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20/10/2009 :: A Fundação Cultural Badesc e o Museu de Arte de Santa Catarina, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), lançaram quarta-feira (21), às 19 horas, o livro Melhores Poemas de Lindolf Bell, com seleção de Péricles Prade e publicação da editora Global. é a antologia mais completa do autor de "O Poema das Crianças Traídas", já que a edição de duas seleções anteriores foram realizadas em 1967 e 1968, ainda na fase inicial do poeta.

Durante a noite de autógrafos, houve exibição do documentário Palavra a Palavra, de Bhig Villas Bôas; e interpretação de poemas de Lindolf Bell (1938-1998) por Dennis Radünz com a participação de Flora Holderbaum ao violino.

Escritor, crítico literário e advogado, Péricles fez uma organização dos poemas segundo uma ordem cronológica para oferecer uma maior compreensão da trajetória de Bell. Nos textos de introdução, Péricles remete os leitores à síntese de uma fortuna crítica em torno da obra, numa longa relação de autores que inclui Claudio Willer, Donald Schüller, Lauro Junkes, Carlos Felipe Moisés e Carlos Drummond de Andrade.

Entre as citações selecionadas, é necessário registrar algumas. Antônio Carlos Villaça assinala que a poesia de Bell é profundamente amorosa, sensual, "mas de uma sensualidade que já passou do plano sensorial para o plano definitivo do amor". Ou como destaca álvaro Cardoso Gomes: "A poesia de Bell oferece um único e fecundo caminho: o da subversão da realidade pelo canto".

A antologia compreende desde "Os póstumos e as profecias", livro de estreia editado em São Paulo pela Massao Ohno, em 1962, e vai até o poema "Odes Ibéricas", publicado pelo caderno Anexo do jornal A Notícia, em junho de 1996, dois anos antes do falecimento de Bell. "Odes Ibéricas" é um dos poemas integrantes de "Anima mundi", seu último livro, cujos originais desapareceram misteriosamente.

No avaliação de Péricles, este livro derradeiro e inédito, seria o título mais importante da trajetória de Bell. Concluído em 1997, o criador da Catequese Poética chegou a ler os poemas de "Anima mundi" para Péricles, em Florianópolis.

A influência mais relevante de sua criação, pelo menos nas obras iniciais, é encontrada nos poetas bíblicos, segundo anota o autor da seleção editada pela Global. Mas perpassou também pelos alemães Rilke, Hölderlin, Novalis e Goethe e pelos portugueses Camões e Fernando Pessoa.

Quanto aos brasileiros leu Drummond, Bandeira, João Cabral e Jorge de Lima. E embora Bell jamais tenha dito algo a respeito, Péricles considera que o poeta nascido em Timbó tenha sido também influenciado por Walt Whitman, cuja referência pode ser pontuada pelo fascínio pela oratória, um certo culto de si mesmo, pela experiência rítmica e força verbal de sua poesia editada em 17 livros .

O QUê: Lançamento do livro Melhores Poemas Lindolf Bell, seleção de Péricles Prade. QUANDO: Dia 21 (quarta), às 19 horas. ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel: (48) 3224-8846. QUANTO: Entrada franca.

O LIVRO

Melhores Poemas de Lindolf Bell, seleção de Péricles Prade, editora Global, 260 páginas, R$ 20,00

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FIFO LIMA press

assessoria de imprensa

(48) 4141-2116, 9146-0251

foto: http://www.lindolfbell.com.br/

Alunos e músicos formados pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina fazem parte da Orquestra UNISUL, que inicia neste dia 30 de março, quarta-feira, o ciclo de apresentações Concertos nas Comunidades.

O primeiro concerto será realizado na Paróquia São João Batista do bairro Capoeiras, em Florianópolis, a partir das 20h. O evento faz parte da programação 2011 da Orquestra, que neste ano irá realizar concertos gratuitos em dez diferentes localidades da capital catarinense, entre os meses de março e dezembro.

Fundada em 2009, a orquestra tem como regente o maestro Patrick Cavalheiro, formado pelo curso de Música do CEART/UDESC. Também fazem parte do grupo as instrumentistas Tammy Soares, Karolyne Liesenberg e Izabela Köening, graduadas em habilitações do Bacharelado em Música do CEART.

