSC), o Projeto Quartas Italianas pretende promover encontros mensais (sempre na última quarta-feira do mês) para uma roda de leitura de autores italianos, como Enrico Testa, Donatella di Pietrantonio, Valerio Magrelli e Michele Mari - a serem lidos e discutidos nos encontros. As inscrições estarão abertas a aprtir do dia 14 de agosto, clicando aqui.

Conforme os organizadores, a ideia geral é a de “tirar” o texto literário da sala de aula e ver como ele pode falar para leitores diversos e com sensibilidades diferentes. Como os textos nos tocam? Que diálogos as línguas italiano e português estabelecem por meio das leituras?

Para este semestre estão previstos cinco encontros a se iniciarem no dia 28 de agosto, às 17h30, na Biblioteca de Arte&Cultura do CIC, com a moderação dos professores Patricia Peterle, Andrea Santurbano, Rosi Bergamaschi Chraim e Francisco Degani.

Programação:

Quartas Italianas 201928/08 - Livro: Páscoa de Neve, de Enrico Testa. Este encontro contará com a presença do autor.
25/09 - Livro: A retornada, de Donatella di Pietrantonio. A autora fará uma palestra na UFSC no início de outubro.
30/10 - Livro: 66 poemas, de Valerio Magrelli. Este encontro contará com a presença do autor.
27/11 - Livro: Oito escritores, de Michele Mari.
18/12 - Filme: a definir.

O projeto é dirigido a um público multicultural e interessado em literatura em geral, em que por meio de textos da literatura italiana terá a oportunidade de entrar em contato com textos escolhidos e, de alguma maneira, fundamentais na literatura universal.

Inscrições: a partir de 14 de agosto neste formulário.

Informações:
Biblioteca de Arte e Cultura / Centro Integrado de Cultura