TAC  Instagram

Logo GOV SC 2019 Colorido

local: Em Frente ao Teatro Álvaro de Carvalho
Valor(es): Aberto ao Público
Horário: Sábado: 10h

No Brasil de norte a sul encontramos a brincadeira de boi (boi fingido), conforme a região estes possuem características e nomes distintos como o Boi-Bumbá, Bumba meu Boi, Boi-pintadinho, Boi-Matraca, sendo que entre nos, ele é conhecido como Boi-de-Mamão

O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.
O elemento principal como o próprio nome indica é o boi; de armação de madeira e bambu, coberta com papel e pano. A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi). Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura, envolvendo, os personagens do Mateus, Vaqueiro, Doutor, Urubu e finalmente, culmina com a ressurreição do boi. Os outros bichos (cavalinho e cabrinha) são confeccionados à semelhança do boi, junto com o Vaqueiro, Mestre Mateus, Doutor, Bernunça, Maricota, Cachorro, Urso-branco, Urso-preto e o Macaco são figuras obrigatórias no ritual do folguedo popular. A "cantoria" acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização.
O Boi-de-mamão, uma das tradições populares mais fortes do município de Florianópolis, revela em sua manifestação um auto dramático, encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos.

 
A

brincadeira de Boi-de-Mamão é uma das manifestações populares mais difundidas no Estado de Santa Catarina. Tal manifestação é comumente encontrada em muitos municípios do litoral catarinense, destacando-se as regiões de São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis, Tubarão e Laguna, onde diversos grupos de Boi saem com freqüência no período que antecede o Natal e vai até o carnaval.
Tradicionalmente os grupos têm suas apresentações marcadas neste período, porém têm se registradas mudanças significativas no calendário nos últimos anos, não só na região de Florianópolis, que concentra a maior quantidade de grupos atuantes, como também nas outras regiões do Estado. Constatamos que o calendário tradicional do ciclo natalino, que caracteriza o período de saída dos Bois, tem se ampliado para todo o ano.

(Valmor Beltrame- Mestrado em Artes, SP, 1995- pg.10).
Valorizando nosso patrimônio cultural
O Boi-de-Mamão no folclore catarinense é uma das atrações de maior culto popular e é apresentado semanalmente - durante o verão - pela equipe de recreacionistas do Hotel.
Antigamente o folguedo do boi era conhecido como Bumba-meu-boi, depois, Boi-de-pano, mas ocorre que, com a pressa de fazer a cabeça, foi usado um mamão verde, e quando foi apresentado recebeu o nome de Boi-de-Mamão. Daí a origem do nome, mantido até a época atual, onde se vêem bois com cabeça de todos os tipos até mesmo de boi, menos de mamão.
Na Ilha, grupos folclóricos apresentam o Boi-de-Mamão em danças alegres, fazendo brincadeiras, encantando crianças e adultos.
As figuras dançam ao som da cantoria, com o chamador que canta os versos chamando a cabrinha, a terrível Bernúncia, "que comeu Mané João e come tudo que lhe dão", Dona Maricota, com seus três metros de altura, e seu "nariz pimentão", distribuindo carícias, com braços longos e mãos espalmadas.

Equipe do TAC realiza visitas técnicas em outros teatros catarinenses

Nos últimos meses, servidores do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) realizaram visitas técnicas em outros espaços culturais para troca de experiências e de informações. Os técnicos visitaram o Teatro Carlos Gomes (Blumenau), Teatro…

Teatro Álvaro de Carvalho passa por obras para voltar a receber espetáculos

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está passando por reparos para poder voltar a receber espetáculos e eventos. Estão sendo feitas obras para conter…

Publicada portaria sobre reagendamento de espetáculos e regras para troca de ingressos

Atualização em 31/05/2021: O Governo Federal promulgou a Lei 14.046/20, que em seu art. 1º define como a sua finalidade, dispor “sobre o adiamento e o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e de…