Para comemorar a passagem do Natal que se aproxima a Escola Básica Francisco Celso Mafra, em parceria com o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, realiza sua Festa de Natal. O evento tem como objetivo promover a confraternização entre alunos, professores e comunidade e visa à comemoração pelo encerramento das atividades do ano letivo de 2012.
A Festa de Natal contará com a participação do Coral da Escola municipal Anita Garibaldi, de Camboriú, apresentações artísticas da Escola Básica Francisco Celso Mafra, Jogos Temáticos do SESC e a chegada do Papai Noel no carro Corpo de Bombeiros, com entrega de presentes. A realização do evento tem parceria da Fundação Genésio Miranda Lins, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Coordenadoria Regional de Itaipava, Corpo de Bombeiros de Itajaí, SESC e Viacredi.
Serviço:
O quê: Festa de Natal
Quando: 10/12/2012, a partir das 19h
Onde: Museu Etno Arqueológico de itajaí, Av. Itaipava, 3901 – Itaipava
Informações: Darlan Cordeiro / Museu Etno-Arqueológico de Itajaí
O Sistema Municipal de Museus de Joinville (SMM-Jlle), sistema setorial vinculado ao Sistema Municipal de Cultural, foi instituído no último dia 22 de novembro, pelo Decreto nº19.798, assinado pelo prefeito Carlito Merss. Este Sistema tem por objetivo promover a interação entre os museus, instituições e profissionais ligados ao setor de museus, garantir a gestão integrada e o desenvolvimento das instituições, formular uma Política Municipal de Museus, implementar o Cadastro Municipal de Museus, dentre outras atribuições. A aprovação do Sistema chega no mesmo momento da entrega de duas obras importantes para o patrimônio cultural da cidade, a Casa Enxaimel do Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Reserva Técnica do Museu de Arte de Joinville.
Antes da aprovação, a minuta do Decreto que regulamenta o Sistema, foi apresentado aos técnicos dos museus e espaços de memória da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e profissionais de outras instituições museológicas durante o Fórum Setorial de Museus e Espaços de Memória, realizado no dia 15 de outubro. Nesta reunião pública, o documento teve algumas alterações conforme as prioridades do setor e atribuições das instituições privadas e públicas da cidade.
O sistema que está sendo implementado em Joinville é o quarto Sistema Municipal de Museus oficialmente criado no país. Os municípios que já possuem o Sistema de Museus são Ouro Preto (MG), Pelotas (RS) e Santa Maria (RS). A criação do Sistema contou com o apoio dos representantes do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC). Para o gerente de Patrimônio Cultural, da Fundação Cultural de Joinville, Diego Finder Machado, o SMM será importante para estimular a cooperação entre as instituições públicas e privadas, contribuindo para a troca de experiências e a implantação de políticas de preservação. "A princípio, o Conselho Gestor do Sistema terá duas tarefas importantes para os museus e espaços de memória de Joinville: a construção de um planejamento para a área museológica da cidade e o Cadastro Municipal de Museus, que vai auxiliar na construção de um diagnóstico sobre as instituições do município", conclui o gerente Diego Machado.
O Sistema Municipal de Museus é uma rede organizada de instituições museológicas, baseada na adesão voluntária, que visa à coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus. Este Sistema possui vínculo com o Sistema Municipal de Cultura (SMC-Jlle), nos termos do artigo 9º da Lei Municipal nº 6.705, de 11 de junho de 2010, e em conformidade com a Lei Federal nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que instituiu o Estatuto de Museus. As instâncias do Sistema são o Fórum Setorial de Museus e Espaços de Memória, o Conselho Gestor e a Coordenação.
O Conselho Gestor do SMM será instância permanente de caráter normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador; sendo formado por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, ao total 14 (quatorze) membros. A composição terá a participação de 04 (quatro) representantes dos quadros de carreira de instituições museológicas públicas de Joinville; 04 membros dos quadros das instituições privadas ou mistas que atuam no setor; 01 (um) representante da sociedade civil do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-Jlle); 01 (um) representante da sociedade civil da Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município de Joinville (COMPHAAN); 01 (um) representante da sociedade civil do Conselho da Cidade; 01 (um) membro da Fundação Cultural de Joinville, 01 (um) membro da Secretaria de Educação, e 01( um) membro da Fundação Turística de Joinville.
