O espetáculo “Z”, com o artista Alejandro Ahmed, inicia no mês de maio um circuito de apresentações por Santa Catarina. A ação faz parte do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prevê a realização espetáculos gratuitos à população, com o intuito de proporcionar a circulação da cultura catarinense e que integra o Programa SC Mais Cultura, lançado pelo Governo do Estado. Por meio desta ação, 36 grupos foram contratados para realizar, cada um, 10 apresentações.

O espetáculo "Z" estreou em 2018, é uma criação em dança com direção e performance de Alejandro Ahmed. Trata-se de uma obra músico-coreográfica desenvolvida na imbricação entre corpo, composição generativa e coreografia. Em "Z" a co-implicação entre o som e o mover propõe a construção de um espaço que se constitui como um ecossistema. Dança e música são sobrepostas e moduladas no corpo. "Z" propõe o som como um acionamento sinestésico de movimento. O corpo se retroalimenta da interdependência com o ambiente que constitui e em que é constituído. Uma peça formulada como labirinto melódico, cinético e ritual guiado por uma guitarra - ao mesmo passo instrumento, objeto, corpo estendido, signo -, que evoca voz, respiração, forma e palavra sem memória como uma incorporação de alteridade. A apresentação tem duração de uma hora e a classificação indicativa é livre.

Os ingressos serão distribuídos nos locais uma hora antes de cada apresentação.

A circulação do espetáculo "Z" percorrerá as seguintes cidades:

- ITAJAÍ – dias 05/05 e 06/05, às 20h

Local: Teatro da Casa de Cultura - R. Hercílio Luz, 655 - Centro, Itajaí (SC)

- NAVEGANTES - 07/05, às 21h

Local: Cineteatro do CEU das Artes e Esportes Unificados

R. Ver.José Flávio Soares, 135 - Nossa Sra. das Gracas, Navegantes (SC)

- RIO DO SUL - 09/05, às 21h

Local: Teatro Domingos Venturini - Fundação Cultural de Rio do Sul

Rua Rui Barbosa, 204, Bairro Budag, Rio do Sul (SC);

- BLUMENAU - 11/05, às 20h

Local: Auditório Carlos Jardim - Rua XV de Novembro, 161 - Centro, Blumenau (SC);

- POMERODE - 13/05, às 20h

Local: Teatro Municipal de Pomerode - ​​Rua Hermann Weege, 111 - Centro, Pomerode (SC);

- JARAGUÁ DO SUL - 15/05, às 20h

Local: SCAR - Espaço Multiuso 5 - R. Octaviano Lombardi - Czerniewicz, Jaraguá do Sul (SC);

- JOINVILLE - 16/05, às 21h

Local: Associação Joinvillense de Teatro (Rua VX de Novembro 1383  - Glória (anexo Cidadela Cultural Antártica), Joinville (SC)

- SÃO FRANCISCO DO SUL - 17/05, às 21h

Local: Cine Teatro X de Novembro - R. Dr. Hercílio Luz, 50, Centro, São Francisco do Sul (SC);

- PORTO BELO - 18/05, às 21h

Local: Palco das Artes Av. Francisco Severiano dos Santos, 137 - Vila Nova, Porto Belo (SC).

FichaTécnica:

Criação, Direção e Performance: Alejandro Ahmed.

Direção compartilhada: Mariana Romagnani

Assistência de ensaio e Assistência de produção: Karin Serafin.

Interlocução para som e iluminação: Hedra Rockenbach 2018/2020 Coordenação técnica: Grupo Cena 11

Operação de Vídeo, luz e Som: João Peralta

Interlocução para operação de som: Eduardo Serafin

Sobre o artista:

Alejandro Ahmed é coreógrafo, diretor artístico, e performer. Junto ao Grupo Cena 11 Cia. de dança, promove o desenvolvimento de uma tecnologia de movimento que objetiva produzir uma dança em função do corpo e suas extensões.  Um corpo que catalisa através do movimento suas relações com o meio no qual se encontra imerso. Esta técnica foi nomeada de "percepção física" e é um dos pontos que estrutura o seu atual trabalho, voltando sempre seu olhar para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este "outro" um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

:: Saiba mais sobre o IDC