CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

Estão abertas até 20 de julho as inscrições gratuitas (links abaixo) para as oficinas Jogo de Máscaras e Estilo Teatral de História em Quadrinhos que ocorrerão nos dias 21 e 23 de julho, respectivamente, na sala 2 das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), com o apoio da Diretoria de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os encontros serão ministrados pela diretora e professora de Teatro Inês Marocco (foto), e fazem parte do projeto de circulação nacional do Grupo Cerco, de Porto Alegre, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014.
 
Oficina Jogo de Máscaras
 

Inscrição: para participar, é preciso fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/29CgadB. Serão oferecidas 25 vagas, preenchidas no dia do curso por ordem de chegada, o que não exclui a obrigatoriedade da inscrição on-line.
Aula: 21 de julho (quinta-feira), das 14h às 18h.
Público-alvo: atores e estudantes de teatro.
Local: Sala 2 - Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC).
Sobre a oficina: O jogo de máscara amplia e simplifica o jogo do ator ao mesmo tempo em que desenvolve e aprofunda o sentido dos seres e das coisas. Sob a máscara, os gestos aumentam ou diminuem, as expressões faciais, que têm tanta importância no jogo psicológico, são substituídas pela expressão do corpo na sua totalidade, que adquire uma grande importância na cena. Nesta oficina prática são trabalhados alguns dos princípios do jogo teatral com máscara como ponto fixo, focos de atenção, concentração, neutralidade dramática, economia e precisão de movimentos além do estado de calma e do prazer do jogo estimulados pela imaginação e fantasia.

 
Oficina Estilo Teatral de História em Quadrinhos
 
Inscrição: para participar, é preciso fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/29NOnIm. Serão oferecidas 25 vagas, preenchidas no dia do curso por ordem de chegada, o que não exclui a obrigatoriedade da inscrição on-line.   
Aula: 23 de julho (sábado), das 14h às 18h.
Público-alvo: atores e estudantes de teatro.
Local: Sala 2 - Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC).
Sobre a oficina: A História em Quadrinhos no teatro é uma linguagem muito próxima do Cinema, restituindo pelo gesto a dinâmica contida no interior das imagens. Nesta oficina, são explorados os gestos camuflados, as emoções, os estados profundos das personagens exprimindo numa outra lógica, sem representar os sentimentos do personagem, expressando-os coletivamente através de imagens. Este estilo teatral pode evocar todas as técnicas do Cinema: os primeiros planos, os planos gerais, os planos distantes, as ilusões, os flashbacks, zooms, simultaneidade de imagens, montagem. Nesta oficina prática são trabalhados esses princípios transpostos para a linguagem cênica, através da técnica da improvisação de contos previamente escolhidos.
 
Sobre Inês Marocco
 
Diretora, professora de Teatro, é bacharel em Direção Teatral e licenciada em Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestre em Diplôme d'Études Aprofondies - Université de Paris VIII (1985) e doutora em Esthétique Sciences et Technologie des Arts pela Université de Paris VIII (1997). Possui a formação na École Internationale de Théâtre, Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1984). Atualmente, Inês é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Arte do Ator, Etnocenologia, Antropologia Teatral, Sistema de Treinamento e Cultura Gaúcha. É diretora do Grupo Cerco, com o qual dirigiu os espetáculos O Sobrado, recebendo o prêmio de Melhor Direção, além de onze indicações e prêmios de dramaturgia e ator coadjuvante; e Incidente em Antares, pelo qual recebeu o Prêmio de Direção, Melhor Espetáculo, Atriz, Trilha Sonora e onze indicações a diferentes prêmios. Em 2013 dirigiu o espetáculo Santo Qorpo ou O Louco da Província sobre a vida e obra de Qorpo Santo com um grupo de alunos, o Qoletivo Teatral, que recebeu indicações ao Prêmio Açorianos do ano e venceu a categoria de Melhor Ator.
 
 
:: Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3664-2639.
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC