FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Novas mudas da Rosa de Anita serão plantadas em cidades italianas em continuidade ao projeto Uma Rosa para Anita, criado para marcar os 200 anos de nascimento da heroína. Até 2021, quando se completa o bicentenário, diversas atividades estão previstas em Santa Catarina e na Itália.

A Rosa de Anita é o símbolo das comemorações de 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, que serão celebrados em 2021. Trata-se de uma flor híbrida desenvolvida por pesquisadores italianos para marcar o bicentenário de nascimento da heroína. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) coordena a comissão estadual criada para tratar das festividades.

Cronograma previsto:

3 de outubro - Município de Aprilia (LT)
4 de outubro - Município de Riofreddo (Roma)
10 de outubro - Município de Montiano (FC),
18 de outubro - Município de Poggio Torriana (FC)

Aqui em Santa Catarina, mudas da Rosa de Anita também foram plantadas nos municípios de Laguna, Imbituba, Tubarão, Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos, Garopaba e Florianópolis.

Além da FCC, o grupo estadual também é composto por diversos órgãos estaduais como a Secretaria de Assuntos Internacionais, Secretaria de Educaçã, Santur e Casa Civil, além de prefeituras e entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci, Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Em agosto de 2019, mês do aniversário da heroína, Santa Catarina recebeu a visita de uma comitiva de representantes italianos do projeto Una Rosa per Anita. Em fevereiro de 2020, o estado recebeu a bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi, Annita Garibaldi.