O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural(SID/MinC) abrirá inscrições para os Editais dos Prêmios Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez, Culturas Ciganas 2010, Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, e Prêmio Arte e Cultura Inclusivas 2010- Edição Albertina Brasil - "Nada sobre Nós Sem Nós".
Os Editais deverão ser publicados no Diário Oficial União de sexta-feira, dia 16 de abril.
Os quatro prêmios, que têm como objetivo dar continuidade às ações do Ministério da Cultura, por meio da SID, para a promoção e proteção da diversidade cultural do país, somam um total de R$ 3.230.000,00 em investimentos, beneficiando 235 iniciativas dos quatro segmentos. As inscrições, para os quatro concursos, poderão ser feitas pelos Correios, por áudio ou vídeo, e pela internet pelo sítio www.cultura.gov.br/diversidade.
Dos quatro concursos, voltados para segmentos diferenciados da cultura brasileira, os Prêmios Cultura Hip Hop 2010 e Arte e Cultura Inclusivas 2010 estão sendo lançados pela primeira vez pela SID. O Edital Cultura Hip Hop premiará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). Esta edição presta uma homenagem póstuma ao rapper, compositor e líder do movimento, Preto Ghóez. O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e será realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania Cultural (SCC/MinC), o Instituto Empreender e a Ação Educativa. Visite o sítio do Prêmio Cultura Hip Hop em www.premiohiphop.org.br .
O Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2010, que homenageia a professora e humanista Albertina Brasil, contemplará iniciativas culturais realizadas por pessoas com deficiência ou por grupos artísticos que tenham, em sua composição, pelo menos uma pessoa com deficiência. Serão premiadas também iniciativas de pessoas com ou sem deficiência que desenvolvam produtos, ações ou espaços culturais com acessibilidade. Serão 30 iniciativas, contempladas com o valor de R$ 12.500,00 para cada uma, distribuídas nas categorias de teatro, dança, música, literatura, artes visuais e outras formas de expressão artística.
O Edital conta com a parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Presidência da República (PR), por meio da Secretaria Especial dos Diretos Humanos (SEDH) e da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, e tem recursos da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas e contribuam para a continuidade e manutenção das identidades dos diferentes clãs e povos presentes no Brasil. Cada iniciativa premiada receberá o valor de R$ 10 mil.
O Edital Culturas Ciganas 2010 será realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); com a Presidência da República, por meio da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial (SEPPIR) e da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH); e com a Pastoral dos Nômades do Brasil.
O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 está em sua segunda edição e renderá homenagem a cantora e compositora Inezita Barroso. O concurso premiará iniciativas culturais apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. Serão premiadas também iniciativas de pessoas não idosas que desenvolvam ações e produtos culturais destinados a esse público alvo. Serão 40 iniciativas contempladas com o valor de R$ 20.000,00 para cada uma, nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística.
O Edital será realizado pela SID e pelo Instituto Empreender, com recursos da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Mais informações e/ou esclarecimentos podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 2024-2379.
A Orquestra Filarmonia Santa Catarina dá continuidade à Temporada 2010 com o Programa II "Música Intensa", no dia 21 de abril, quarta-feira, às 21h, no Teatro álvaro de Carvalho. No programa, peças de Johann Sebastian Bach e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Regência do Maestro Gustavo Lange Fontes. Solistas de violino: João Eduardo Titton e Luiz Fernando São Thiago.
Programa II "Música Intensa"
Johann Sebastian Bach (1685-1750)Concerto Brandenburguês nº3
I
II - Allegro
Concerto para Dois Violinos e Orquestra em ré menorI - Vivace
II -
III - Allegro
Intervalo
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)Serenata em Dó para Cordas op.48I - Peça Em Forma de Sonatina
II - Valsa
III - Elegia
IV - Finale (Tema Russo)
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Serviço:
O que: Orquestra Filarmonia Santa Catarina - Programa II: Música Intensa
Quando: 21/04/10, quarta-feira, 21h
Onde: Teatro álvaro de Carvalho (Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro)
Quanto: R$20 e R$10 (meia) - ingressos à
Informações: www.orquestrafilarmonia.art.br e 3028-8070 (TAC)
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Sobre o Programa:
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
* Concerto Brandenburguês nº3
A maioria absoluta dos concertos foi escrita para um instrumento solista, alguns para dois (concertos duplos), e ainda mais raramente para três (concertos triplos). O concerto desta noite foi escrito para nada menos que nove instrumentos solistas: 3 violinos, 3 violas e 3 violoncelos. O contrabaixo e o cravo se juntam aos outros formando o chamado contínuo, grupo que, além de participar ao intrincado jogo contrapontístico, confere base harmônica e rítmica "continuamente" à música.
