FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe filmes de diversas partes do mundo em agosto, nos gêneros de drama, suspense, comédia, além do festival de cinema fantástico Floripa que Horror, em parceria com a sessão Cinemática da Cinemateca Catarinense. As sessões ocorrem de quinta a domingo, sempre às 20h, com entrada gratuita. A realização é uma parceria do Curso de Cinema da Unisul com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço.

PROGRAMAÇÃO:

De 1º a 4 de agosto de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

o pantanoO Pântano
Direção: Lucrecia Martel
Gênero: Comédia dramática
País: França, Argentina e Espanha
Ano: 2001
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 103 minutos
Sinopse: A cidade de La Cienaga é conhecida pelas extensões de terra que se alagam com as chuvas repentinas e fortes, formando pântanos que são armadilhas mortais para os animais da região. Perto da cidade fica o povoado de Rey Muerto, em que está localizado o sítio La Mandrágora, onde são cultivados pimentões vermelhos. Para ele vão duas famílias, lideradas por Mecha e Tali. Mecha é uma mulher em torno de 50 anos, que tem quatro filhos e um marido que procura ignorar bebendo cada vez mais. Já Tali é prima de Mecha e também tem quatro filhos, sendo que ama seu marido e sua família. Em meio a um verão infernal, as duas famílias entram em conflito quando a tensão entre elas aumenta.

De 8 a 11 de agosto de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

DogvilleDogville
Direção: Lars von Trier
Gênero: Suspense, Drama
País: França, Itália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda
Ano: 2003
Duração: 178 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace, uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison, o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este período de testes, Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

De 15 a 18 de agosto de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

floripa que horror1º Floripa que Horror!
Festival de Cinema Fantástico. Sessões promovidas em parceria com a Cinemática.

15 de agosto (quinta-feira):
Apresentação com Lirous K’yo e Homenagem a Franklin Cascaes
Apresentação dos trailers: “O Espiral de Contos de Deolindo Flores”, de Rodrigo Araújo e Thiago L. Soares (SC 2019); e “O Reflexo do Abismo”, de Rafael Minari (SC/Cinema UFSC).
Exibição do filme Casa de Sudor y Lágrimas.
Casa de Sudor y Lágrimas
Direção: Sônia Escolano
Gênero: Horror, Drama
País: Espanha
Ano: 2018
Duração: 94 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Ela, líder de uma seita religiosa, lidera um grupo de pessoas. Todos moram juntos em um lugar claustrofóbico. A chegada de um personagem misterioso muda tudo.

16 de agosto (sexta-feira):
Sessão Rubens Ewald Filho - Exibição de Curtas
Classificação Indicativa: 16 anos

20h - Almofada de Penas de Joseph Specker Nys
- Uterus de Pedro Antoniutti
- O Bosque dos Sonâmbulos de Matheus Marchetti
- Dead Teenager Séance de Dante Vescio
- Pop Ritual de Mozart Freire
- Necropolis de Ítalo Oliveira
- ONI de Diogo Hayashi
- Cova Humana de Joel Caetano

17 de agosto (sábado):
Sessão Sangra Catarina -A Mata Negra
Direção: Rodrigo Aragão
Gênero: Terror
País: Brasil
Ano: 2018
Duração: 98 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

18 de agosto (domingo):
Sessão Cinemática - Lifechanger
Direção: Justin McConnell
Gênero: Suspense/Terror
País: Canadá
Ano: 2018
Duração: 84 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Drew é um ser que, para sobreviver, deve transmutar para outros corpos. Uma vez que habita um novo corpo, este começa a apodrecer, de forma que Drew necessita constantemente encontrar corpos para habitar, o que acaba criando um rastro de assassinatos. 

De 22 a 25 de agosto de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

os iniciadosOs Iniciados
Direção: John Trengove
Gênero: Drama
País: África Do Sul, Alemanha, França, Holanda
Ano: 2018
Duração: 88 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Cabo Oriental, África do Sul. Xolani, um operário solitário, viaja para as montanhas rurais com os homens de sua comunidade com intuito de atuar nos rituais de Ulwaluko, que consiste na circuncisão de adolescentes de origem Xhosa para que eles ingressem finalmente na vida adulta, tornando-se homens. Xolani assume a responsabilidade sobre um garoto da cidade que o pai teme ser homossexual e, quando o iniciante questionador descobre seu segredo mais bem guardado, o operário não tem mais paz.

 

De 29 de agosto a 1º de setembro de 2019 (de quinta-feira a domingo), às 20h:

ana e os lobosAna e os Lobos
Direção: Carlos Saura
Gênero: Drama
País: Espanha
Ano: 1973
Duração: 102 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Ana é uma jovem contratada para trabalhar como governanta em uma mansão no campo da Espanha. Mas sua beleza aguça o desejo reprimido de três irmãos que vivem na casa: o místico Fernando, que representa a Igreja Católica; José, o Exército e Juan, o sexo oprimido. Em silêncio, Ana nada faz para impedi-los e passivamente se submete aos desejos dos seus senhores, assim como o inocente povo espanhol durante o período franquista.

* A sessão de quinta-feira (29) terá debate promovido em parceira com Maiêutica, no projeto Escutando Imagens: Psicanálise e Cinema.