MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

 

A terceira edição do projeto Gerações do Masc terá como tema a obra do pintor Hiedy de Assis Corrêa, ou simplesmente Hassis. Na próxima terça-feira (30/6), às 16h30min, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) receberá Leilah Correa Vieira, filha do artista, e Denilson Antonio, colaborador da Fundação Hassis, para um encontro que proporcionará um mergulho na vida e na obra do pintor, uma fala sobre sua produção em séries, suas fotos e vídeos. Além da palestra, intitulada Assim Hassis, serão exibidos dois curtas sobre a obra de Hassis: Batucada (4min30s) e Fpolis Era (8min40s). 
 
O projeto Gerações do Masc tem a proposta de realizar uma série de encontros bimestrais com o público ao longo de 2015, com o objetivo de difundir a história institucional do Masc ao convidar um artista, crítico de arte ou professor para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. Em 2015, o Museu completou 66 anos de atividades. As duas primeiras edições contaram com a presença de José Maria Dias da Cruz, filho de Marques Rebelo, escritor carioca que trouxe a Florianópolis a grande Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF); e de Tércio da Gama, artista florianopolitano que falou sobre a geração da década de 1960 no campo das Artes Visuais.  
 
Sobre Hassis
 
Natural de Curitiba (PR), de Hiedy Assis passou a H. Assis Corrêa, depois H. Assis, para resumir-se a Hassis. Residiu em Florianópolis desde 1928. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Foram diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos, pinturas, fotografias, vídeo e escultura. Participou de aproximadamente 213 coletivas e salões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Conta com mais de 66 exposições individuais realizadas. 
 
Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde os dois anos de idade até sua morte, em 2001, e também onde tornou-se marco importante no contexto de nossa arte.
 
Sobre os ministrantes
 
Denilson Antonio -  artista e professor, atua como educador e curador no Museu Hassis desde 2010. Dentre os projetos que desenvolveu, o mais importante conquistou menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro, em 2012: o Museu Escola - Edição: Interação Museu e Escola - Reflexões sobre Mediação Educativa e Consonâncias com a Educação Contemporânea.
 
Leilah Correa Vieira - filha do artista plástico Hassis (1926-2001). Servidora pública federal, com formação em Direito, colaboradora da Fundação Hassis desde sua criação, em 2001.
 
Serviço:
 
O quê: Gerações Masc - Museu em movimento (anos 60), palestra Assim Hassis.
Quando: 30 de junho de 2015, às 16h30min
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Participação gratuita.
Informações: (48) 3664-2630

MASC é tema de nova edição do ciclo Conversando sobre Museu promovido pelo SEM/SC

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões "Conversando Sobre Museu". O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no…

MASC promove proposições educativas para o público em abril

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC)…

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…