Poderão se candidatar ao Conselho Gestor representantes de instituições que formalizarem adesão ao Sistema Municipal de Museus e que tenham no mínimo dois anos de atuação comprovada. A eleição do Conselho deverá ser realizada no próximo Fórum Setorial de Museus e Espaços de Memória, no ano de 2013. Após a composição do Conselho Gestor, serão eleitos entre os representantes, os membros que formarão a Coordenação do SMM, sendo um representantes de instituição pública, instituição privada ou mista, e representante da Fundação Cultural de Joinville.
No último dia 5 de dezembro, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria o Vale-Cultura foi aprovado em votação simbólica no Senado. Essa votação ocorreu menos de 15 dias depois de o projeto ter sido aprovado também na Câmara.
A ministra Marta Suplicy, que tem se empenhado na aprovação do Vale-Cultura como uma das prioridades do ministério, comemorou a rapidez da tramitação no Senado. Para ela, “o Vale-Cultura é o grande divisor de águas da política cultural brasileira”.
O Vale é um benefício de R$ 50 mensais para o trabalhador que tenha seus direitos regidos pela CLT e que ganhe até cinco salários mínimos. A estimativa é que ele beneficie 17 milhões de trabalhadores, aproximadamente. “Através da instituição deste importante benefício, o trabalhador passará a ter acesso e escolha aos bens culturais produzidos em todo o país. Na outra ponta, teremos o incentivo e estímulo à produção cultural e à criatividade dos artistas brasileiros.”, ressaltou a ministra.
Marta tem feito constantes referências à importância do Vale que agora segue para sanção presidencial: “Isso tudo representa muito. Trata-se de mais uma grande virada positiva do Governo Dilma. Mais um gol da Cultura como instrumento e estímulo ao crescimento da economia e de união de todos em torno da evolução cultural de nosso povo.”
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Fonte: Thiago Esperandio/ Minc RR/SP
O filme mostra a mudança na rotina de trabalho do executivo Paulo e sua secretária Clara depois que ele encontra um gato morto em cima da mesa de seu escritório. O animal passa a estimular comportamentos inusitados em ambos, trazendo à tona seus desejos mais obscuros.
O roteiro de “O Gato”, adaptado pelo próprio autor do conto, foi selecionado no ano passado para a Iª OFICINA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL oferecida gratuitamente pelo Funcine e pela produtora Novelo Filmes, em parceria com a Fundação BADESC, com a tutoria e auxílio dos profissionais da Novelo Filmes.
Em “O Gato”, além de Christiano Scheiner como roteirista e Juliana Bassetti na direção, Neca Gamarra compunha a equipe e trabalhou como produtora. Na segunda fase da oficina, “O Gato” venceu um processo seletivo no formato pitching organizado pela Novelo Filmes e foi escolhido para ser rodado com apoio do Funcine, da produtora de áudio Onda Sonora e da Cinesuport locadora de equipamentos para cinema.
O Gato
Direção de Juliana Bassetti | Brasil | 12' | 2012 | Suspense | 12 anos.
