FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), convida os profissionais atuantes em museus, gestores culturais e estudantes para participarem do segundo módulo do Programa de Capacitação Museológica. Esta etapa contará com a oficina de Documentação Museológica/Gestão de Acervos. As inscrições estão abertas para todas as regiões(formulário no fim desta matéria).  Nos próximos meses, a capacitação será oferecida nas demais regiões do Estado (Meio-Oeste / Serra, Oeste, Vale do Itajaí e Norte).

O objetivo é oferecer orientação técnica básica para implantação e/ou aperfeiçoamento de ações de gerenciamento de acervos dos museus, por meio da documentação, bem como a dinâmica da informação no Museu, importância da documentação museológica, preservação e gestão do acervo por meio da documentação, princípios éticos e legislação vigente sobre a gestão de acervos museológicos.

A oficina será ministrada pelo historiador e museólogo Marco Antônio Figueiredo Ballester Jr. A carga horária é de 16 horas/aula, e serão oferecidas 40 vagas gratuitas.

Inscrições: Copie o formulário abaixo no corpo do e-mail e envie para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Calendário e realização:

Florianópolis
Data: 26 e 27 de junho de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

Criciúma
Data: 28 e 29 de junho de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Endereço: Av. Universitária, 1105 – Bloco P – Universitário.

Joinville
Data: 31 de julho e 1º de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville - Rua Nove de Março, 817 - Centro.

Blumenau
Data: 02 e 03 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Blumenau - Rua Braz Wanka, 238 - Bairro Vila Nova.

Maravilha
Data: 28 e 29 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Escola E. B. Deonubem Baldissera - Av. Presidente Kennedy, 334 - Centro.

Campos Novos
Data: 30 e 31 de agosto de 2012
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) - Rua Coronel Farrapo, 1119 - Centro.

Formulário de inscrição: Programa de Capacitação Museológica

Nome:
Instituição:
Função:
Endereço completo:
CEP:
Município:
UF:
Fone:
E-mail:
Recebe os informativos do SEM/SC?
Local desejado para participação: 

Para procedimentos práticos da oficina de Documentação Museológica e Gestão de Acervos, solicitamos que os participantes tragam os seguintes materiais:

a) Objeto de pequeno porte de uso pessoal;
b) Lápis 6b;
c) Borracha (cor branca);
d) Régua (mínimo 30 cm);
e) Caneta esferográfica cores vermelha(1) e verde(1).

Importante: inscritos que faltarem às oficinas, sem justificativa, estarão impedidos de participar do próximo módulo do Programa de Capacitação Museológica.

Saiba mais sobre o programa de Capacitação Museológica clicando aqui.

Mais informações:
Telefone: (48) 3953-2374 | 3953-2375
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Realização:
Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC).

O Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille promoverá, entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, o I Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural, que pretende possibilitar reflexões sobre o Patrimônio Cultural em toda sua amplitude. O encontro contará com palestras, painéis e sessões de comunicação.

Os interessados em apresentar Comunicações Orais poderão enviar seus resumos até o dia 10/06 para o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resumo deverá conter título; Nome(s) do(s) autor(es), filiação acadêmica e e-mail; até 400 palavras; de 3 a 5 palavras-chave; formato Word for Windows; letra tipo Arial, tamanho 12 e justificado.

Os trabalhos apresentados terão seus resumos publicados na página do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade - MPCS. Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve, no site da Univille, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (47) 3461-9004.

Fonte: Com informações da Univille

O Curso de Bacharelado em Museologia, do UNIBAVE, está com as matrículas abertas para ingresso por histórico escolar para o ano de 2011. As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria do UNIBAVE no período de 13 a 23 de dezembro.

Horários:  no período matutino: das 9h as 12h, período vespertino: das 14h as 17h, no período noturno: das 19h as 22h.

Documentos necessários para matrícula:

Ø  Certificado ou Diploma do Ensino Médio ou equivalente (fotocópia autenticada)

Ø  Histórico Escolar (fotocópia autenticada)

Ø  Título de Eleitor (1 fotocópia)

Ø  Certidão de nascimento ou casamento (1 fotocópia)

Ø  Cédula de Identidade (1 fotocópia)

Ø  CPF (1 fotocópia)

Ø  Certificado de reservista (para homens) (1 fotocópia)

Ø  Atestado de vacina contra rubéola (para mulheres) (1fotocópia)

Ø  Comprovante de quitação eleitoral de 2010 (1 fotocópia)

Ø  1 foto 3x4 (recente).

