CIC Facebook Instagram

Logo GOV SC 2019 Colorido

Esta página e nossas redes sociais estão temporariamente fora do ar 1

ppO Projeto Manjericão desenvolve-se como uma iniciativa interinstitucional da Fundação Catarinense de Cultura, com o apoio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE-MASC), Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina, Associação Pais em Movimento e pessoas parceiras. Está permeado também, por outras iniciativas interinstitucionais, como o Programa Semana Inclusiva de Santa Catarina, do qual ele se originou, em 2019, voltado à inserção social e inclusão econômica da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; o Projeto Cantarolar, envolvendo a Associação Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer, do Centro de Pesquisa em Oncologia de Santa Catarina e a Associação Câncer de Boca e Garganta, voltado à inserção social e os processos terapêuticos da pessoa que perdeu as cordas vocais, em função do tratamento de câncer, através do canto coral; e o Projeto Tocando em Frente, grupo artístico oriundo do Projeto Cantarolar e envolve também as ações voltadas à Economia Criativa da Cultura e a Economia Solidária do Trabalho. Todas essas iniciativas comungam uma mesma visão e dentro do mesmo viés.

Através de rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas, o Projeto Manjericão contribui como um portal para aproximações criativas de linguagens e integração de ações. Em meio ao paradigma contemporâneo fundamentado na objetividade do pensamento analítico, a iniciativa traz como traço distintivo e inovador a inserção da linguagem em seu viés artístico e poético afetivo em consonância com a analítica racionalidade.

As atividades incluem o exercício da linguagem simples, mas profunda e acessível, nos processos terapêuticos, de inclusão e de socialização, partindo de uma visão de integração, diretriz e enfoque metodológico de viés inclusivo e agregador. O Projeto Manjericão traz seus aromas e sabores permeando iniciativas de distintos setores, aproximando distintas linguagens e integrando ações convergentes.

O coordenador do Projeto, Luiz Mesquita, analista cultural da Fundação Catarinense de Cultura, professor ministrante das Oficinas de Cultura e Linguagem, afirma que “essa iniciativa é uma mistura de sonho e realidade, de poesia na racionalidade.” De forma criativa, cooperativa e solidária, as atividades se voltam à Saúde Integral, à promoção de vínculos de pertencimento dentro de uma percepção de unidade na diversidade humana e de plenitude e integralidade em seu ser. Em súmula poética, trata-se de uma rede em construção na percepção de que ‘Eu Sou Nós Somos’ e de que ‘as estrelas brilham em constelação’ como a nos dizer ‘Juntos Brilhamos Mais Forte’! Com alegria e gratidão, sensibilidade e afeto no coração, o Projeto Manjericão segue ‘tocando em frente’ sua canção!








Parceiros da Fundação Catarinense no Projeto Manjericão:

Parceiro Manjericao 1Parceiro Manjericao 2

Encerramento de semana comemorativa dos 40 anos das oficinas de arte terá sarau e exibição de vídeo

Para completar a semana comemorativa dos 40 anos Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no dia 23, será exibido um vídeo que resume as quatro décadas de atuação do setor e, logo após, haverá um sarau…

Aberta semana comemorativa aos 40 anos das Oficinas de Arte da FCC

Uma solenidade realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC) deu início à semana comemorativa dos 40 anos Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). No espaço expositivo, está em cartaz uma exposição com…

Oficinas de Arte da FCC completam 40 anos com programação especial

As Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) completam 40 anos em novembro de 2022 e, para marcar a data, uma programação comemorativa está sendo preparada. Além de oficinas de curta duração, haverá exposição,…