Responsável: Gustavo Lange Fontes
E-mail do responsável: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone do responsável: 9981-1144
local: TAC
Organizador: Orquestra Filarmonia de Santa Catarina
Valor(es): R$10,00(inteira) R$5,00(estudantes e idosos)
Site: www.orquestrafilarmonia.art.br
Horário: 21horas
Fundação e Objetivos:
Observando o cenário musical catarinense e em profunda conversa com músicos profissionais catarinenses hoje residentes em Florianópolis, a Associação Cultural Filarmonia Santa Catarina entendeu da absoluta necessidade de sua própria instituição, para que se pudesse fomentar financeiramente e institucionalmente o desenvolvimento de uma orquestra profissional catarinense que tivesse como objetivos primários, fundamentais e finais o respeito e a valorização do músico com formação profissional, segundo o mote “formação diferenciada, qualidade diferenciada”, e que funcionasse conforme os moldes consagrados pela cultura orquestral mundial, o que justamente determina a qualidade e o profissionalismo do resultado final alcançado.
De seu Regente Titular:
Gustavo Lange Fontes é regente, contrabaixista, compositor e professor catarinense com larga experiência em grandes orquestras internacionais como: Orquestra Filarmônica de Stuttgart, Orquestra Sinfônica do Baixo-Reno, Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia, Orquestra de Câmara de Hannover, Orquestra Filarmônica de Hamburgo, dentre outras.
Sua excelente formação artística conta com duas graduações: junto à USP, tendo recebido Láurea por Excelência Universitária das mãos de seu Reitor, e junto à Hochschule für Musik Köln (Alemanha). E duas pós-graduações na Alemanha: Solistenexamen, junto à Hochschule für Musik Mannheim, sob a orientação de Christoph Schmidt, e Orchesterexamen, em Colônia sob a orientação de Veit-Peter Schüßler, tendo recebido nota máxima em ambos cursos.
A partir daí, Gustavo decidiu-se por levar adiante uma das mais tradicionais e respeitáveis maneiras de assumir a batuta orquestral, que é quando um músico de orquestra experiente, neste caso, com 8 anos de estudo e experiência orquestral na Alemanha, e que portanto conhece seu funcionamento em detalhes desde dentro, vai à frente de seus colegas instrumentistas, seguindo o exemplo das principais orquestras independentes da Europa na atualidade.
De seus Instrumentistas:
Os instrumentistas participantes da Orquestra Filarmonia Santa Catarina foram todos selecionados através de uma Audição Orquestral. A formação profissional universitária e a dedicação exclusiva à música são condições fundamentais à participação no quadro de músicos da orquestra, garantindo assim o alto grau de formação e conseqüente qualificação dos mesmos.
De seus Administradores:
O grande diferencial da Orquestra Filarmonia Santa Catarina jaz no fato de que a mesma será co-administrada por 3 músicos catarinenses de destaque, a saber, seu Regente e Diretor Geral Gustavo Lange Fontes, seu Diretor da Comissão de Músicos e Spalla dos segundos-violinos Luiz Fernando S. Thiago, e seu Diretor de Aquisições e Contratações de Músicos Auxiliares e também Spalla dos contrabaixos André Beck Rodrigues.
A seguir o repertório que será executado no concerto:
1- Sonata para Cordas / Carlos Gomes
2- Adagio / Samuel Barber
Intervalo
3- Com Vagar / Gustavo L. Fontes
4- Serenata n.1 / Antonin Dvorak