A Orquestra Unisul conta com o patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e das empresas Tractebel Energia e Clemar Engenharia, além do apoio da Unisul, e o incentivo da Lei Rouanet. Fundada em 2009, tem como proposta difundir a música erudita através de atividades sociais e educativas, que proporcionem retorno cultural, aproximando a população deste universo desconhecido para muitos.

AGENDE-SE:

O que: Orquestra UNISUL

Quando:

30 março 2011 ? 20:00h
Paróquia São João Batista
Capoeiras

28 abril 2011 ? 20:00h
Paróquia Santíssima Trindade
Trindade

25 maio 2011 ? 20:00h
Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Coqueiros

09 junho 2011 ? 20:00h
Paróquia Santo Antônio
Centro

06 julho 2011 ? 20:00h
Igreja de São Francisco de Paula
Canajurê

03 agosto 2011 ? 20:00h
Paróquia Nossa Senhora da Lapa
Ribeirão da Ilha

08 setembro 2011 ? 20:00
Igreja São Francisco Xavier
Santo Antônio

19 outubro 2011 ? 20:00h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Estreito

03 novembro 2011 ? 20:00h
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Saco dos Limões

15 dezembro 2011 ? 20:00h
Santuário Nossa Senhora da Conceição
Lagoa da Conceição

Fonte: Assessoria de comunicação da FCC

A partir de 6 de outubro, o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), recebe a exposição Marinhas, arqueologia da morte, do fotógrafo português Orlando Azevedo. Na mostra, o público poderá observar imagens de achados e fósseis em transformação que Orlando transporta a seu ateliê há mais de 20 anos para fotografar.

As imagens foram feitas em câmeras de grande formato e com chapas de filme rígido, visando a um resultado técnico e estético de excelência. São conchas, ossos, objetos deteriorados pela ação do mar que viram arte nas mãos do fotógrafo que mora no Brasil desde 1963.

"Sou um ilhéu e sempre tive em minha memória e história o heróico grito de quebrar a pátina do contido. O barulho das ondas numa meteórica cavalaria de explosões e de vulcões em erupção", explica o fotógrafo. A mostra apresenta cerca de 30 imagens impressas em papel Canson de algodão com longa durabilidade. Toda a curadoria da mostra é realizada por seu autor, que integra às obras poemas de autores de sua preferência filosófica.

A exposição faz parte do 2º Festival de Fotografia Floripa na Foto que ocorrerá de 25 a 30 de outubro no Centro Histórico de Florianópolis.

Sobre o artista

Orlando Azevedo nasceu em 1949 na Ilha Terceira, em Açores, Portugal. é formado em Direito, mas dedica-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais e à criação autoral em seu estúdio na cidade de Curitiba (PR).

O fotógrafo tem suas obras em acervos de todo o mundo, como o Internacional Center of Photography (Nova York), Centre Georges Pompidou (Museu Francês de Fotografia/Paris), Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Fototeca de Cuba (Havana), entre outros. Tem oito livros publicados, participa de diversas exposições individuais e coletivas e colabora para inúmeras revistas no Brasil e exterior.

Serviço

O que: Marinhas, arqueologia da morte (de Orlando Azevedo)
Abertura: 6 de outubro, das 19h às 22h, na sala Martinho de Haro e Sala 4
Quando: de 7 de outubro a 15 de novembro
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 16h
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC

08/10/2009 - Por iniciativa do Fórum de Revitalização do Centro Histórico - composto por um grupo de entidades da qual a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) faz parte - Florianópolis agora faz parte do programa de recuperação de centros históricos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Os documentos para a efetivação da inscrição no PAC foram entregues por representantes da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável ao IPHAN nesta terça (07/10).

Os documentos para a efetivação da inscrição no PAC foram entregues por representantes da Prefeitura ao IPHAN nesta terça (07/10).

O montante de recursos a ser liberado para melhorias no centro da capital depende do detalhamento do projeto, a ser definido pelo IPHAN de acordo com as demandas existentes. O Fórum optou por inscrever no PAC a área central que compreende as regiões da Alfândega e do Terminal Cidade de Florianópolis (desativado) até a Avenida Hercílio Luz.

As principais necessidades desta área, segundo diagnóstico do Fórum de Revitalização, consistem em melhoria na pavimentação, despoluição visual (limpeza das ruas; adequação das placas e cartazes de acordo com os padrões aprovados pela Prefeitura), disponibilização de equipamentos públicos, melhoria do mobiliário urbano, cuidado com o meio ambiente e preservação do patrimônio histórico. O diagnóstico foi elaborado sob a coordenação do professor César Floriano, com alunos de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da CDL para formatação dos dados.

