FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

Para facilitar a divulgação do trabalho dos produtores, produtoras e artistas, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) criou um formulário para envio dos dados sobre os eventos virtuais que estão ocorrendo neste período de isolamento social. Além dos promovidos pelos contemplados nos editais da instituição, como o Elisabete Anderle e o #SCulturaemSuaCasa, todos os eventos enviados pelo formulário disponível neste link serão divulgados na Agend@ Cultur@l, publicada no site cultura.sc.gov.br.

A Agend@ será atualizada sempre às segundas-feiras, portanto, é importante que os dados do evento sejam enviados até o domingo anterior a sua realização para que constem na matéria.

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes da Agend@ Cultur@l.
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:">www.youtube.com/c/CinemáticasClassificação indicativa: varia de acordo com o filme exibido

Nome do evento: Projeto Danças populares do litoral catarinense: visitando as memórias e o olhar de uma mestra popular
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: O projeto Danças Populares do Litoral Catarinense: visitando as memórias e o olhar de uma mestra popular tem como objeto revisitar, ampliar e ressignificar uma pesquisa sobre danças e cantigas populares tradicionais do litoral catarinense, mais especificamente da Ilha de Santa Catarina. Este projeto também propõe realizar ações de caráter formativo sobre estas danças e cantigas e divulgar o que será produzido através das redes sociais, assim como por meio de ações de compartilhamento (partilha festiva), que serão realizadas enquanto contrapartida social.
Links de acesso:
www.instagram.com/arredaboi
https://www.facebook.com/arreda.boi.de.mamao
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Publicação Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Visando promover a difusão do conhecimento arqueológico e histórico de Santa Catarina, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta publicação elaborada no âmbito do projeto Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos, concebido pelo setor de Arqueologia em parceria com a arqueóloga Ana Cristina de Oliveira Sampaio. O projeto chama atenção para os acervos das fortalezas sob a guarda do museu e o potencial que oferecem para pesquisas no campo da arqueologia histórica e cultura material. A publicação disponibiliza o trabalho de análise, identificação, contextualização e registro
fotográfico de fragmentos e peças em faiança, faiança fina, grés, vidro, cerâmica, fivelas, botões, munições de chumbo e pederneiras, e que fazem parte acervo da Fortaleza São José da Ponta Grossa.
As informações obtidas a partir deste processo de pesquisa revelam novas abordagens e trazem à
tona outras narrativas que vão além dos aspectos apresentados por documentos históricos e de
ações de restauro arquitetônico das fortalezas.
Link de acesso: https://arquivos.ufsc.br/f/5b2c48e62343464bab83/?dl=1
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Livro 5 Histórias para Pequerruchos
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Voltado para mediadores de leitura, professores e contadores de histórias, o livro traz cinco histórias para crianças pequenas, em que animais vivenciam situações e sentimentos humanos, proporcionando reflexão acerca de temas relacionados ao viver em sociedade. Além disso, os contos trazem jogos sonoros como rimas, aliterações e onomatopeias, além de explorar noções práticas como unidade-conjunto, repetição, espaço, tempo, partes do corpo e causa-consequência.
Link de acesso:
Livro digital: https://books.google.com.br/books?id=f0MZEAAAQBAJ&hl=pt-BR&num=10
Audiolivro: https://soundcloud.com/lieza-neves/sets/5-historias-para-pequerruchos
Versão em áudio: https://www.youtube.com/watch?v=N9hjkGULpGE
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Documentário Moda e Memória no Vale
Cidade de origem: Blumenau
Resumo: O documentário foi feito a partir de entrevista aberta com quatro mulheres do Vale do Itajaí. Elas contam suas vivências e experiências com os fazeres que permeiam a moda.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Qc6VX9dqhrs&t=17s
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: A Fada Sonhador
Cidade de origem: Blumenau
Resumo: A contação é sobre a história de uma Fada sonhadora e ousada e de um Duende sapeca e orelhudo. Os dois estão sempre em busca de novas aventuras, mas a Fada queria algo inusitado, realizar o maior dos seus sonhos que era voar na vassoura de uma bruxa em noite de lua cheia. Então os dois amigos se unem, mas será que eles conseguirão realizar o sonho da fada?
Link de acesso: www.instagram.com/afadasonhadora
Classificação indicativa: 1 a 5 anos

