FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Biblioteca Pública de Santa Catarina está completando 170 anos no dia 31 de maio e, para comemorar, foi montada uma programação especial. As atividades ocorrerão na própria Biblioteca e também no Centro Integrado de Cultura (CIC), ambos espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

::   Programação BPSC 170 anos

Para dar o pontapé inicial nas comemorações, escritores da Academia Catarinense de Letras (ACL) participam de uma roda de conversa no dia 22 de maio, às 15h, no Cinema Gilberto Gerlach, do CIC, com o tema "O papel da Biblioteca no processo de leitura e construção da escrita". Estarão presentes a presidente da ACL, Lélia Pereira da Silva Nunes; o vice-presidente da ACL, Moacir Pereira; além do convidado especial, o escritor, membro da ACL e da Academia Brasileira de Letras, Godofredo de Oliveira Neto. O encontro terá como mediadora a 1ª secretária da ACL, a escritora Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Na ocasião, haverá cerimônia com homenagens e coquetel.

Nos dias 23, 24, 27 e 28 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco de bate-papos com escritores, oficinas e cafés literários, workshop, palestra com o presidente da FCC, Rafael Nogueira, entre outras atividades. Será lançado, também, o Concurso de Poesias dos 170 anos da BPSC, com o tema "Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes da biblioteca". Para participar, os interessados devem enviar uma poesia escrita, gravada ou filmada pelo formulário disponível em bit.ly/poesiasbpsc170. Os 27 textos vencedores farão parte de um e-book.

Outra iniciativa que contempla o aniversário da instituição é o lançamento da quarta edição do Desafio da BPSC: "Desenho do livro que eu li - Inclusivo". Crianças e adolescentes, residentes no estado, com idades entre 0 e 14 anos, podem enviar desenhos inspirados em um livro que tenham lido. A modalidade do concurso é desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas ou uso de qualquer técnica, desde que feita em folha de papel A4, conforme o regulamento do concurso que será divulgado em breve no site da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Encerrando a programação, no dia 29 de maio, às 20h, o Instituto Musical Coreográfico "Asas do Ipiranga" apresenta o espetáculo "Era uma Vez" no palco do Teatro Ademir Rosa. Serão encenados trechos de dez obras infantojuvenis, como "Pinóquio", "A Bela e a Fera", "A Pequena Sereia", "O Mágico de Oz", "O Rei Leão", "Frozen", "Moana", "Aladdin", entre outros. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site Sympla