FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, comemora-se o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, considerada a heroína de dois mundos.

Anna Maria de Jesus Ribeiro, que depois se tornaria Anita Garibaldi, nasceu no Sul de Santa Catarina e transcorreu sua vida na primeira metade do século XIX, época em que Brasil obteve sua independência de Portugal e na qual ocorreram lutas que determinaram o tipo de ordem política e social que iria vigorar pela maior parte daquele século no país.

Ela se envolveu diretamente nos acontecimentos da Revolução Farroupilha, quando foi proclamada a República Catarinense (ou Juliana), em1839, na cidade de Laguna, onde ela vivia. Foi nesse momento que Anita iniciou sua trajetória com Giuseppe Garibaldi que somente terminaria com a morte dela quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.

:: Clique aqui e confira detalhes da vida de Anita Garibaldi

Enquanto que no Brasil a memória de Anita permaneceu oculta ao longo do século XIX, na Itália ela passou a ser celebrada juntamente com seu marido Giuseppe Garibaldi como heroína da unificação italiana.

Mas o legado de Anita Garibaldi, em 2021, é fortemente lembrado pelo poder público, entidades e escritores, entre outros. Desde exposições a peças de teatro, Santa Catarina honra a memória de sua filha das mais diversas formas.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por exemplo, organizou a mostra Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão, que está em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), na capital. Para celebrar a data, foi proposta uma atividade interativa pedindo que os visitantes deixem suas mensagens à aniversariante.

Outra ação é o Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi que está com inscrições abertas, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos. 

:: Clique aqui e confira as ações da FCC para o Bicentenário de Anita Garibaldi