Nome do evento: Videoaula Escalas e Acordes
Cidade de origem: Nova Trento
Resumo: Série de 10 videoaulas do professor de música Alan Facchini que abordam a teoria musical usada para a formação de escalas e acordes.
Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCwyJWhBYkZabVpSgogdzU4A
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Websérie Escritores Catarinenses
Cidade de origem: Navegantes
Resumo: Vídeos sobre 10 escritores catarinenses. São eles: Cristiano Moreira, Demétrio Panarotti, Urda Klueger, Katherine Funke, Lausimar Laus, Arnaldo Brandão, Franklin Cascaes, Cruz e Sousa, Delminda Silveira e Othon Gama Deça. O objetivo do projeto é estreitar o relacionamento de quem escreve em Santa Catarina com o público, atrair novos leitores para uma abordagem da literatura como ferramenta artística e de comunicação.
Link de acesso: https://www.projetoentrelinhas.com.br/
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: E-book e audiolivro "Uma tela branca: um guia para a produção de documentários"
Resumo: O objetivo deste livro é fazer com que o leitor, que está iniciando sua carreira no cinema e quer produzir documentários, entenda o princípio do desenvolvimento de projetos e desenvolva seus roteiros e argumentos documentais de maneira mais criativa e simplificada; e sinta prazer em produzir documentários para o cinema ou televisão, instigando o público a prestigiar cada vez mais este gênero cinematográfico.
Link de acesso: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1jPh_Q1fWUgfCZ5wosXT1Zhr53mK61tXN
Classificação indicativa: não informado

Nome do evento: Publicação do livro "A rua que passa pela escola leva a escola para a rua"
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Publicação virtual do livro “A rua que passa pela escola leva a escola para a rua: material pedagógico para criação de cenas de intervenção urbana”, escrito por Nathalie Soler. Trata-se de um material para trabalhar pedagogicamente o teatro contemporâneo e o pensamento sobre o espaço público. O livro foi impresso e lançado em 2019 através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, e foi distribuído para escolas públicas, institutos federais de Santa Catarina e universidades públicas de todo país. No livro, além de um texto que contextualiza a pesquisa, há um material pedagógico feito para professoras e professores de artes, teatro ou outras disciplinas, com exercícios direcionado a estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio. São estímulos para debate, exercícios de produção de textos, sugestões de vídeos, colagens, interpretação de imagens, criação de cenas, composição de partituras corporais e vocais, jogos de coletividade e, suponho, possibilidades para construção de novos conhecimentos. A intenção é que o material sirva de inspiração para abordar pedagogicamente a cidade, o espaço público, as políticas que regem este espaço, as ocupações urbanas, o teatro contemporâneo, as intervenções urbanas, os happenings, o jogo, a pedagogia para autonomia, a pedagogia do risco e outros tantos temas que possam surgir.
Link de acesso: http://bit.ly/3ctUv7L
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Orquidália - Alma Vira Mar
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Realização do álbum autoral Alma Vira Mar, da banda Orquidália, disponibilizando-o em mídias digitais.
Links de acesso:
https://linktr.ee/orquidalia
https://www.youtube.com/channel/UCc-x3Wp5X554bMX2pUeZ7ZA
https://open.spotify.com/artist/6ZrJpqe8Yq8wHBZ5WknGSk?si=vmUlEh7xTAi7Kd6vVOYHyg
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Podcast Teatro e Performance na Primeira Infância
Data em que ocorrerá: de 19/10/2020 a 19/10/2021
Horário em que ocorrerá: 13h
Cidade de origem: Ilhota
Resumo: A partir das suas experiências e pesquisas com crianças de 3 a 5 anos, o artista e professor de Teatro Rafael Koehler, da ENTRE-teatroperformativo, vai falar sobre Teatro e Performance na Primeira Infância, pincelando alguns conceitos, práticas e propostas a serem realizadas com crianças. Disponível nas plataformas Spotify, Soundcloud e YouTube.Na plataforma Youtube o podcast está legendado na íntegra para que pessoas com deficiências auditivas possam participar desta partilha conosco. É só ativar as legendas ocultas no vídeo.
Link de acesso: https://open.spotify.com/show/6f1VPOTd6vHmrwhKfpKop4
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Podcast Bruxólico
Data em que ocorrerá: de 27/10/2020 a 27/10/2021
Horário em que ocorrerá: 17h
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Estão disponíveis pelo período de um ano os quatro capítulos do Podcast Bruxólico. Cada capítulo corresponde a uma parte da dramaturgia da peça A Nova Ordem Bruxólica, criada pela ColetivAluará, de Florianópolis. O texto do podcast desvela o universo cultural açoriano da Ilha de Santa Catarina, sobretudo no que diz respeito às crendices populares sobre a figura da bruxa. O tema açoriano é entrecortado por questões e situações que fazem emergir questões como: quem é a verdadeira bruxa má? Ou, quem são as bruxas da atualidade?
Link de acesso: https://linktr.ee/anovaordembruxolica
Classificação indicativa: 14 anos