O Fórum de Revitalização do Centro Histórico conta com um grupo articulador composto pela Associação FloripAmanhã, CDL, Fundação Catarinense de Cultura, IPUF e IPHAN/SC. Também compõem o Fórum: AAPLuz, ACAP, ACIF, ADM. Mercado Público, ASBEA, Associação Teatro Gesto Cena II, Banco do Brasil, CELESC, Cinemateca Catarinense, FAPASC, FLORAM, Fundação CASAN (FUCAS), Fundação Franklin Casces, Gabinete PMF, Gov. do Estado, GRPU SC, IAB-SC, ICOM, IGEOF, Inst. De Pequisas Ecológicas, IPE- Instituto de Pesquisa Ecológica, IPUF/SEPHAN, Lojas Koerich, Mercado Público, MONATRAN, Mostra Cinema Infantil, OCA, Orth Produções, Palavra Comunicação, Patrimônio da União, PMF - IPUF Ger. De Projetos, PMF - Sec. Finanças e Planejamento, PMF - SUSP, Prodoctor, Projeto Aroeira, RIC RECORD, SANTUR, SEBRAE, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria. do Estado de Administração, SENAC Social, SETUR, Sindicato dos Arquitetos, SME/PMF, SOL - Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SUSP, TAC, Teatro Jabuti/Gesto, UDESC, UFSC.

Conheça alguns pontos do diagnóstico do centro histórico que vai servir de base para as melhorias com recursos do PAC:

Renovação paisagística:

- mobiliário urbano: bancos, lixeiras, mesas, cadeiras, guarda sol;

- iluminação;

- pavimentação garantindo a acessibilidade;

- obras de arte;

- esculturas;

- programação visual e marco referencial.

Uso do solo:

- Lei de incentivo fiscal para o setor hoteleiro, albergues, pousadas, residenciais estudantis e ateliê de artistas;

- Lei de incentivo para inserção de serviços culturais como livrarias, escolas de arte, galerias de arte, sebos e vendas de artesanato;

- Incentivar a inserção de bares e restaurantes noturnos.

Zoneamento da área:

- Setor cultural da Vitor Meireles com transformação em atividades culturais e comércio cultural;

- Setor comercial e especial Rua Tiradentes e João Pinto (feira livre);

- Setor de lazer Rua Antônio Luz (restaurantes, cafés, casas noturnas com ocupação do passeio público criando uma dinâmica no local);

- Passeio das artes: Av. Hercílio Luz como passeio das artes (obras de arte públicas, feiras de culinária e atividades musicais);

- Mercado Novo: Direto do Campo; Camelôs; Mercado Popular e Rua 24 horas.

O ATECOR(Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Móveis), subordinado á Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, lançou o "Arte Sacra-Patrimônio Catarinense", a segunda parte do inventários de bens móveis sacros, cuja primeira edição foi lançada em 2009.

O trabalho está sendo distribuído para bibliotecas públicas, órgãos culturais, igrejas e autoridades estaduais e municipais.

Na primeira parte do trabalho foram catalogadas cinco igrejas e, nesta segunda parte constam esculturas de sete igrejas, entre elas a Catedral de Lages(foto).

O trabalho foi baseado nos locais reconhecidos como patrimônio cultural do estado de Santa Catarina e tem como objetivo a proteção, sobretudo pelo desgaste do tempo, roubo e tráfico ilícito

Cobiçados valorizados no mercado negro de colecionadores de obras de arte, os saques ao acervo de igrejas são comuns desde o século 19. Conforme informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, os registros mais antigos datam de 1838, na Igreja Matriz de Itaverava, e de 1889, na Matriz de Sabará e Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana. Grandes furtos nunca foram esclarecidos, como o ocorrido na Matriz do Pilar de Ouro Preto, na década de 70.

Os inventários de bens móveis e integrados são extremamente relevantes para garantir o conhecimento das peças existentes nas igrejas tombadas, aumentando a eficácia da fiscalização e dos dispositivos de segurança. Em caso de roubo ou deterioração dos obras, os registros pormenorizados de cada objeto auxilia nas buscas e apreensões daquelas desaparecidas, e também no trabalho de restauração das eventualmente danificadas.

O trabalho foi realizado de acordo com o termo de cooperação técnica firmada entre a FCC e IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), cuja ficha utilizada é a mesma criada para o Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados(INBMI/IPHAN).