Assim, de grande interesse é que se atente ao modo
O Allegro inicial é baseado em espirituosas figuras rítmicas associáveis ao júbilo e à alegria, e, após um curtíssimo Adagio, constituído unicamente de uma singela e expressiva cadência frígia, ondas e avalanches de notas revelam-nos a exuberante e imperiosa força da natureza em um virtuosístico Allegro finale.
Johann Sebastian Bach (1685-1750), Concerto para Dois Violinos e Orquestra em ré menor
Neste concerto duplo, podemos observar de maneira mais aprofundada e sutil como os dois violinos solistas complementam-se, contrastam-se e imitam-se, e, por sua vez, relacionam-se com os "tutti" orquestrais (intervenções em que a orquestra assume a função principal). Não é fascinante que dois diferentes músicos e seus dois diferentes violinos nunca produzam exatamente a mesma música, ainda que executem de fato a mesma música?
No primeiro movimento observamos sobriedade e ordem com suas estruturas
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) Serenata em Dó para Cordas op.48
Este compositor russo tornou-se conhecido do grande público, sobretudo, por seus balés clássicos, como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, e seu 1º Concerto para Piano e Orquestra. Entretanto, sua música não é somente configurada por delicadas danças características e pela dramaticidade de inspiradas melodias, mas também por sua convincente estruturação formal e harmônica. Exemplo contundente disto dão-nos suas 3 últimas célebres sinfonias (4, 5 e 6 "Sinfonia Patética").
Esta noite, ouviremos sua Serenata para Cordas. As serenatas eram originalmente canções calmas ou "serenas", destinadas à execução à rua, ao cair da tarde, em honra da mulher amada. Todavia, com o passar dos tempos, o gênero foi assumindo diferentes conotações. No sentido em que o emprega Tchaikovsky, serenata é um gênero musical para formações instrumentais de médio porte, em vários movimentos, e situado musicalmente entre a complexidade de uma sinfonia e a simplicidade de um divertimento. Intensidade e estrutura, dança e leveza, tundra e onirismo, e, finalmente, pátria e apoteose, talvez estes substantivos definam, respectivamente, cada um de seus 4 movimentos.
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Gustavo Fontes iniciou seus estudos em contrabaixo no projeto para formação de músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Prosseguiu seus estudos sob a orientação dos professores Henrique Autran Dourado (USP, bacharelado), Christoph Schmidt (Frankfurt, Exame de Solista como bolsista da Fundação VITAE) e Veit-Peter Schüßler (Colônia, Exame de Orquestra). Sua experiência orquestral abrange passagens por diversas instituições no exterior, como as Orquestras Sinfônica da Rádio de Colônia, Filarmônica de Hamburgo, Filarmônica de Stuttgart, Sinfônica do Baixo-Reno (Solo) e Orquestra de Câmara de Hannover (Solo). No Brasil, participou da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Experimental de Repertório. Desde seus primeiros anos universitários o contrabaixista tem se dedicado à literatura solo para o contrabaixo, especialmente à divulgação e produção de música contemporânea. è atualmente Regente e Diretor Musical da Orquestra Filarmonia Santa Catarina.
Mestre pela University of Cincinnati (EUA), Titton atuou como spalla e solista em projetos da Orquestra de Câmara de Curitiba e da Camerata Florianóplis, bem como participou dos conjuntos Quarteto Brasilis, Quinteto de Cordas de Curitiba, Quarteto de Cordas UDESC e Duo Titton/Zamith. Atualmente é professor e coordenador do Departamento de Música do Centro de Artes, o Programa UDESC Musical e o projeto Orquestra UDESC.