Nome do evento: SERvir
Data em que ocorrerá: de 05/11/2020 a 05/11/2021
Horário em que ocorrerá: 19h
Cidade de origem: Indaial
Resumo: A proposta é o lançamento do videoarte SERvir. 
Links de acesso:
https://www.instagram.com/ruthrodrigues.rr/ 
https://www.youtube.com/user/lucefreitas/featured?view_as=subscriber
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Oficina Para Criar, Dançar e Contar
Data em que ocorrerá: 1º, 08, 15 e 22/05/2021
Horário em que ocorrerá: das 16h às 17h
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: A artista Monica Siedler e a atriz e arte-educadora Loren Fischer abre inscrições para a oficina gratuita “Para Criar, Dançar e Contar”. O curso, voltado para crianças de 7 a 12 anos, tem como objetivo estimular a experiência artística e criativa das/os pequenas/os participantes.
Inscrições: até 24/04 pelo link linktr.ee/Ensaioparaalgo
Classificação indicativa: voltado a crianças de 7 a 12 anos

Nome do evento: Exposição virtual Cartum 20 anos
Data em que ocorrerá: a partir de 08/05/2021
Cidade de origem: Guabiruba
Resumo: O Museu Virtual de Literatura Catarinense ( Meiembipe) lançou oficialmente sua primeira exposição "CARTUM 20 anos - Uma história de outro mundo", pelo cartunista brusquense Aldo Maes dos Anjos, com curadoria de Méroli Habitzreuter.
A exposição foi montada a partir do álbum de figurinhas comemorativo às duas décadas da Revista e conta com 73 figurinhas coloridas e no melhor estilo Cartum.
Subdividida em oito coleções (Revista Cartum 20 anos, ícones cartum, frases célebres, edições históricas, personagens, cartum interativa e apoio cultural), permite ao visitante um passeio dinâmico e divertido pela história da revista.
Além de conhecer o Museu, a exposição e a história ilustrada dos vinte anos da Revista Cartum, o público pode interagir curtindo, baixando ou compartilhando as obras.
Link: https://merolih.wixsite.com/institutomeiembipe/cartum20anos 
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: Lançamento do vídeo Monotipias: Enquanto Leminski Lia
Data em que ocorrerá: a partir de 09/05/2021
Resumo: Quarta ação da Escola Abreviada, Monotipias apresenta técnicas e desenvolve reflexões
sobre o uso da monotipia na arte contemporânea.
Natural de Lages, Sebastião G. Branco é artista visual, pesquisador, professor e musicista. Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC (2017-19) e licenciado em Artes Visuais (UDESC, 2016), dedica-se a pesquisas que envolvem: arte e arquivo, gravura, fotografia, publicação de artista, arte no contexto rural e de interior.
Escola Abreviada é uma iniciativa do artista Jorge Bucksdricker e contempla uma série de ações que visam promover a memória, a difusão e a reflexão sobre a produção artística recente e o seu contexto sociopolítico. O Arquivo Abreviado é uma plataforma para proposições artísticas que reúne mais de 500 itens vinculados às práticas artísticas dos últimos 50 anos.
Link de acesso: www.arquivoabreviado.com
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: Lançamento do vídeo e podcast Conversa sobre Conversas
Data em que ocorrerá: a partir de 17/05/2021
Resumo: Quinta ação da Escola Abreviada, Conversa sobre Conversas documenta um extenso diálogo entre as artistas Priscila Costa Oliveira, Mayra Redin, Raquel Stolf e Helene Sacco sobre os modos de fazer/pensar a voz e a escuta na contemporaneidade.
Link: www.arquivoabreviado.com
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: Encontro entre Gestores de Acervos Arqueológicos
Data em que ocorrerá: 19/05/2021
Horário em que ocorrerá: das 10h às 16h
Cidade de origem: Chapecó
Resumo: O evento promovido pelo CEOM/Unochapecó reunirá virtualmente especialistas para debater assuntos como legislação, gestão e comunicação de acervos arqueológicos.
Inscrições: https://forms.gle/JqmqPrYyNcDT52jm6
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: Bruxaria de Palhaças
Data em que ocorrerá: de 20 a 23/05/2021
Resumo: A programação conta com diversas atividades de formação e reflexão de pesquisas na linguagem de palhaçaria feita por mulheres, permeando três eixos de investigação temáticos: 1) Palhaçaria, comicidade e identidades de gênero; 2) Palhaça Negra: representatividade e descolonização; 3) Inclusão e Potencialidades de pessoas neuro-atípicas(os) ou com diversidade funcional por meio palhaçaria. O evento terá, ainda, apresentação de espetáculo, exibição audiovisual, mesas-redondas chamadas de “Caldeirão de Ideias” e oficina, cujo resultado do processo culminará num cabaré para fechamento do encontro.
Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UC_96O3cMQ3jAoYCG_JWxUQQ
Informações: www.instagram.com/bruxariadepalhacas
Classificação indicativa: varia de acordo com a programação

