FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Etnográfico Casa dos Açores, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Biguaçu, receberá de 7 de abril a 5 de junho a exposição de peças e utensílios feitos em barro e argila pelo oleiro Lourival Medeiros. A mostra fica aberta à visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.
 
A exposição contará com cerca de 40 peças e utensílios feitos em barro e argila. O ofício da olaria é uma tradição herdada dos imigrantes açorianos, que colonizaram o litoral catarinense e tiveram grande influência na região onde está localizado o Museu Etnográfico, indo ao encontro da temática deste espaço. 
 
Sobre Lourival Medeiros*
 
Foi depois que a olaria estava em uma fase mais moderna, que Val, como é conhecido, começou a ter intimidade com a tradição. Apesar da convivência com o pai, vendia as cerâmicas em Florianópolis, e o tio, que não era oleiro mas tinha olaria porque trabalhava com isso, a vontade de trabalhar com a argila despertou somente aos 40 anos. Atualmente, é diretor da Escola Municipal De Oleiros Joaquim Antônio De Medeiros, localizada no município de São José.
 
“Depois que eu me formei como oleiro, que tive experiência em outras olarias, que montei minha própria olaria, eu vi a necessidade de buscar um pouco mais, me aprofundar um pouco mais no conhecimento da cerâmica de base açoriana, das louças de barro. Eu inscrevi um projeto pro Funcultural e esse projeto foi aprovado. Então eu fui fazer um trabalho de pesquisa no Arquipélago dos Açores, fazer um mapeamento de como está esse trabalho nos açores, de onde a gente veio. Fiquei 3 meses trabalhando lá em várias ilhas nos Açores e acabei descobrindo… Pensei que ia chegar lá e ia encontrar várias olarias, que teria uma experiência enorme com os oleiros e acabei descobrindo que só tinha uma olaria tradicional na Ilha Terceira, encontrei com outros oleiros mas já aposentados, que não trabalham mais. Fiz um trabalho muito grande na Ilha de São Miguel, uma olaria museu onde eu dei oficina pra crianças, adolescentes, várias pessoas da comunidade. Então eu pensei que eu ia aprender muita coisa e acabei foi ensinando. Então descobri, de lá é que eu vi que o que aconteceu lá tá acontecendo em São José também, mas nós ainda temos tempo de salvar ainda melhor isso, graças à escola de oleiros que se mantém já há 21 anos”, explica Lourival.
 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição do oleiro Lourival Medeiros
Quando: de 7 de abril a 5 de junho de 2016.
Onde: Museu Etnográfico Casa dos Açores
Rodovia BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu (SC)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h.
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6195
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC