CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

Estão abertas até 12 de maio as inscrições para as oficinas de Construção de Câmeras Artesanais e de Fotografia em Sala de Aula que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecerá neste primeiro semestre de 2017 por meio das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (links abaixo). 
 
Oficina de Construção de Câmeras Artesanais 
 
Inscrições: até as 18h do dia 12 de maio pelo link https://goo.gl/forms/lWp7mppAu4PQ7a413
A comunicação dos selecionados será feita no dia 13 de maio por e-mail. 
Aulas:
Turma 1 - às quintas-feiras, das 8h30 às 12h (de 18 de maio a 29 de junho) 
Turma 2 - aos sábados, das 8h30 às 12h (de 20 de maio a 24 de junho)
Sobre o curso: os participantes irão construir câmeras fotográficas artesanais a partir de materiais diversos conforme o projeto de cada um. A partir de lupas ou lentes antigas, com utensílios de alumínio, plástico ou madeira, serão construidas câmeras para fotografar com filme de raio x, proporcionando um conhecimento da anatomia e funcionamento dos dispositivos fotográficos e da fotografia química.
Requisitos: Conhecimento básico de fotografia, desejável em laboratório P&B / pinhole, ou ter feito algum dos cursos anteriores: Fotografia Experimental, Fotografia de Grande Formato, Fotografia para Professores. Habilidade manual no trabalho básico com madeira, metais, ferramentas. Material individual de acordo com o projeto de cada um, rateio de custos do material de uso coletivo.
Vagas: 12 que serão preenchidas conforme critérios:
1- ordem de inscrição
2- experiência em fotografia / artes, atendimento a requisitos
3- frequência em cursos anteriores / absenteísmo
Será formada lista de espera para próximas edições do curso.
 
Oficina de Fotografia em Sala de Aula
 
Inscrições: até as 18h de 12 de maio pelo link https://goo.gl/forms/AC5hDgZ5jxfGyPhS2
A comunicação dos selecionados será feita no dia 13 de maio por e-mail.
Aulas: às terças-feiras, das 8h30 às 12h (de 23 de maio a 27 de junho)
Sobre o curso: os encontros vão abordar o uso da fotografia em sala de aula, desde a fotografia digital, passando por fotografia pinhole, processos bicromatados, cianotipia e antotipia.
A partir de materiais simples o curso procura dar um panorama de possibilidades de usos e conexões com aulas de arte, biologia, química, história, etc.
Conteúdo: introdução e digital, operação de câmeras e celulares, edição com softwares gratuitos, exibição, publicação. Algumas práticas. / construção de câmera obscura e de lupa; outras câmeras artesanais / pinhole, uso de filme raio=x preparação de reveladores alternativos / antotipia, fitotipia, impressão de imagens com sucos de plantas / cianotipia e processos férricos / caseína bicromatada e outros processos similares
Público-alvo: professores e alunos de licenciatura em Arte ou de outras áreas que queiram usar fotografia em sala de aula.
Vagas: 12. Seleção por ordem de inscrição e atendimento a pré-requisitos.
Falta na primeira aula ou duas faltas implicam no cancelamento da vaga, que servirá de critério em matriculas posteriores.
 
 
Mais informações pelo telefone (48) 3664-2639 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.