Nome do evento: Oficina Corpo Infinito: Treinamento Físico-Expressivo
Data em que ocorrerá: 21 e 22/05/2021
Horário em que ocorrerá: das 16h às 18h
Resumo: Corpo Infinito é uma proposta de treinamento físico-expressivo que parte do pensamento em Dança, oferecendo ferramentas para exploração do corpo e suas infinitas possibilidades. Pautado em autoconhecimento, autocuidado e experimentação, o trabalho é realizado com base na percepção do próprio corpo, e suas características e potencialidades únicas.
Inscrições: até o dia 18/05/2021 pelo link da bio da página www.instagram.com/projetodmv
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: Oficina Ação e Projeção - projeção digital aplicada às artes cênicas
Data em que ocorrerá: de 22 a 25/05/2021
Horário em que ocorrerá: das 9h às 12h
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Em 2021 a oficina Ação e Projeção completa 11 anos de existência, num total de 16 edições realizadas em diversas cidades do Brasil, além de Londres e Buenos Aires. É um espaço de troca e entendimento dos processos do Eranos Círculo de Arte no uso da projeção digital como eixo criativo em seus trabalhos cênicos, que possuem como característica a aproximação da linguagem audiovisual com o teatro de animação. O Grupo utiliza o conceito de formas, objetos e bonecos de luz, aproveitando o potencial de jogo interativo com o espaço cênico, elenco e plateia.
A oficina tem como objetivo criar um espaço de discussão sobre relação entre corpo, presença, cenografia e projeção digital. Abordará de maneira técnica e criativa as possibilidades de interação entre cena e luz projetada, através do conceito de formas, objetos e bonecos de luz. Para tanto serão abordados conceitos de design, referências em multimídia, cenografia para composição digital, e o desenvolvimento de cenas tendo como eixo o recurso multimídia. Ao final, cada participante terá a oportunidade de elaborar uma composição teatral, ou projeto cênico tendo como foco de criação a relação entre cena e projeção digital.
Não é necessário possuir experiência anterior ou equipamento de projeção para participação na oficina.
Inscrições: até 14/05 em https://eranos.com.br/projecao-udesc/
Classificação indicativa: não informada

Nome do evento: 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea
Data em que ocorrerá: 24 a 30/05/2021
Horário em que ocorrerá: varia conforme o dia
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Focado na dança como experiência produtora de conhecimentos e acontecimentos, dedicado a promover a criação e difusão da dança contemporânea, tecido na articulação entre artistas profissionais, convidados, pesquisadores e o público, o 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea será inteiramente on-line e oferecerá quatro oficinas ministradas por cinco profissionais.
Inscrições: https://forms.gle/Jcdn5Z7HrgvoSVk29
Links de acesso:
https://www.instagram.com/festivalmultipladanca/
https://www.facebook.com/festivalmultipladanca
https://www.youtube.com/channel/UCst5wCeHm18UIJPKyy3YV-A
Classificação indicativa: Livre

Nome do evento: Lançamento do livro “Ainda estavam lá”
Data em que ocorrerá: 25/05/2021
Horário em que ocorrerá: 16h
Cidade de origem: Balneário Camboriú
Resumo: Com quantos dinossauros se faz um microconto? O questionamento abre o prefácio assinado pela escritora Adrienne Myrtes para o livro “Ainda estavam lá”, de autoria de Marcio Markendorf, André Ricardo Aguiar e Adriano Salvi. Durante o lançamento haverá conversa com os autores, sorteio ao vivo de exemplares da obra e venda de uma pequena quantidade de livros a 10% do preço de capa.
A obra traz 33 microcontos de cada autor. Noventa e nove no total. Para além das referências ao dinossauro, o projeto ficcional apresenta aspectos colaborativos em suas páginas ao convidar o leitor a escrever o centésimo microconto e uma microcrítica no próprio livro. Aliás, a quarta capa do livro sugere a continuidade desse jogo lúdico e criativo com o letreiro “Alimente o dinossauro”.
“Ainda estavam lá” vale-se da linguagem cotidiana das redes sociais para despertar no leitor outros prazeres estéticos instantâneos, estimular questionamentos sobre arte e cotidiano e promover a leitura em outros formatos. Marcio Markendorf, coordenador do projeto, aludindo à velocidade de recepção dessa literatura portátil, faz um novo jogo jurássico para descrever sua obra: “Os microcontos desse livro são de fóssil leitura”.
Link de acesso: www.instagram.com/microliteratura
Classificação indicativa: não informada

embed video plugin powered by Union Development