MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

Artista catarinense Juarez Machado comemora seus 70 anos de amores, vida e arte.

A Fundação Catarinense de Cultura e o Museu de Arte de Santa Catarina convidam a todos para a exposição comemorativa aos 70 anos de idade do pintor catarinense Juarez Machado. A exposição individual “Soixante-Dix” constitui-se de mais 55 obras originais e inéditas em nosso país, entre pinturas e desenhos.

Uma promoção conjunta entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a Fundação Catarinense de Cultura, o Museu de Arte de Santa Catarina e o Instituto Internacional Juarez Machado, “Soixante-Dix” estará aberta ao público entre os dias 19 de julho e 02 de setembro de 2012, com entrada gratuita.
O consagrado artista Juarez Machado traz a Florianópolis a exposição Soixante-Dix (setenta), que acontece a partir de 19 de julho a 02 de setembro, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). A mostra é comemorativa aos 70 anos de vida do artista e marca o primeiro evento do Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM) no Brasil.
 
Durante a exposição, mais de 55 obras entre pinturas desenhos, esculturas, figurinos e objetos serão mostradas ao público. Um atelier modelo será reproduzido com cavaletes, telas, tintas e pincéis simulando o ambiente de trabalho do artista, em meio a taças e garrafas de champagne.
 
Figurinos utilizados pelo seu célebre personagem de mímica do Fantástico na década de 70, completam as obras do acervo de Juarez Machado. A famosa bicicleta do artista de roda quadrada fazendo uma analogia à popularidade que este meio de transporte tem na cidade natal do artista Joinville, também estará exposta.
 
Painéis fotográficos dos ateliês que Juarez montou em diversas partes do mundo: Nova York, Paris, Veneza, Nice, Rio de Janeiro, Londres, Joinville, Curitiba e Saint Paul de Vince, entre outras, compõem a mostra.
 
Segundo Edson Machado, vice-presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, “ Florianópolis é a única cidade do Brasil a receber com exclusividade a exposição e todas as obras do artista sobre o tema. Nenhuma delas estará a venda, pois integram o acervo do Instituto, mas livros e catálogos do artista editados em diversos países poderão ser adquiridos pelo público catarinense “.
 
Nascido em 16 de março de 1941, na cidade de Joinville, Juarez Machado é um pintor diferenciado, ousado, alegre e extravagante. É um artista multimídia criador inconfundível de pinturas ricas em detalhes, gravuras, charges, cartuns em jornais, ilustrações para livros, capas de discos, cartazes, cenários, criação de jóias, projetos urbanísticos em praças públicas e figurinos para teatro e TV. O artista é internacionalmente reconhecido, com inúmeras exposições espalhadas pelo mundo.
 
Juarez Machado declara sua emoção ao completar sete décadas: “francamente, ter chegado aos setenta anos me deu um certo prazer. Se vivi até agora, talvez viva ainda mais uns setenta”, disse Juarez.
 
Machado escolheu o MASC por considerar a instituição um dos principais espaços públicos da arte catarinense, apta também para receber grandes mostras de artistas nacionais e internacionais. Após o encerramento da exposição, as obras do artista retornam ao acervo do Instituto que tem sedes na França e no Brasil.
 
A entrada é franca. O horário de visitação é de terça a domingo das 10h às 21h15. As visitas mediadas para grupo podem ser agendadas pelo Núcleo de Arte- Educação do MASC.
 
Local: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
Av. Governador Irineu Bornhausen 5.600 - Agronômica
(48) 3953-2380
Visitas mediadas de grupos, agendamento com o NAE/MASC: 3953-2324
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MASC participa da Semana Nacional de Museus com visitas mediadas à exposição "Territórios [im]permanentes - Acervo MASC"

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) está na programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com instituições de todo o país. Neste ano, o tema do evento é “O…

MASC exibe exposição de longa duração “Territórios [Im]permanentes – Acervo MASC” 

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) sedia uma exposição que mostra ao público parte de seu acervo. Na mostra de longa duração “Territórios [Im]permanentes – Acervo MASC”, o público confere aproximadamente 60 obras da coleção…

MASC recebe doação de quadro da artista Patrícia di Loreto

A obra "Eu, Artemísia e a Santa", pintada por Patrícia di Loreto, foi doada pela própria artista para o acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). A tela foi pintada especialmente para a exposição Sou Catarina. A entrega…

Artista Albertina Prates doa obra ao acervo do MASC

A artista Albertina Prates doou sua obra "Salve, Catarinas!" para o acervo do Museu de Arte de Santa Catarina. A pintura integrou a exposição "Sou Catarina", encerrada no último fim de semana. Durante a entrega simbólica, a…