MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

Mostra de esculturas da genial artista francesa no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC – Florianópolis.

Serão vistas dezesseis obras de Camille Claudel, três de Auguste Rodin e ainda um busto de camille por boucher – conjunto que dá a dimensão da importância destes artistas.

A cidade de Florianópolis - receberá, a partir de 24 de abril, a mostra de 16 obras de uma das mais impactantes artistas do Ocidente: a poderosa, infeliz, talentosíssima Camille Claudel (1864-1943), injustamente mais conhecida como “a amante de Rodin” do que como a revolucionária escultora que foi. Promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e a Sra. Lily Marinho – algumas delas inéditas no país - iniciam sua visita em Santa Catarina com 36 dias de exposição no MASC.

É uma iniciativa do Estado, que promove uma exposição de porte internacional – e que proporciona ao público, além das esculturas de Camille, uma visão contextual, apresentando também algumas obras de Rodin – personagem indissociável da criadora e parâmetro de seu trabalho e um tratamento didático. A iniciativa é do Governador do Estado, Sr. Luiz Henrique da Silveira; a curadoria e a produção, de Romaric Büel, responsável por mostras de Rodin, Monet, O Surrealismo, Picasso, O Egito, entre outras.

A mostra traz uma parte significativa do acervo da maior divulgadora de Camille – sua sobrinha-neta Reine-Marie Paris de La Chapelle: professora e historiadora da arte, neta do prêmio Nobel de Literatura Paul Claudel, Reine-Marie dedicou-se desde os 20 anos a colecionar e resgatar a obra de Camille, reunindo hoje um acervo de mais de 70 peças. Foi Reine-Marie quem fez a direção de arte do filme de Bruno Nuytten (com Isabelle Adjani no papel-título) e publicou o primeiro catálogo raisonné (completo) das obras, editado em 1990 e ampliado dez anos depois.

Organizador: MASC
Valor(es): entrada franca
Horário: Ciclo de Exposições de Abril Abertura: Dia 24 de abril de 2007, às 19h30min Visitação: 25 de abril a 30 de maio de 2007 De terça a domingos e feriados, das 13h às 21h - Entrada franca

MASC participa da Semana Nacional de Museus com visitas mediadas à exposição "Territórios [im]permanentes - Acervo MASC"

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) está na programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com instituições de todo o país. Neste ano, o tema do evento é “O…

MASC exibe exposição de longa duração “Territórios [Im]permanentes – Acervo MASC” 

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) sedia uma exposição que mostra ao público parte de seu acervo. Na mostra de longa duração “Territórios [Im]permanentes – Acervo MASC”, o público confere aproximadamente 60 obras da coleção…

MASC recebe doação de quadro da artista Patrícia di Loreto

A obra "Eu, Artemísia e a Santa", pintada por Patrícia di Loreto, foi doada pela própria artista para o acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). A tela foi pintada especialmente para a exposição Sou Catarina. A entrega…

Artista Albertina Prates doa obra ao acervo do MASC

A artista Albertina Prates doou sua obra "Salve, Catarinas!" para o acervo do Museu de Arte de Santa Catarina. A pintura integrou a exposição "Sou Catarina", encerrada no último fim de semana. Durante a entrega simbólica, a…