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A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas para a Oficina de Pífanos, que ensinará a construir e tocar a flauta tradicional brasileira. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, pelos telefones (48) 3664-2638 (das 8h às 13h) e 3664-2639 (das 13h às 19h). As aulas iniciam-se no dia 13 de maio e serão ministradas pelo professor Bernardo Sens no Centro Integrado de Cultura (CIC). A oficina é gratuita.
 
Serão oferecidas quatro turmas, de acordo com o grau de conhecimento dos participantes. A idade mínima para participação é de 12 anos (exceto para a Turma IV). Confira o quadro de horários:
 
Turma I - Iniciante
Quando: terças-feiras, das 15h30min às 17h.
Período: de 13 de maio a 15 de julho de 2014.
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma II - Intermediário
Quando: terças-feiras, das 17h30min às 19h.
Período: de 13 de maio a 15 de julho de 2014.
Sinopse: prática de repertório típico e criação musical.
Pré-requisito: possuir um pífano na tonalidade de dó maior e habilidade para tocar músicas simples.
 
Turma III - Iniciante
Quando: sextas-feiras, das 10h às 11h30min.
Período: de 16 de maio a 18 de julho de 2014.
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma IV - Infantil
Quando: quintas-feiras, das 16h às 17h.
A partir de 15 de maio
*Idade recomendada: de 8 a 10 anos. 
Sinopse: construção do pífano, práticas e brincadeiras musicais com objetivo de desenvolver a musicalidade, técnicas básicas do instrumento e repertório inicial.
 
Sobre o Pífano
 
Instrumento musical versátil, o pífano é comumente usado em músicas folclóricas e em gêneros musicais como baião, frevo, choro, ciranda, entre outros. Possui todas as 12 notas da escala musical e alcança uma extensão de 2 a 2 ½ oitavas. É afinado em tons específicos, de acordo com as dimensões do material utilizado.
 
O pife foi adaptado das flautas populares europeias e, no Brasil, sofreu influências indígenas, sendo construído tradicionalmente com bambu. Atualmente, é construído com diversos materiais, tais como metal, plástico e madeira, e utilizado em festas populares, cerimônias cívicas e religiosas na maior parte do país. O curso proporcionará, inicialmente, a construção do pífano de cano de PVC e, ao longo das aulas, de bambu. Ao final dos primeiros encontros, os participantes terão seu próprio instrumento e desenvolverão o repertório tradicional de músicas regionais.
 
Serviço: 
O quê: Oficina de Pífano da FCC
Onde: Oficinas de Arte - Sala 10 - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis - SC
Idade mínima: 12 anos, exceto para a Turma IV.
Número de vagas: 12 em cada turma.
Oficina gratuita.
 
Informações e inscrições: 
Telefone: (48) 3664-2638 (8h às 13h) / 3664- 2639 (13h às 19h).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre a temporada de oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC) com vagas para Oficina da Palavra, Linguagem em Artes Plásticas, História da Pintura – do Século XV ao início do Século XX, Composição e Teoria das Cores e Oficinas de Gravura. Inscrições pelo telefone (48) 3664-2638, de 14 a 21 de março, das 7h às 13h.

Confira as oficinas

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos

Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03

História da Pintura – do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15

Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário: das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Diretoria de Difusão Artística, anuncia a abertura oficial  nesta quarta-feira (13), às 19h30min, da mostra Memoriando, exposição de livros de artistas. No Espaço das Oficinas do Centro Integrado de Cultura, de 13 de novembro a 8 de dezembro, a proposta reúne trabalhos de Eneida de Soares de Macedo, Helena Werner, Lucila Bach, Patrícia Amante, Sonia Albuquerque, Sonia Brida, Terezinha Dias, Tina Merz e como convidados Cássia Aresta, Daniel Silva Chaves, Jayro Schmidt, Sandra Correia Favero. Também prevê homenagens a Marco Antônio Martins (in memoriam).

 

Livro do artista

 

          “ O livro convencional, por mais esmerado que seja, cumpre uma função que conhecemos.

           O Livro do Artista, em todas as suas formas, está sempre no horizonte do que vai ser conhecido, pelo artista que o faz e pelas pessoas que vão manuseá-lo, pois livro assim, mesmo acabado a partir de algum conceito, propõe a coautoria, o que deve ser interpretado como a mente do artista experimentada pela mente dos demais.

