Em 15 de abril de 1452 nascia o mestre italiano Leonardo da Vinci. Para marcar a data, desde 2012 a Associação Internacional de Arte instituiu o aniversário de Da Vinci como o Dia Mundial da Arte. Na mesma data também é celebrado o Dia Mundial do Desenhista.

Nascido em Vinci, na Itália, o renascentista Leonardo di Ser Piero da Vinci criou algumas das mais famosas e reproduzidas obras de todos os tempos, como A Última Ceia e Mona Lisa (La Gioconda). Além da pintura, também destacou-se como desenhista, cientista e inventor.

Em seus espaços culturais, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove diversas formas de manifestações artísticas. As artes plásticas estão no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), no Espaço Lindolf Bell e Espaço Oficinas, todos localizados no Centro Integrado de Cultura (CIC); e também no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) que, além de salvaguardar a memória política do Estado, promove exposições de cunho artístico. A música, o audiovisual e a fotografia são mostrados pelo Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), seja por meio de seu acervo ou das exposições que organiza. Já a dança, os shows musicais e os espetáculos teatrais têm palco nos teatros Ademir Rosa (CIC), Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho. O artesanato de origem popular é encontrado na Galeria do Artesanato, em Florianópolis; enquanto os maiores mestres das letras têm suas obras disponibilizadas ao público que frequenta a Biblioteca Pública de Santa Catarina. Livros específicos sobre arte e cultura podem ser consultados na Biblioteca criada para este fim, dentro do CIC.

Neste período em que é recomendado o isolamento social como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, os espaços culturais onde a FCC promove a produção e o usufruto das mais diversas formas de arte estão fechados, para a segurança do público, artistas e servidores. Mesmo assim, sabe-se que a produção artística tem sido fundamental para ajudar a população a enfrentar o desafio de ficar em quarentena. Por isso, ressalta-se que é possível acessar o acervo virtual do MASC e conhecer as obras que fazem parte da salvaguarda permanente da entidade. O público também pode conferir espetáculos de dança, música e teatro no canal de vídeos do YouTube, acessando as playlists dos projetos TAC 7:30, TAC 8 Em Ponto e CIC 8:30. Algumas imagens de exposições, acervo e espetáculos estão sendo publicadas nas redes sociais dos espaços administrados pela FCC. Por fim, diversos artistas e coletivos estão com agendas de apresentações on-line em suas plataformas digitais.