CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

A oficina tem como objetivo a produção de “livros de artista”, através de reflexões sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade.

 

Livros de artista são livros produzidos por artistas, na sua maioria para manuseio direto, assim possibilitando uma aproximação física, tátil e visual com a sua própria produção artística. São espaços de criação individual, onde são exploradas vários tipos de narrativas e várias linguagens poéticas (artes visuais, poesia, literatura ...), estabelecendo um diálogo entre o desenho das palavras, as palavras como imagens.

 

Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas sinalizam um território poético, não restringido ao papel e à tinta, mas incorporando todos os tipos de materiais usados pelo artista.

Temas abordados:

1. Conjugar o conhecimento artesanal aos processos industriais;

2. A mistura de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, xerox , desenho, gravura,  procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais);

3.Intermediação das narrativas dadas pelos cruzamento entre palavra e imagem;

4. Apresentação de algumas técnicas artesanais na confecção dos livros; folder, cortes e dobras, costuras;

 

*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.

 

Ministrante: Patrícia Amante

Período: 20 de março a 03 de julho de 2013

Dias: quartas-feiras

Hora: 14h às 16h

12 encontros – 24 horas/aula

Sala: 05

Oficina gratuita

Público Alvo: Pessoas que já possuem trabalho plástico.