          Por isso, o Livro do Artista é um objeto único para a multiplicidade de situações que varia por meio de quem o lê e descobre suas potencialidades guardadas em cada detalhe, o que implica dizer que se trata de materialidade sensível que abrange todos os tipos de suportes, cada qual escolhido conforme o que o artista quer transmitir.

         Ao sugerir que livro assim é lido, quero dizer que a ideia de leitura tem um sentido amplo, ou seja, ler com o corpo inteiro, o que leva o sentir ao sentido. E se alguém obtém o sentido, deste surgem outros sentidos.

          Este foi o propósito da mostra, coeficiente artístico da oficina dirigida por Patrícia Amante, incluindo artistas convidados, cada qual com seus livros que revelam a genealogia de cada 

         Portanto, livros de atravessamentos que qualifico como sendo mágicos, a exemplo do livro de Próspero, o personagem de A tempestade, de Shakespeare.”

(Jayro Schmidt, artista visual e ensaísta)

Serviço: Memoriando: exposição de livros de artistas.

De 13 de novembro a 8 de dezembro de 2013.

Entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio das Oficinas de Arte, está com inscrições abertas para três turmas da Oficina de Pífanos. Interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo telefone (48) 3953-2310. As aulas iniciam-se no dia 6 de novembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
 
O curso proporcionará, inicialmente, a construção do pífano de cano de PVC e, ao longo das aulas, de bambu. Ao final dos primeiros encontros, os participantes terão seu próprio instrumento e desenvolverão o repertório tradicional de músicas regionais.
 
Podem participar adolescentes e adultos com idade a partir de 12 anos. Serão oferecidas 15 vagas em cada turma. 
 
Sobre o instrumento
 
Instrumento musical versátil, o pífano é comumente usado em músicas folclóricas e em gêneros musicais como baião, frevo, choro, ciranda, entre outros. Possui todas as 12 notas da escala musical e alcança uma extensão de 2 a 2 ½ oitavas. É afinado em tons específicos, de acordo com as dimensões do material utilizado. 
 
O pife foi adaptado das flautas populares europeias e, no Brasil, sofreu influências indígenas, sendo construído tradicionalmente com bambu. Atualmente, é construído com diversos materiais, tais como cano de metal, plástico e madeira, e utilizado em festas populares, cerimônias cívicas e religiosas na maior parte do país. 
 
Turmas
 
Turma I 
Dia: Terças-feiras 
Horário: das 15h30min às 17h
Período: de 6 de novembro a 10 de dezembro de 2013
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma II 
Dia: Quartas-feiras 
Horário: das 10h às 11h30min
Período: de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2013
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma III 
Dia: Terças-feiras 
Horário: das 17h30min às 19h
Período: de 6 de novembro a 10 de dezembro de 2013
Sinopse: prática de repertório típico e criação musical.
Pré-requisito: possuir um pífano na tonalidade de dó maior e habilidade para tocar músicas simples.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Fundação Catarinense de Cultura leva para o interior do Estado um recorte dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura com o Projeto Vivências Itinerantes. Com duração de uma semana, nos dois períodos, a oficina destina-se a professores, arte-educadores, artistas e público interessado em arte. A proposta é alternar os trabalhos em várias regiões do Estado. 
Do dia 21 a 25 de outubro a FCC estará em Garopaba e nos dias 18 a 22 de novembro, em Palhoça. O primeiro módulo do programa foi de 7 a 11 de outubro, em Paulo Lopes. Os municípios interessados para os próximos módulos precisam entrar em contato com a Diretoria de Difusão Artística pelo telefone (048) 39532314. As inscrições são gratuitas.
 
As oficinas
Cultura e Linguagem 
A Oficina de Cultura e Linguagem introduz noções de cultura e linguagem no contexto da Arte e do fazer artístico. De maneira lúdica e interativa, a partir do som e da fala, da poesia, da música e da melodia, propõe-se um passeio pela percepção e expressão artística, ao mesmo tempo em que é oportunizada aos participantes a aproximação das demais linguagens artísticas vivenciadas em cada oficina e sua expressão de forma integrada.
 
 
Facilitador: Luiz Mesquita – Tradutor e Intérprete. Trabalha com cultura, linguagem e meio ambiente. Dedica-se, como forma de expressão artística, à música e à poesia.
 
