TAC  Instagram

Marca GOV 110px

O ASNO DE APULEIO
Circulação – Edital Elisabete Anderle
 
“Quando estiveres bem perto, docemente, como que para beijar a
mão do sacerdote, colhe as rosas e, de repente, te verás
despojado do couro desta maldita besta.”
Apuleio
 
O espetáculo “O Asno de Apuleio” compõe uma trilogia com Quixote (Prêmio
DAMS – Itália - 2005) e Butterfly (Prêmio Klauss Vianna - 2006), da Andras Cia. De Dança-Teatro, de Florianópolis/SC, dirigida por Milton de Andrade. As referências temáticas do espetáculo, são obtidas na obra literária “O Livro das Metamorfoses”, ou como é mais conhecida, “O Asno de Ouro” (séc. II d.C.) do autor latino Apuleio, que trata do argumento da instigação, da provação e da iniciação masculina nos mundos da violência, da virilidade, da fé, da comicidade, da animalidade e da espiritualidade.
 
Sinopse
A performance percorre a história de Lúcio, um jovem que, movido pela
curiosidade e pelo desejo passional de se transformar, se apodera do unguento mágico errado e, ao invés de ser transformado em ave, é transmutado em asno. O protagonista parte numa viagem de tormento púbere e, através de uma série de peripécias, entra em contato, na forma de asno, com os mais corrompidos vícios humanos. Lúcio irá encontrar a sua redenção e recuperar a forma humana comendo uma coroa de rosas vermelhas, o antídoto feminino, pharmacon esthlón, num rito dedicado a Ísis, a deusa da Lua. A fábula narra, pois, as passagens e as transformações do herói masculino, de jovem ingênuo e curioso a besta e, finalmente, a homem individuado com valores sociais provindos de um processo de redenção moral e espiritual. Tais referências permitem uma incursão reflexiva sobre o tema da identidade, masculinidade, violência e afetividade, trabalhando-se de forma concreta com a linguagem do corpo e do movimento.
 
Histórico do espetáculo
O espetáculo “O Asno de Apuleio” teve sua estréia em Gravatal – SC, em
junho de 2008 e foi apresentado nas cidades catarinenses de Lages e Joinville, no projeto “Circulando” do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. O projeto de montagem de O Asno de Apuleio, desenvolvido no ano de 2008, contou com um programa formativo na área da dança-teatro através de oficinas voltadas a adolescentes, jovens e atores, que foram inseridos em performances da montagem cênica. Na cidade catarinense de Gravatal, foi desenvolvida em Junho de 2008 uma oficina de dança-teatro voltada à comunidade de afrodescendentes do bairro Caeté, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatal e Instituto Anima. Em Florianópolis, a montagem contou com a presença de atores italianos do Grupo Teatral T.I.L.T. de Ímola (Itália), que também participaram de percurso formativo intercultural. Na cidade de Heredia (Costa Rica), a montagem acompanhou um programa de formação em dramaturgia do movimento e foi apresentada no Teatro Atahualpa del Cioppo na Universidade Nacional da Costa Rica nos dias 31/10 e 01/11/08, com participação de jovens atores costarriquenhos.
FICHA TÉCNICA
direção: Milton de Andrade
com: Diogo Vaz Franco, Juarez Nunes, Milton de Andrade, Oto Henrique, Samuel Romão
assistência de direção: Melissa Ferreira e Nini Beltrame
dramaturgia: Melissa Ferreira
preparação corporal: Milton de Andrade (dança), Gerardo Bejarano (esgrima cênica) e Jean Machado (adágio circense).
figurinos: Rosane Libório
direção de produção: Melissa Ferreira
produção: Andras Cia. de dança-teatro
obra de referência: O Livro das Metamorfoses (O Asno de Ouro, séc. II d.C.), de Apuleio

Dias 13 e 14 de julho de 2010.

Horários -  dia 13 às 20:00 e dia 14 às 15:30
Valores - R$ 10,00  R$ 5,00  meia entrada.

Corrida Chão da Cidade 2024 terá o TAC como ponto de largada

Neste ano, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) será ponto de largada e de chegada da 5° Corrida Chão da Cidade. A prova acontecerá no dia 23 de março, em comemoração pelo aniversário de Florianópolis. O percurso da prova, que…

Teatro Álvaro de Carvalho passa por reforma elétrica

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está passando por uma reforma elétrica completa, iniciada no dia 03 de janeiro. Entre os diversos serviços que estão…

Teatro Álvaro de Carvalho passará por reforma elétrica completa em 2024

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) passará por uma completa reforma elétrica a partir do início do próximo ano. O espaço encerrou recentemente as atividades de 2023, quando foi palco de 102 apresentações que atraíram um público de…