Por enquanto, é somente um projeto, mas foi dada a largada para a formação do Fórum Permanente de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis. A primeira reunião, que reuniu 13 entidades, ocorreu na noite de quinta-feira (4 de setembro) na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. O objetivo é tentar unificar ações públicas e privadas que já ocorrem isoladamente.

O Centro Histórico é a faixa que fica entre a ponte Hercílio Luz e o Hospital de Caridade. Nesse trecho, estão a praça 15 de Novembro e edificações históricas como o Mercado Público, a antiga alfândega, a catedral, o Palácio Cruz e Sousa, o Teatro álvaro de Carvalho (TAC) e o museu da Escola Catarinense.

Segundo Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), uma das entidades participantes da reunião, o fórum não vai se ater somente à restauração de prédios históricos, mas um deles já entrou na pauta de discussões.

Construído em meados do século 18, o antigo Palácio Dias Velho, que serviu de cadeia e Câmara de Vereadores durante a maior parte de sua existência, precisa de restauração urgente e não tem ainda uma ocupação definida, mas deverá abarcar uma atividade ligada à cultura.

Um dos projetos do fórum é criar uma sinalização com informações dos prédios e da história da cidade. As galerias de arte do Centro, diz Anita, vão ganhar mais visibilidade com mais divulgação. O cinema poderá ganhar uma sala de rua e a idéia é criar outros espaços culturais, privilegiando o artesanato.

"A nossa intenção é qualificar o uso destas áreas, com cafeterias, transformando a região numa área de compras e de lazer", diz a presidente da FCC.