CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

ppO Projeto Manjericão desenvolve-se como uma iniciativa interinstitucional da Fundação Catarinense de Cultura, com o apoio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE-MASC), Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina, Associação Pais em Movimento e pessoas parceiras. Está permeado também, por outras iniciativas interinstitucionais, como o Programa Semana Inclusiva de Santa Catarina, do qual ele se originou, em 2019, voltado à inserção social e inclusão econômica da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; o Projeto Cantarolar, envolvendo a Associação Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer, do Centro de Pesquisa em Oncologia de Santa Catarina e a Associação Câncer de Boca e Garganta, voltado à inserção social e os processos terapêuticos da pessoa que perdeu as cordas vocais, em função do tratamento de câncer, através do canto coral; e o Projeto Tocando em Frente, grupo artístico oriundo do Projeto Cantarolar e envolve também as ações voltadas à Economia Criativa da Cultura e a Economia Solidária do Trabalho. Todas essas iniciativas comungam uma mesma visão e dentro do mesmo viés.

Através de rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas, o Projeto Manjericão contribui como um portal para aproximações criativas de linguagens e integração de ações. Em meio ao paradigma contemporâneo fundamentado na objetividade do pensamento analítico, a iniciativa traz como traço distintivo e inovador a inserção da linguagem em seu viés artístico e poético afetivo em consonância com a analítica racionalidade.

As atividades incluem o exercício da linguagem simples, mas profunda e acessível, nos processos terapêuticos, de inclusão e de socialização, partindo de uma visão de integração, diretriz e enfoque metodológico de viés inclusivo e agregador. O Projeto Manjericão traz seus aromas e sabores permeando iniciativas de distintos setores, aproximando distintas linguagens e integrando ações convergentes.

O coordenador do Projeto, Luiz Mesquita, analista cultural da Fundação Catarinense de Cultura, professor ministrante das Oficinas de Cultura e Linguagem, afirma que “essa iniciativa é uma mistura de sonho e realidade, de poesia na racionalidade.” De forma criativa, cooperativa e solidária, as atividades se voltam à Saúde Integral, à promoção de vínculos de pertencimento dentro de uma percepção de unidade na diversidade humana e de plenitude e integralidade em seu ser. Em súmula poética, trata-se de uma rede em construção na percepção de que ‘Eu Sou Nós Somos’ e de que ‘as estrelas brilham em constelação’ como a nos dizer ‘Juntos Brilhamos Mais Forte’! Com alegria e gratidão, sensibilidade e afeto no coração, o Projeto Manjericão segue ‘tocando em frente’ sua canção!








Parceiros da Fundação Catarinense no Projeto Manjericão:

Parceiro Manjericao 1Parceiro Manjericao 2

Espaço Oficinas no CIC recebe exposição sobre a Praia da Daniela

O Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 15 de março a 15 de abril a exposição "Coisas de Daniela". Na mostra, o aritsta Tibá apresenta obras feitas com material recolhido na Praia da Daniela, em…

Pré-seleção para novos alunos da Oficina de Gravura será realizada em março

A pré-seleção de novos alunos para a Oficina de Gravura oferecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) será realizada de 18 a 22 de março de 2024. As inscrições serão feitas diretamente no Atelier de Gravura (sala 09), no…

Espaço Oficinas ganha nova exposição de gravuras e lançamento de livro

O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 22 de dezembro, às 18h30, a abertura da exposição e o lançamento dos livros "Olhares Singulares" sobre as Cenas Urbanas. A visitação é gratuita e seguirá até…