Volume, pintura e fotografia no ciclo de exposições de setembro.
Amelia Toledo, nome consagrado da arte contemporânea no país, está chegando a Florianópolis para acompanhar de perto a montagem de uma grande exposição, inaugurada na próxima quinta-feira, 4 de maio, no MASC.
ENTRE, A OBRA ESTÁ ABERTA reúne trabalhos produzidos pela artista a partir de 1947. A exposição é inédita e faz parte de um projeto de itinerância, que inicia na capital catarinense e depois parte para Fortaleza. É a primeira vez que Amelia Toledo realiza uma exposição fora do eixo Rio-São Paulo com essa quantidade e diversidade de obras. Durante um mês e meio, o MASC vai exibir 54 obras que representam seis décadas da produção de Amelia Toledo. ENTRE, A OBRA ESTÁ ABERTA tem patrocínio da Petrobras e a curadoria da exposição é feita pela própria artista e sua equipe.
Num espaço de mais de 1000m², o público terá oportunidade de conhecer várias séries da artista, conhecida também por suas obras lúdicas e interativas que instigam a curiosidade de todos. Uma das séries mais conhecidas com esse conceito foi criada nos anos 60. São tubos, discos e bolas em PVC que combinam recursos industriais e artesanais, como Medusa (1969), Discos Tácteis (1970), Glu-glu (1968) e Bolas-Bolhas (1968).
Amelia Toledo é considerada, junto com Tomie Ohtake, uma das principais artistas contemporâneas em atividade. Sua trajetória é marcada por processos de experimentação com materiais, formas e cores. Das jóias às telas, dos objetos às impressões digitais, das moldagens do corpo humano às pedras, seus trabalhos dialogam com a ciência e a metafísica, com o espaço e a dimensão cósmica. Amelia é uma pesquisadora e está sempre à frente de seu tempo, testando matéria, cor, tecnologia. As imagens de pedras escaneadas na obra Pedra-Luz (1999-2006) são um exemplo da ousadia de uma artista intuitiva que celebra a vida com uma arte livre, sempre em plena construção. A instalação Pedra-Luz é uma experiência para os sentidos. O visitante deita-se num colchão e assiste a uma composição de imagens de pedras feitas por Amelia, projetada em um teto espelhado que se reflete no corpo do espectador. Este trabalho teve a concepção técnica do videomaker Marcelo Dantas e a edição é dos artistas multimídias Sergio Mennegassi e Tadeu Jungle.
O diretor do MASC, João Evangelista de Andrade Filho, está entusiasmado com a escolha de Florianópolis para a primeira exposição de Amelia Toledo no sul do país. Os dois foram companheiros na Universidade de Brasília, nos anos 60, quando João Evangelista era professor de História da Arte e foi orientador de Amelia Toledo. Professora de faculdades de Artes e Arquitetura no Brasil e em Portugal, Amelia Toledo se dedicou à atividade didática durante anos, ajudando a formar muitos profissionais e artistas. "Acho que ensinar não é encher o aluno como um vaso. Talvez ele seja mais uma lâmpada que podemos ajudar a acender", palavras de Amelia.
O caráter interativo da exposição vai atrair muitas escolas e estudantes. Um grupo de monitores está sendo preparado para orientar os alunos e professores. Qualquer pessoa também pode solicitar uma visita guiada com os monitores para conhecer detalhes do trabalho de Amelia Toledo. Segundo o autor do projeto de itinerância das obras, Mo Toledo, a última exposição dessa grandeza da artista, realizada entre 1999 e 2000, na Galeria do Sesi, na Avenida Paulista (SP), recebeu aproximadamente 36 mil visitantes, a maioria era estudante e grupos de escolas. "Escolhemos Florianópolis por ser uma capital ignorada pelos circuitos convencionais de arte e que, acredito, deva sofrer danos com isso. A produção cultural tem que circular e esperamos que o público valorize essa exposição que é quase uma síntese da trajetória de 60 anos dedicados à arte", diz Mo Toledo.
ENTRE, A OBRA ESTÁ ABERTA será um mergulho na arte contemporânea.
Organizador: MASC
Valor(es): entrada franca
Horário: Quando: abertura 4 de maio, às 19h - de terça a domingo, das 13h às 21h - até 23 de julho Visitas monitoradas: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 21h Quanto: entrada franca Agendamento de visitas: (48) 3953 2324 – com Christiane Castellen – Núcleo de Arte-Educação