Luiz Fernando São Thiago - Solista de violino
Natural de Florianópolis, iniciou seus estudos de música e violino na Escola de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde estudou com Luís Soler Realp. Graduou-se Bacharel em violino nesta mesma instituição, na classe do professor João Eduardo Titton.
Exerce intensa atividade como professor de violino no Estado, sendo responsável pela formação de diversos núcleos de ensino de instrumentos de cordas. Foi integrante de várias orquestras e conjuntos de câmara
é um dos Diretores e Fundadores da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, onde atualmente ocupa o cargo de spalla dos segundos violinos.
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Peça "As Três Irmãs" volta aos palcos da capital. O espetáculo discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram com o pai, general militar, há onze anos.
O espetáculo aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do clown.
Serviço:
Espetáculo: "As Três Irmãs" da Traço Cia de Teatro
Quando: 16,17,18 e 23, 24 e 25 de abril
Onde: Teatro da Ufsc - Igrejinha
Horário: 20h
Ingresso: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50(meia)
20% de Desconto para assinantes Clube DC
50% de Desconto Classe Artística
O segundo encontro de 2010 do projeto Cinema, Chá & Cultura ocorrerá no dia 16 de abril (sexta-feira), às 19h, com a exibição de Nunca te amei (Mike Figgis, 1994, 97 min.). Este não é um título apropriado para traduzir o original, The Browning Version, segunda versão para o cinema da peça homônima de Terence Rattigan, que já foi levada ao cinema em 1951 (versão que foi exibida no Cinema, Chá e Cultura em 2008). Trata-se, aparentemente, de uma história cotidiana, na qual o protagonista Crocker-Harris (Albert Finney) é um rígido professor de grego e latim, que está se afastando da escola onde leciona. No entanto, peça e filme são também uma sofisticada releitura da mais famosa obra de ésquilo, Agamêmnon, aqui transposta para o século XX e lidando com a interface entre o dramático e o trágico.
O comentário à peça de Rattigan e ao filme será feito por Maria Cecília de Miranda N. Coelho, graduada em Matemática e em Filosofia pela UnB,, mestre em Filosofia pela USP e doutora em Letras Clássicas pela USP, com estágio de doutoramento na Brown University. Ela foi Professora de Filosofia na UDESC, onde criou o Projeto Filocinema, e na PUCSP-COGEAE, no Curso Grego Antigo on-line. Atualmente faz pós-doutorado no Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE-FAFICH/UFMG, com a pesquisa A produção de emoções e os esquemas retóricos no teatro grego antigo e no cinema.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.
O segundo encontro de 2010 do projeto Cinema, Chá & Cultura ocorrerá no dia 16 de abril (sexta-feira), às 19h, com a exibição de Nunca te amei (Mike Figgis, 1994, 97 min.). Este não é um título apropriado para traduzir o original, The Browning Version, segunda versão para o cinema da peça homônima de Terence Rattigan, que já foi levada ao cinema em 1951 (versão que foi exibida no Cinema, Chá e Cultura em 2008).
Trata-se, aparentemente, de uma história cotidiana, na qual o protagonista Crocker-Harris (Albert Finney) é um rígido professor de grego e latim, que está se afastando da escola onde leciona. No entanto, peça e filme são também uma sofisticada releitura da mais famosa obra de ésquilo, Agamêmnon, aqui transposta para o século XX e lidando com a interface entre o dramático e o trágico.
O comentário à peça de Rattigan e ao filme será feito por Maria Cecília de Miranda N. Coelho, graduada em Matemática e em Filosofia pela UnB,, mestre em Filosofia pela USP e doutora em Letras Clássicas pela USP, com estágio de doutoramento na Brown University. Ela foi Professora de Filosofia na UDESC, onde criou o Projeto Filocinema, e na PUCSP-COGEAE, no Curso Grego Antigo on-line. Atualmente faz pós-doutorado no Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE-FAFICH/UFMG, com a pesquisa A produção de emoções e os esquemas retóricos no teatro grego antigo e no cinema.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.