 
 
Pintura 
 
Dentro da contemporaneidade a pintura não é só o ato pictórico, tinta e pincel, mas sim todo um processo criativo que leva ao diálogo de material e ideias. Com este foco as oficinas de Pintura proporão para arte-educadores e público interessado em geral, investigar suas linguagens para melhor aproveitar os experimentos e os materiais empregados durante o percurso das mesmas. Orientar a manipulação de elementos básicos em benefício da busca de identidade pessoal em suas obras.   
 
Número de vagas por turma: 10 pessoas.
 
Facilitador: Cássia Aresta – Artista plástica.
 
 
Papel Reciclado
A Oficina de Papel Reciclado tem como objetivo desenvolver a capacidade crítica do aluno através da prática da reciclagem, com a utilização de papéis, fibras, flores e outros materiais, explorando a linguagem do papel em sintonia com a produção artística contemporânea. Estimulando a construção criativa, através das emoções, vivências e memória, busca-se despertar o potencial criativo através da criação do papel, a linguagem visual e a percepção, introduzindo assim uma nova concepção de ver, de olhar o mundo.
 
Número de vagas por turma: 12 pessoas.
 
Facilitador: Patrícia Amante. Professora de Artes Plásticas/Educação Artística com especialização em ‘Linguagem Plástica Contemporânea’. Desde 1990 é responsável pela implantação de várias oficinas em diversas entidades públicas e privadas em Santa Catarina. 
 
Gravura
A Oficina de Gravura trabalha com meios manuais na experimentação de técnicas e matrizes variadas, através da xilo e monotipia. Amplia o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.
 
Número de vagas por turma: 12 pessoas.
 
Facilitador: Carlos Alberto Oliveira (Bebeto) – Artista Plástico. Professor nas Oficinas de Artes do CIC. Dedica-se ao ensino e à criação artística através da Gravura: Lito, Xilo, Monotipia e Gravura em Metal.
 
 
Teatro/Dança
A Oficina de Teatro e Dança aborda os fundamentos básicos na arte da encenação dramática como voz, gesto, uso do espaço cênico, contracena, improvisação, criação de personagens e dramatização de pequenas cenas. Une atividades práticas em torno da dança contemporânea, moderna e balé clássico sob novas perspectivas e relações com técnicas corporais de Hatha Ioga e educação somática. A improvisação, no que se refere à criação e à imaginação oportunizadas, vem a ser um método de ensino e também uma dança em si.
 
Número de vagas por turma: 30 pessoas.
 
Facilitador: Elke Siedler é bailarina da Siedler Cia de Dança, professora substituta da graduação em Teatro da UDESC, doutoranda em Comunicação e Semiótica (PC/SP) e sócio-proprietária da Célula Cultural Mané Paulo, em Florianópolis/SC.
 
 
Serigrafia
A Oficina de Serigrafia trabalha com técnicas gráficas e seus principais processos, valorizando a gravura como meio de expressão, assim como meio expressivo em diferentes linguagens artísticas. Desenvolve o conhecimento de alguns elementos básicos, como a orientação de gravura, impressão, multiplicação da imagem, e o uso de materiais alternativos como suporte.
 
Número de vagas por turma: 12 pessoas.
 
Facilitador: José Antonio Fagundes (Zé Fagundes). Formado em Artes Plásticas pela UDESC, atualmente ministra oficinas no Coletivo Artístico – Nacasa. Trabalha com serigrafia desde 1984.
 
 
Música
A Oficina de Música aborda o fazer musical a partir da brincadeira, do jogo lúdico entre o instrumento e o participante. Parte da concepção musical a partir do corpo e do instrumento como extensão deste. Introduz o ritmo como noção fundamental na construção musical. Instrumentos de percussão serão utilizados e ritmos brasileiros/africanos serão abordados. Busca dar aos indivíduos participantes a possibilidade da descoberta do ritmo e a motivação do fazer musical coletivo. 
 
Número de vagas por turma: 15 pessoas. 
Facilitador: Nicolas Malhomme - Músico/Percussionista 
 
Serviço:
Projeto Vivências Itinerantes - Oficinas gratuitas
Garopaba: dias 21 a 25 de outubro
Palhoça: dias 18 a 22 de novembro
Informações: (048) 39532314

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC