A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa que o processo de empenho dos contratos do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017 está em fase de finalização. Fica, portanto, assim estabelecido para o dia 8 de dezembro de 2017 (sexta-feira) o envio das ordens bancárias para a instituição financeira e consequente depósito dos recursos nas contas dos proponentes em 48 horas.
A FCC, em nome do Governo do Estado de Santa Catarina, agradece a compreensão dos proponentes e pede desculpas pelas alterações no cronograma de pagamento das merecidas premiações .
A todos e a todas, os nossos votos de grandes realizações.
Cordialmente,
Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Florianópolis, 05 de dezembro de 2017
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, divulga o resultado da pesquisa realizada entre os dias 21 de setembro e 8 de outubro sobre o patrimônio cultural, mais especificamente os bens tombados, do município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O questionário contou com 213 respostas de pessoas de variadas faixas etárias, sendo a mais representativa entre 26 e 40 anos, que correspondeu a 48% dos participantes.
Crédito: Tatiana Tomazzini
O objetivo do projeto, do qual a pesquisa faz parte, é lançar um novo olhar sobre o patrimônio cultural catarinense, pensando nos bens tombados a partir de seus conjuntos, na interface dos diferentes elementos que o compõe, nos processos coletivos, que perpassam as características materiais e imateriais da nossa cultura. O projeto piloto em Urussanga vai promover o estudo específico de preservação de conjunto urbano/arquitetônico através da delimitação de poligonal de entorno dos bens já tombados pelo Governo do Estado. A partir daí será desenvolvido um projeto que subsidie uma normativa clara de intervenção nestas áreas, deixando os processos mais transparentes, e que ao mesmo tempo permita uma proteção patrimonial mais efetiva, que valorize os diversos aspectos representados por tais bens, incrementando, inclusive, a dimensão econômica do patrimônio cultural.
Resultados
A proposta do questionário foi compreender como a população residente e não residente da cidade de Urussanga percebe seus espaços, seus elementos construídos e naturais, e se existem dificuldades ou necessidades diante de tais elementos. A partir dele é possível embasar tal projeto-piloto de requalificação das edificações históricas da cidade.
A palavra mais citada na questão que solicitava que fossem elencadas as três palavras que melhor referenciavam a cidade foi "vinho", remetendo à forte conexão que a cidade possui com a produção e comercialização do produto tradicional da região, ligado à cultura local e ao patrimônio imaterial deste povo. As demais palavras mais citadas, relacionam-se também ao patrimônio histórico cultural material e imaterial da cidade tais como: "cultura", "Itália", "história" e "tradição".
Entre ambientes edificados de importância coletiva, foram citados os casarões históricos ao redor da Praça, a própria Praça Anita Garibaldi, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Percebe-se que tais edificações segundo as respostas recebidas, de alguma forma estão desvalorizadas, não sendo utilizados da maneira mais adequada a todos os possíveis usuários. Novos usos para as edificações foram propostos pela população e também novos horários de utilização e programações especiais, como shows e eventos, o que remete a um potencial econômico latente voltado à prestação de serviços ligados ao lazer, cultura e gastronomia.
Essa consulta foi extremamente relevante para que a equipe de técnicos da FCC pudesse entender a importância da identidade local para a população, e ajudará a tomar importantes decisões quanto às diretrizes de intervenção para edificações tombadas, para normatização de comunicação visual, intervenções em fachadas e entorno de bens tombados, com o intuito de deixar o processo mais claro e de fácil acesso a todos os interessados em intervir de alguma forma neste conjunto urbano/arquitetônico.
Acredita-se que a experiência adquirida em Urussanga, por meio deste projeto piloto, sirva de base para o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho a ser aplicada futuramente nas demais cidades do Estado, uma nova política de preservação do patrimônio cultural catarinense. Outras ações já estão sendo desenvolvidas buscando alinhavar os estudos de tombamento pelo Estado como um todo.
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Pesquisa: bens tombados de Urussanga
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
Em visita a Florianópolis para acompanhar os vencedores do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Visuais, Marcus Lontra - coordenador do Prêmio - se reunirá com o artista Fernando Lindote e o curador Josué Mattos, ambos ganhadores da edição 2017, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), para um debate aberto sobre as próximas etapas do evento. O encontro será na próxima quarta-feira (6), às 19h, com entrada gratuita.
Na ocasião, Lontra fará uma apresentação sobre a história deste que é considerado o principal prêmio de artes visuais do Brasil. Fernando Lindote e Josué Mattos apresentarão suas respectivas pesquisas, desenvolvidas para as exposições do Prêmio, que ocorrerão a partir de março de 2018 em Goiânia, Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre.
Sobre os participantes
Marcus Lontra é crítico de arte e curador independente. Foi diretor dos Museus de Arte Moderna, de Brasília, do Rio de Janeiro e de Recife. Foi curador, ente outras, das mostras: “Como vai você, geração 80?” (junto com Sandra Magger e Paulo Roberto Leal); “Infância perversa”, no MAM- RJ. Atualmente é curador da exposição “Amélia Toledo: lembrei que esqueci”.
Fernando Lindote é artista visual. Faz uso de diversas linguagens em seu trabalho – instalações, performances, pintura, fotografia, vídeo, desenho e escultura. Já expôs individualmente, entre outros espaços, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro; Instituto Tomie Ohtake (SP) e MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Josué Mattos é diretor e curador do MASC. Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre e concluiu mestrados em História da Arte contemporânea (Paris X) e Práticas Curatoriais (Paris I Panthéon-Sorbonne). A convite do Sesc Sorocaba, concebeu o projeto “Frestas - Trienal de Artes” e assumiu a curadoria da primeira edição.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC