MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

local: MASC
Organizador: MASC
Valor(es): entrada franca
Horário: Abertura : 26/06/2008, às 19:30h Visitação: 27/06 a 27/07/2008, das 13:00h às 21:00h, de terça a domingo.

Fotografia a "Pintura" do nosso tempo.

“Quando a mão para de intervir, o espírito  começa a conhecer a ausência do esforço físico; a inspiração  separa-se do processo técnico, o qual se entrega totalmente ao cálculo automático do aparelho.” (Salvador Dalí, “A Fotografia, Pura Criação do Espírito”

A tecnologia digital transformou radicalmente a fotografia: libertou-a das convenções do realismo. Com isto, a fotografia contemporânea se encontra na condição não só de ser a representação do real, mas também de ser a expressão da imaginação.

Com o fim da verdade na fotografia, introduziu-se uma perda de confiança. Qualquer imagem, qualquer representação é, a partir deste momento, uma mentira em potencial. Enquanto a eterna discussão entre a forma do aparecer da verdade e “da verdade em si” continua com força total, a simulação é a única  verdade na qual podemos realmente confiar.

A preocupação central da pesquisa de Paulo Greuel na fotografia não é o registro do mundo real, ao contrário, é criar um mundo imagético, estimulado por sua peculiar visão virtual.

“Paraíso Tropical” é um processo que constitui um desdobramento das pesquisas do fotógrafo Paulo Greuel - de seus trabalhos anteriores -   desenvolvidas em seus experimentos com questões relacionadas com a arte fotográfica entendida como linguagem. Tais pesquisas procuram articular uma elaboração estética própria.

Paulo Greuel,  que aparece como  um provocador do imaginário,  metaforiza a idéia do “Paraíso Tropical” com uma vitalidade perturbadora. Sua obra contraria conceitos, ultrapassa o registro do “real”, fotografa o devir para  fazer da fotografia uma ficção em seu espaço de liberdade. Seu trabalho revela-se assim como um dos possíveis e instigantes caminhos rumo a redefinição do olhar fotográfico na arte contemporânea.

A série em grande formato (100 X 133cm), “Paraíso Tropical” será apresentada, pela primeira vez, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, com curadoria de Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

MASC promove proposições educativas para o público em abril

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC)…

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…