FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Na próxima terça-feira,  dia 21, será realizada a primeira das quatro ações previstas no projeto LUGAR DE PIADA – Porque ainda rimos disso?”, proposta pelo ator e dramaturgo Malcon Bauer. A ação seria realizada de forma presencial, gratuita e aberta ao público, mas devido ao isolamento imposto pela pandemia de COVID-19, será realizada via transmissão online ao vivo no canal https://www.youtube.com/cialavaca.

Grande parte da carreira do ator e dramaturgo Malcon Bauer é dedicada ao humor. São mais de 15 anos voltados ao fazer cômico. Porém, o momento atual o levou a questionar seu próprio trabalho na comédia. A origem de cada piada, seus “alvos” e suas consequências. O mundo está sendo revisto. O ato de rir de algo nunca foi tão político como hoje.

Inspirado no conceito “lugar de fala”, popularizado pela filósofa brasileira Djamila Ribeiro e que lança o questionamento sobre quais sujeitos têm direito à voz em uma sociedade organizada sob os princípios da branquitude, da masculinidade e da heterossexualidade, nasce o projeto de pesquisa “LUGAR DE PIADA – Porque ainda rimos disso?”.

A ideia do projeto é investigar os limites do humor e o modo como a comédia se relaciona com minorias e grupos específicos, além de contribuir para um debate de extrema relevância na atualidade.

Tem sido fundamental a colaboração de artistas de Florianópolis que têm a comédia como um aspecto de seu trabalho: Drica Santos, Thais Putti, Selma Light, WMarcão, Arthur Gomes e Vanderléia Will foram convidados a compartilhar suas vivências e inquietações sobre o tema, além de lançar provocações sobre a escrita de Bauer na construção de um texto cômico original. Uma comédia que discutirá o “fazer” da própria comédia.

Na próxima terça-feira Bauer fará uma abertura do processo de escrita do texto e contará com a participação de parte dos artistas entrevistados.

Esta é a primeira ação do projeto, que ainda prevê leituras dramáticas do texto na íntegra.

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura ∕ Artes – Edição 2019.

Serviço:

O QUÊ:  Abertura de processo - LUGAR DE PIADA – Por que ainda rimos disso?

QUANDO: 21/07/2020, terça-feira, 20h

ONDE: https://www.youtube.com/cialavaca

Fonte: Assessoria de Imprensa do Projeto