ATENÇÃO: Inscrições encerradas!

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, realiza a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos do Programa de Capacitação Museológica. O encontro será presencial e ocorrerá  de 4 a 6 de junho de 2024, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, em Orleans (SC).

:: Inscrições gratuitas e abertas clicando aqui

Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de profissionais das instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 20 horas.

O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos. A oficina será ministrada pela conservadora/restauradora Karen Kremer do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis.

O que é o Programa de Capacitação Museológica?

O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Conservação Preventiva de Acervos
Ementa: Museus e a preservação, Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13), Política de Aquisição e Descartes de Acervos, Causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos. Controle ambiental em espaços museológicos. Manuseio e acondicionamento do acervo. Mobiliário adequado, iluminação e higienização dos ambientes. Registro e controle dos acervos museológicos.

Ministrantes

Karen Kremer - Mestre em Estudos da Tradução pela PGET, UFSC. Cursou especialização em Restauração e Conservação pela UIA na Itália (1999). Graduada em Licenciatura em Educação Artística habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994). Foi professora de língua e cultura italiana por dez anos. É atriz, roteirista, tradutora e dramaturga. Desde 2010 é analista de cultura, cargo público efetivo, exercendo a função de conservadora-restauradora no Atecor (Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais) da FCC - Fundação Catarinense de Cultura desde 2013, onde, atualmente, é coordenadora do setor.

Thiago Guimarães Costa - Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Química Inorgânica pela mesma instituição. Durante seu mestrado realizou mobilidade
acadêmica na Faculdade de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa - Portugal sob orientação da Dra. Maria Madalena Hummanes. Possui graduação em Química - Bacharelado e Licenciatura - UFSC. No ano de 2019 realizou pós-doutorado na área de química de materiais aplicada ao patrimônio cultural visando à conservação, segurança e salvaguarda de bens culturais. É bacharel em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. É o criador e responsável do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens
Culturais Móveis - Atecor, pioneiro no Estado e sediado na Fundação Catarinense de Cultura - Florianópolis / SC, atuando na área interdisciplinar de química aplicada ao patrimônio cultural, onde realiza análise de materiais constitutivos de bens culturais e pesquisa de novos materiais que possam ser aplicados na conservação e restauro de obras de arte. Entre 2013-2018 foi o coordenador técnico do ATECOR. É conselheiro no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, gestão 2017/2019-2019-2021. É vice-presidente da Associação Catarinense de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais - ACCR, gestão 2020-2023. Revisor de revistas científicas nacionais e internacionais na área de química, ciência da conservação e patrimônio cultural. Tem experiência e realiza sua pesquisa na área de química inorgânica, visando a caracterização de materiais, comportamento eletroquímico, espectroscopia e suas aplicações na área de patrimônio cultural.

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis - Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em 2015. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007, e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018. É servidor público da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de museólogo, exercendo atualmente a função de coordenador do Sistema Estadual de Museus. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), 2012-2013, e o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2014-2015. Presidiu o 5º Fórum Catarinense de Museus, em 2019, e participou da
sua organização.

O quê: Oficina de Conservação Preventiva de Acervos - Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC
Quando: de 4 a 6 de junho de 2024, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30