Obs. As fotocópias dos documentos devem ser apresentadas juntamente com as originais.

Se desejar mais esclarecimentos, entre em contato através do telefone do UNIBAVE (48) 3466-0192 ou  Rosani (48) 96193798 e ainda pelos endereços eletrônicos:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), convida os profissionais atuantes em museus da Região do Vale do Itajaí para participarem da Oficina de Conservação Preventiva de Acervos. A capacitação ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2012, das 8h30min às 17h30min, no Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Fundação Cultural de Blumenau.

Interessados devem se inscrever preenchendo o formulário disponível nesta página (abaixo) e encaminhando os dados pea o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 13 de setembro. A capacitação tem carga horária de 16 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência.

A oficina será ministrada pela conservadora-restauradora do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturaus (Atecor), da FCC, Márcia Regina Escorteganha. A capacitação abordará as causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos; controle ambiental em espaços museológicos; manuseio e acondicionamento do acervo; mobiliário adequado, iluminação e higienização dos ambientes; além do registro e controle dos acervos museológicos.

Formulário de inscrição: Programa de Capacitação Museológica
Nome:
Instituição:
Função:
Endereço completo:
CEP:
Município:
UF:
Fone:
E-mail:
Recebe os informativos do SEM/SC?
Local desejado para participação:

Para procedimentos práticos da oficina de Documentação Museológica e Gestão de Acervos, solicitamos que os participantes tragam os seguintes materiais:
a) Guardapó;
b) Óculos de proteção;
c) Trincha (pincel macio e largo);
d) Objeto tridimensional ou documento pessoal em mau estado de conservação.

Serviço:

O quê: Oficina de Conservação Preventiva de Acervos
Quando: 18 e 19 de setembro de 2012, das 8h30min às 17h30min.
Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB) - Rua XV de Novembro, 161 – Centro – Blumenau – SC.
Informações: (48) 3953-2374 / 3953-2375 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições gratuitas e limitadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

 

 

Após a realização do 4º Fórum Nacional de Museus, a Comissão Organizadora do evento criou um Grupo de Trabalho para a sistematização do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que abrangeu a revisão das diretrizes com suas respectivas estratégias, ações e metas, resultado das discussões realizadas nas plenárias estaduais e nas plenárias e minifóruns realizados durante o evento.  O PNSM, o qual irá compor o Plano Nacional de Cultura (PNC), é decorrência das discussões realizadas desde a II Conferência Nacional de Cultura, bem como do seu conjunto de reuniões setoriais, particularmente, a 1ª Pré-Conferência de Museus e Memórias.

 

Com base no Art. 16 do Regimento Interno do 4º FNM, coube ao Grupo de Trabalho realizar proposições ao texto com vistas a possibilitar maior coerência e clareza à sua leitura. A revisão das propostas teve por princípios respeitar ao máximo a redação original e, nos casos em que foi necessária alguma proposição, utilizar-se de elementos do texto para sua composição.

 

Assim, tendo como princípio o caráter participativo na elaboração das diretrizes do PNSM, o documento está disponível neste site, para consulta pública, durante o período de 3 a 13 de novembro.

 

Estão disponíveis nesta página o documento para consulta pública, com as proposições elaboradas pelo Grupo de Trabalho, e o texto original. Todas as ações estão numeradas e as proposições sugeridas estão sinalizadas por um asterisco.

 

As contribuições devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. como no modelo abaixo. Só serão consideradas as manifestações relacionadas às proposições sinalizadas por um asterisco. As contribuições deverão ser apresentadas no sentido de adequar ou ajustar as propostas sugeridas, tendo em vista que as ações foram aprovadas em Plenária Nacional.

 

As contribuições serão avaliadas pela Comissão Organizadora do 4º Fórum Nacional de Museus. 

Desde já agradecemos a sua participação.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 4º Fórum Nacional de Museus

 

Modelo de email

 

Nome:
RG:
Instituição:
Nº da Ação:
Contribuição: 

PNSM - Consulta Pública

 

 

PNSM - Texto original

 

 

Mais informações: www.museus.gov.br   

Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC   
Data de Publicação:  03/11/2010