Com Gilca Rigotti, André Francisco, Afonso Nilson de Souza
Ficha Técnica:
Direção: Juliana Bassetti
Roteiro: Christiano De Almeida Scheiner
Assistência de Direção: Cíntia Domit Bittar
Produção Executiva: Carol Gesser
Direção de Produção: Carol Gesser
Assistência de Produção: Neca Gamarra
Assistência de Produção: Lucas Tesser de Lima e Jacques Bassetti
Assistência de Produção: Christiano de Almeida Scheiner
Scriptdoctor: Will Martins
Direção de Fotografia: Marcos Vinícius D'Elboux
Assistente de Câmera: Leandro Elsner
2º Assistente de Câmera: Felipe Queriquelli
Eletricista: Mauricio Ponce
Logger: Lucas Barros
Técnico de Som: Gustavo de Oliveira Souza
Microfonista: Bruno Furtado
Direção de Arte: Maria Augusta Vilalba Nunes
Maquiagem: Gabriela Jardim Aquino
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Finalização: Lucas de Barros
Edição de Som e Mixagem: Mateus Mira Bittencourt e Douglas Narcizo
Trilha musical original: Hedra Rockenbach
Produção de Alimentação: Dama Farina
Veterinária: Juliana Cardoso dos Santos
Desenvolvimento de Projeto: Christiano de Almeida Scheiner / Juliana Bassetti / Neca Gamarra
Entre os dias 5 e 14 de dezembro, a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós-Graduação em Literatura, promve a Mostra Eisenstein com o objetivo principal de estimular o olhar a escapar do lugar comum, descolar Eisenstein, e procurar outras proposições, outras imagens. O evento ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Trindade, em Florianópolis.
A Mostra complementa a disciplina Eisenstein Ensaísta, que está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC: a maioria dos trabalhos a serem apresentados será de alunos (mestrandos ou doutorandos) dessa disciplina. Cada trabalho pretende um deslocamento, e não terá, necessariamente, relação direta com o filme do dia, mas com aspectos de gestos de Eisenstein que podem ou não ter aparecido na tela.
Serão exibidos 10 filmes de Eisenstein - um longa por dia, mais dois curtas no primeiro dia, conforme programação abaixo. As seções terão início sempre às 18h30min. Trata-se de atividade acadêmica, pública, de extensão universitária: não há cobrança de ingressos, todos são bem-vindos.
No último dia, 14 de dezembro, sexta-feira, será exibido O velho e o novo, quarto longa de Eisenstein, de 1929, com trilha sonora feita ao vivo (e composta especialmente para o filme) pela Orquestra Eletroacústica da UFSC. A Mostra faz parte do projeto de extensão Punctum: Cinema e Pensamento, da revista Punctum (do Curso de Cinema da UFSC), com apoio do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas a Ações de Arte e Cultura (BEAC) 2012 da Secult/UFSC. A ideia central desse projeto é promover mostras (duas por ano) a partir de trabalhos de pesquisa que estejam de fato sendo desenvolvidos sobre cada assunto e que sejam apresentados durante cada mostra (opção que parece resistir melhor à tendência de queda no senso comum que cerca os debates soltos que costumeiramente aparecem, quando aparecem, após as projeções).
Sobre Eisenstein
Sergei Eisenstein (1898-1948) foi acima de tudo um espírito irrequieto e debochado. O senso comum e os estudos de cinema reservaram a ele o lugar de "cineasta genial", "teórico da montagem cinematográfica" ou (muito pior!) "propagandista da revolução soviética". Tal lugar não deixa de corresponder, obviamente, a uma parte importante de seus gestos, mas está longe de contemplar o que há de mais curioso e vibrante em tudo aquilo que ele escreveu, desenhou, filmou ou quis filmar.
Programação: sempre a partir das 18h30min
Quarta-feira (05/12): Filmes O Diário de Glumova (1923) / O Prado de Bejin (1937) / Que viva México! (1932)
Quinta-feira (06/12): Filme Ivan, o terrível, parte I (1944)
Sexta-feira (07/12): Filme Ivan, o terrível, parte II (1958)
Segunda-feira (10/12): Filme Alexandre Nevsky (1938) / Debate: Notas sobre Apuntes, com Valdir Olivo Jr.
Terça-feira (11/12): Filme A Greve (1924) / Debate Imagem-pensamento: possíveis diálogos entre Eisenstein e Flusser, com Josimar Ferreira / Debate Eisenstein traidor da dialética, com André Zacchi
Quarta-feira (12/12): Filme Outubro (1927) / Debate Corpos de Eisenstein, com Renata Santos / Debate O quadro como molécula da montagem, com Giovana Zimermann
Sexta-feira (14/12): Filme O velho e o novo (1929) - Orquestra Eletroacústica da UFSC / Debate em torno da trilha sonora apresentada, com Julian Brozozowski
Fonte: Informações da organização do evento